Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71 |
Resumo: | O presente artigo trata do uso de tecnologias digitais na educação, entre os alunos da disciplina Representação Descritiva II, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, em especial a partir do compartilhamento de informações acadêmicas. Tem desse modo como princípio de investigação as seguintes perguntas: com que frequência você usa tecnologias digitais na sua vida acadêmica? Na sua opinião existem obstáculos para o uso dessas tecnologias? Como você vê a aplicação das tecnologias digitais como práticas metodológicas em sala de aula? O objetivo maior é verificar como os alunos percebem a aplicação das tecnologias digitais, a construção e uso do Blog, como prática metodológica em sala de aula. Está embasado em pesquisa descritiva, em que consiste na interpretação de informações obtidas na coleta de dados. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, com perguntas aberta e fechadas. Conclui que os alunos, em sua maioria, entendem que a aplicação das Tecnologias Digitais como prática metodológica são ferramentas que auxiliam no aprendizado envolvendo-os de forma mais participativa. |
id |
ABECIN-1_2b9555beace6f3b7aef874b4b2244bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/71 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aulaTecnologias Digitais na EducaçãoMetodologia de EnsinoBlog.O presente artigo trata do uso de tecnologias digitais na educação, entre os alunos da disciplina Representação Descritiva II, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, em especial a partir do compartilhamento de informações acadêmicas. Tem desse modo como princípio de investigação as seguintes perguntas: com que frequência você usa tecnologias digitais na sua vida acadêmica? Na sua opinião existem obstáculos para o uso dessas tecnologias? Como você vê a aplicação das tecnologias digitais como práticas metodológicas em sala de aula? O objetivo maior é verificar como os alunos percebem a aplicação das tecnologias digitais, a construção e uso do Blog, como prática metodológica em sala de aula. Está embasado em pesquisa descritiva, em que consiste na interpretação de informações obtidas na coleta de dados. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, com perguntas aberta e fechadas. Conclui que os alunos, em sua maioria, entendem que a aplicação das Tecnologias Digitais como prática metodológica são ferramentas que auxiliam no aprendizado envolvendo-os de forma mais participativa.ABECIN2018-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-1542358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71/pdfPecegueiro, Cláudia Maria Pinto de AbreuTeixeira, Cenidalva Miranda de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:30:32Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/71Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:30:32Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula |
title |
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula |
spellingShingle |
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu Tecnologias Digitais na Educação Metodologia de Ensino Blog. |
title_short |
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula |
title_full |
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula |
title_fullStr |
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula |
title_sort |
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula |
author |
Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu |
author_facet |
Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pecegueiro, Cláudia Maria Pinto de Abreu Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais na Educação Metodologia de Ensino Blog. |
topic |
Tecnologias Digitais na Educação Metodologia de Ensino Blog. |
description |
O presente artigo trata do uso de tecnologias digitais na educação, entre os alunos da disciplina Representação Descritiva II, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, em especial a partir do compartilhamento de informações acadêmicas. Tem desse modo como princípio de investigação as seguintes perguntas: com que frequência você usa tecnologias digitais na sua vida acadêmica? Na sua opinião existem obstáculos para o uso dessas tecnologias? Como você vê a aplicação das tecnologias digitais como práticas metodológicas em sala de aula? O objetivo maior é verificar como os alunos percebem a aplicação das tecnologias digitais, a construção e uso do Blog, como prática metodológica em sala de aula. Está embasado em pesquisa descritiva, em que consiste na interpretação de informações obtidas na coleta de dados. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, com perguntas aberta e fechadas. Conclui que os alunos, em sua maioria, entendem que a aplicação das Tecnologias Digitais como prática metodológica são ferramentas que auxiliam no aprendizado envolvendo-os de forma mais participativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 4 (2017): Número Especial - Interlocuções e novas perspectivas na Educação em Ciência da Informação; 146-154 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325206875373568 |