Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rogério
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112
Resumo: Partimos do pressuposto de que em grande parte a civilização se diferencia e se caracteriza pelo modo como se acumula e transmite a informação. Nessa condição, a tecnologia da informação passa a ser elemento chave para se compreender a concepção de mundo que se encontra presente no armazenamento, na transmissão, no acesso e isso inclui também as condições necessárias para a segurança e o uso da mesma. Assim, o nosso objetivo é analisar como, na interface das tecnologias de informação com o campo dos processos formativos dos sujeitos, produz-se outras representações de mundo e sociedade. A partir dessa perspectiva, o objetivo desse artigo é compreender a interface entre as tecnologias de informação e o processo formativo, numa perspectiva crítica para além do uso instrumental dos diversos tipos de mídia. A metodologia utilizada se refere a Teoria Crítica, no sentido de apropriação do conceito de tecnologias de informação como a expressão política do sujeito na representação do real. Os resultados indicam que em nossa modernidade ocorre uma banalização no uso das tecnologias de informação numa concepção reducionista em compreendê-la primordialmente como instrumento de máquina e não como elemento da cultura. Concluímos que as transformações no campo das tecnologias de informação deveriam passar pela crítica no sentido de reconhecer que temos toda uma semiótica que nos conduz no pensamento e, principalmente, na apropriação de determinada representação de mundo.
id ABECIN-1_6794b176e4acee9893531acce0a67319
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/112
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalhoEducaçãoTecnologias de InformaçãoProcessos FormativosEnsino de Ciências.Partimos do pressuposto de que em grande parte a civilização se diferencia e se caracteriza pelo modo como se acumula e transmite a informação. Nessa condição, a tecnologia da informação passa a ser elemento chave para se compreender a concepção de mundo que se encontra presente no armazenamento, na transmissão, no acesso e isso inclui também as condições necessárias para a segurança e o uso da mesma. Assim, o nosso objetivo é analisar como, na interface das tecnologias de informação com o campo dos processos formativos dos sujeitos, produz-se outras representações de mundo e sociedade. A partir dessa perspectiva, o objetivo desse artigo é compreender a interface entre as tecnologias de informação e o processo formativo, numa perspectiva crítica para além do uso instrumental dos diversos tipos de mídia. A metodologia utilizada se refere a Teoria Crítica, no sentido de apropriação do conceito de tecnologias de informação como a expressão política do sujeito na representação do real. Os resultados indicam que em nossa modernidade ocorre uma banalização no uso das tecnologias de informação numa concepção reducionista em compreendê-la primordialmente como instrumento de máquina e não como elemento da cultura. Concluímos que as transformações no campo das tecnologias de informação deveriam passar pela crítica no sentido de reconhecer que temos toda uma semiótica que nos conduz no pensamento e, principalmente, na apropriação de determinada representação de mundo.ABECIN2018-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 63-75Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 63-75Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 63-752358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112/pdfRodrigues, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:42:10Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/112Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:42:10Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho
title Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho
spellingShingle Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho
Rodrigues, Rogério
Educação
Tecnologias de Informação
Processos Formativos
Ensino de Ciências.
title_short Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho
title_full Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho
title_fullStr Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho
title_full_unstemmed Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho
title_sort Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho
author Rodrigues, Rogério
author_facet Rodrigues, Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologias de Informação
Processos Formativos
Ensino de Ciências.
topic Educação
Tecnologias de Informação
Processos Formativos
Ensino de Ciências.
description Partimos do pressuposto de que em grande parte a civilização se diferencia e se caracteriza pelo modo como se acumula e transmite a informação. Nessa condição, a tecnologia da informação passa a ser elemento chave para se compreender a concepção de mundo que se encontra presente no armazenamento, na transmissão, no acesso e isso inclui também as condições necessárias para a segurança e o uso da mesma. Assim, o nosso objetivo é analisar como, na interface das tecnologias de informação com o campo dos processos formativos dos sujeitos, produz-se outras representações de mundo e sociedade. A partir dessa perspectiva, o objetivo desse artigo é compreender a interface entre as tecnologias de informação e o processo formativo, numa perspectiva crítica para além do uso instrumental dos diversos tipos de mídia. A metodologia utilizada se refere a Teoria Crítica, no sentido de apropriação do conceito de tecnologias de informação como a expressão política do sujeito na representação do real. Os resultados indicam que em nossa modernidade ocorre uma banalização no uso das tecnologias de informação numa concepção reducionista em compreendê-la primordialmente como instrumento de máquina e não como elemento da cultura. Concluímos que as transformações no campo das tecnologias de informação deveriam passar pela crítica no sentido de reconhecer que temos toda uma semiótica que nos conduz no pensamento e, principalmente, na apropriação de determinada representação de mundo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 63-75
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 63-75
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 63-75
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207340941312