Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112 |
Resumo: | Partimos do pressuposto de que em grande parte a civilização se diferencia e se caracteriza pelo modo como se acumula e transmite a informação. Nessa condição, a tecnologia da informação passa a ser elemento chave para se compreender a concepção de mundo que se encontra presente no armazenamento, na transmissão, no acesso e isso inclui também as condições necessárias para a segurança e o uso da mesma. Assim, o nosso objetivo é analisar como, na interface das tecnologias de informação com o campo dos processos formativos dos sujeitos, produz-se outras representações de mundo e sociedade. A partir dessa perspectiva, o objetivo desse artigo é compreender a interface entre as tecnologias de informação e o processo formativo, numa perspectiva crítica para além do uso instrumental dos diversos tipos de mídia. A metodologia utilizada se refere a Teoria Crítica, no sentido de apropriação do conceito de tecnologias de informação como a expressão política do sujeito na representação do real. Os resultados indicam que em nossa modernidade ocorre uma banalização no uso das tecnologias de informação numa concepção reducionista em compreendê-la primordialmente como instrumento de máquina e não como elemento da cultura. Concluímos que as transformações no campo das tecnologias de informação deveriam passar pela crítica no sentido de reconhecer que temos toda uma semiótica que nos conduz no pensamento e, principalmente, na apropriação de determinada representação de mundo. |
id |
ABECIN-1_6794b176e4acee9893531acce0a67319 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/112 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalhoEducaçãoTecnologias de InformaçãoProcessos FormativosEnsino de Ciências.Partimos do pressuposto de que em grande parte a civilização se diferencia e se caracteriza pelo modo como se acumula e transmite a informação. Nessa condição, a tecnologia da informação passa a ser elemento chave para se compreender a concepção de mundo que se encontra presente no armazenamento, na transmissão, no acesso e isso inclui também as condições necessárias para a segurança e o uso da mesma. Assim, o nosso objetivo é analisar como, na interface das tecnologias de informação com o campo dos processos formativos dos sujeitos, produz-se outras representações de mundo e sociedade. A partir dessa perspectiva, o objetivo desse artigo é compreender a interface entre as tecnologias de informação e o processo formativo, numa perspectiva crítica para além do uso instrumental dos diversos tipos de mídia. A metodologia utilizada se refere a Teoria Crítica, no sentido de apropriação do conceito de tecnologias de informação como a expressão política do sujeito na representação do real. Os resultados indicam que em nossa modernidade ocorre uma banalização no uso das tecnologias de informação numa concepção reducionista em compreendê-la primordialmente como instrumento de máquina e não como elemento da cultura. Concluímos que as transformações no campo das tecnologias de informação deveriam passar pela crítica no sentido de reconhecer que temos toda uma semiótica que nos conduz no pensamento e, principalmente, na apropriação de determinada representação de mundo.ABECIN2018-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 63-75Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 63-75Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 63-752358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112/pdfRodrigues, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:42:10Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/112Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:42:10Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho |
title |
Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho |
spellingShingle |
Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho Rodrigues, Rogério Educação Tecnologias de Informação Processos Formativos Ensino de Ciências. |
title_short |
Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho |
title_full |
Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho |
title_fullStr |
Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho |
title_full_unstemmed |
Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho |
title_sort |
Educação pré Avatar: as tecnologias de informação e os processos formativos no campo da educação e do trabalho |
author |
Rodrigues, Rogério |
author_facet |
Rodrigues, Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologias de Informação Processos Formativos Ensino de Ciências. |
topic |
Educação Tecnologias de Informação Processos Formativos Ensino de Ciências. |
description |
Partimos do pressuposto de que em grande parte a civilização se diferencia e se caracteriza pelo modo como se acumula e transmite a informação. Nessa condição, a tecnologia da informação passa a ser elemento chave para se compreender a concepção de mundo que se encontra presente no armazenamento, na transmissão, no acesso e isso inclui também as condições necessárias para a segurança e o uso da mesma. Assim, o nosso objetivo é analisar como, na interface das tecnologias de informação com o campo dos processos formativos dos sujeitos, produz-se outras representações de mundo e sociedade. A partir dessa perspectiva, o objetivo desse artigo é compreender a interface entre as tecnologias de informação e o processo formativo, numa perspectiva crítica para além do uso instrumental dos diversos tipos de mídia. A metodologia utilizada se refere a Teoria Crítica, no sentido de apropriação do conceito de tecnologias de informação como a expressão política do sujeito na representação do real. Os resultados indicam que em nossa modernidade ocorre uma banalização no uso das tecnologias de informação numa concepção reducionista em compreendê-la primordialmente como instrumento de máquina e não como elemento da cultura. Concluímos que as transformações no campo das tecnologias de informação deveriam passar pela crítica no sentido de reconhecer que temos toda uma semiótica que nos conduz no pensamento e, principalmente, na apropriação de determinada representação de mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/112/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 63-75 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 63-75 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 63-75 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325207340941312 |