Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira dos Santos, Andrea
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade Batista Cavalcanti, Larissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/208
Resumo: Teachers and librarians are training agents for individuals literate in information in the education context and as such they need continued training to expand their pedagogical practices. The Federal University of Goiás offers the Specialization Course in Information Literacy: education for information in order to minimize the gap in the training of these professionals. The purpose of this research was to identify the expansion of the concept of information literacy as well as the expansion and improvement of the pedagogical and / or professional practices of the course participants. It was justified by seeking to understand how different types of professionals apply literacy in their professional practices after completing the course. It presents a theoretical foundation in information literacy through the re-reading of authors such as Gasque e Campello, which dedicated to research in this area of ​​knowledge. To this end, the research was carried out based on documentary analysis of the course and the application of a questionnaire to graduating students. Thus, the results indicate that there was an expansion in the pedagogical practices of the vast majority of participants, mainly with regard to research practices. Which allows us to conclude that the course is a promising proposal for the training of professionals, especially in the area of ​​education, with informational skills that make them capable of training literate individuals.
id ABECIN-1_b2d1c34af7f105385ce508282357cf5c
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/208
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissionalLetramento informacionalFormação continuadaPrática profissionalTeachers and librarians are training agents for individuals literate in information in the education context and as such they need continued training to expand their pedagogical practices. The Federal University of Goiás offers the Specialization Course in Information Literacy: education for information in order to minimize the gap in the training of these professionals. The purpose of this research was to identify the expansion of the concept of information literacy as well as the expansion and improvement of the pedagogical and / or professional practices of the course participants. It was justified by seeking to understand how different types of professionals apply literacy in their professional practices after completing the course. It presents a theoretical foundation in information literacy through the re-reading of authors such as Gasque e Campello, which dedicated to research in this area of ​​knowledge. To this end, the research was carried out based on documentary analysis of the course and the application of a questionnaire to graduating students. Thus, the results indicate that there was an expansion in the pedagogical practices of the vast majority of participants, mainly with regard to research practices. Which allows us to conclude that the course is a promising proposal for the training of professionals, especially in the area of ​​education, with informational skills that make them capable of training literate individuals.Professores e bibliotecários são agentes formadores de indivíduos letrados em informação no contexto escolar e como tal carecem de formação continuada para a ampliação das suas práticas pedagógicas.  Nesse sentido, a Universidade Federal de Goiás oferta o curso de Especialização em Letramento Informacional: educação para informação a fim de minimizar a lacuna na formação desses profissionais. O propósito desta pesquisa consistiu em identificar a ampliação do conceito de letramento informacional bem como ampliação e melhoria das práticas pedagógicas e/ou profissionais dos participantes do curso. Justificou-se por buscar compreender como os diferentes tipos de profissionais aplicam o letramento nas suas práticas profissionais após a conclusão do curso. Apresenta fundamentação teórica em letramento informacional por meio da releitura de autores como Gasque e Campello, que se dedicam à pesquisa nessa área do conhecimento. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir de análise documental sobre o curso e aplicação de questionário aos alunos concluintes. Desse modo, os resultados indicam que houve ampliação nas práticas pedagógicas da grande maioria dos participantes, principalmente no que se refere a práticas de pesquisa. O que permite concluir que o curso é uma proposta promissora para a formação de profissionais, principalmente na área da educação, com competências informacionais que os tornam capazes de formar indivíduos letrados.ABECIN2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20810.24208/rebecin.v7i2.208Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 7 No. 2 (2020): REBECIN; 46-68Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 7 Núm. 2 (2020): REBECIN; 46-68Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2020): REBECIN; 46-682358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/208/208Pereira dos Santos, AndreaAndrade Batista Cavalcanti, Larissa info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-25T03:15:40Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/208Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-12-25T03:15:40Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional
title Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional
spellingShingle Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional
Pereira dos Santos, Andrea
Letramento informacional
Formação continuada
Prática profissional
title_short Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional
title_full Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional
title_fullStr Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional
title_full_unstemmed Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional
title_sort Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional
author Pereira dos Santos, Andrea
author_facet Pereira dos Santos, Andrea
Andrade Batista Cavalcanti, Larissa
author_role author
author2 Andrade Batista Cavalcanti, Larissa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira dos Santos, Andrea
Andrade Batista Cavalcanti, Larissa
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento informacional
Formação continuada
Prática profissional
topic Letramento informacional
Formação continuada
Prática profissional
description Teachers and librarians are training agents for individuals literate in information in the education context and as such they need continued training to expand their pedagogical practices. The Federal University of Goiás offers the Specialization Course in Information Literacy: education for information in order to minimize the gap in the training of these professionals. The purpose of this research was to identify the expansion of the concept of information literacy as well as the expansion and improvement of the pedagogical and / or professional practices of the course participants. It was justified by seeking to understand how different types of professionals apply literacy in their professional practices after completing the course. It presents a theoretical foundation in information literacy through the re-reading of authors such as Gasque e Campello, which dedicated to research in this area of ​​knowledge. To this end, the research was carried out based on documentary analysis of the course and the application of a questionnaire to graduating students. Thus, the results indicate that there was an expansion in the pedagogical practices of the vast majority of participants, mainly with regard to research practices. Which allows us to conclude that the course is a promising proposal for the training of professionals, especially in the area of ​​education, with informational skills that make them capable of training literate individuals.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/208
10.24208/rebecin.v7i2.208
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/208
identifier_str_mv 10.24208/rebecin.v7i2.208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/208/208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 7 No. 2 (2020): REBECIN; 46-68
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 7 Núm. 2 (2020): REBECIN; 46-68
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2020): REBECIN; 46-68
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207497179137