Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/137 |
Resumo: | Este estudo aborda a possibilidade do uso de práticas de gestão do conhecimento, que em conjunto com as tecnologias de informação e comunicação, podem promover melhorias no desenvolvimento de projetos em Educação a Distância (EaD). A pesquisa teve como objetivo conhecer as concepções e práticas de gestão do conhecimento de coordenadores e professores de cursos de graduação que atuam na modalidade de Educação a Distância, buscando identificar habilidades e competências diretivas orientadas para métodos de gestão do conhecimento, além de investigar como acontece a participação destes profissionais envolvidos no compartilhamento de informações em ambientes EaD. O estudo proposto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e coordenadores de curso que atuam na modalidade a distância em uma instituição de Ensino Superior de abrangência nacional. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer de forma mais ampla as concepções acerca da gestão do conhecimento na Educação a Distância e constatar a prática de processos voltados ao compartilhamento do conhecimento na rotina dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. No contexto de valorização da informação e do conhecimento, espera-se que a gestão do conhecimento possa atuar nos sistemas de educação a distância, visando contribuições efetivas nesse campo em expansão na sociedade contemporânea. |
id |
ABECIN-1_36da0d8b36b40b15c42237dbb0bf7a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/137 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distânciaGestão do ConhecimentoEducação a DistânciaTecnologias de Informação e ComunicaçãoEste estudo aborda a possibilidade do uso de práticas de gestão do conhecimento, que em conjunto com as tecnologias de informação e comunicação, podem promover melhorias no desenvolvimento de projetos em Educação a Distância (EaD). A pesquisa teve como objetivo conhecer as concepções e práticas de gestão do conhecimento de coordenadores e professores de cursos de graduação que atuam na modalidade de Educação a Distância, buscando identificar habilidades e competências diretivas orientadas para métodos de gestão do conhecimento, além de investigar como acontece a participação destes profissionais envolvidos no compartilhamento de informações em ambientes EaD. O estudo proposto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e coordenadores de curso que atuam na modalidade a distância em uma instituição de Ensino Superior de abrangência nacional. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer de forma mais ampla as concepções acerca da gestão do conhecimento na Educação a Distância e constatar a prática de processos voltados ao compartilhamento do conhecimento na rotina dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. No contexto de valorização da informação e do conhecimento, espera-se que a gestão do conhecimento possa atuar nos sistemas de educação a distância, visando contribuições efetivas nesse campo em expansão na sociedade contemporânea.ABECIN2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/137Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 3-16Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 3-16Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 3-162358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/137/pdf_1Cruz, Dalila Gimenes daMolina, Letícia Gorriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T22:01:53Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/137Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T22:01:53Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância |
title |
Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância |
spellingShingle |
Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância Cruz, Dalila Gimenes da Gestão do Conhecimento Educação a Distância Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_short |
Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância |
title_full |
Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância |
title_fullStr |
Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância |
title_sort |
Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância |
author |
Cruz, Dalila Gimenes da |
author_facet |
Cruz, Dalila Gimenes da Molina, Letícia Gorri |
author_role |
author |
author2 |
Molina, Letícia Gorri |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Dalila Gimenes da Molina, Letícia Gorri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Educação a Distância Tecnologias de Informação e Comunicação |
topic |
Gestão do Conhecimento Educação a Distância Tecnologias de Informação e Comunicação |
description |
Este estudo aborda a possibilidade do uso de práticas de gestão do conhecimento, que em conjunto com as tecnologias de informação e comunicação, podem promover melhorias no desenvolvimento de projetos em Educação a Distância (EaD). A pesquisa teve como objetivo conhecer as concepções e práticas de gestão do conhecimento de coordenadores e professores de cursos de graduação que atuam na modalidade de Educação a Distância, buscando identificar habilidades e competências diretivas orientadas para métodos de gestão do conhecimento, além de investigar como acontece a participação destes profissionais envolvidos no compartilhamento de informações em ambientes EaD. O estudo proposto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e coordenadores de curso que atuam na modalidade a distância em uma instituição de Ensino Superior de abrangência nacional. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer de forma mais ampla as concepções acerca da gestão do conhecimento na Educação a Distância e constatar a prática de processos voltados ao compartilhamento do conhecimento na rotina dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. No contexto de valorização da informação e do conhecimento, espera-se que a gestão do conhecimento possa atuar nos sistemas de educação a distância, visando contribuições efetivas nesse campo em expansão na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/137 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/137/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 3-16 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 3-16 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 6 (2019): Número Especial - 20 Anos do Ensino de Graduação em Gestão da Informação no Brasil; 3-16 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325207442653184 |