Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Leila Alves Medeiros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21279
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21279
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.
id UNB_e41d962e8eb54d7d951122fb00bdf880
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21279
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educaçãoLetramento informacionalFormação continuadaLetramento midiáticoCriatividade (Educação)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.A sociedade tem transitado por mudanças constantes em sua estrutura desde que passou a agir em sistema de rede conectado digitalmente. A transformação sistêmica (e não só tecnológica) alterou os processos organizacionais das esferas sociais e, claro, na área da educação isso não seria diferente. Esta investigação científica, portanto, objetivou desenvolver um curso de Letramento Informacional e Midiático (LIM) para formação continuada de professores atuantes na Educação Básica, que foi construído alicerçado nas abordagens de Design Thinking para Educadores e no Experience Learning. Os conteúdos foram desenvolvidos com estratégias do Movimento Maker e do aprender fazendo, com base em princípios e iniciativas inovadoras, criativas e disruptivas na educação, tais como o ensino híbrido (sala de aula invertida) e a gamificação. Esta pesquisa qualitativa utilizou, para tanto, o paradigma sistêmico, por meio da pesquisa-ação e de instrumentos, tais como entrevista semiestruturada em grupo, atividades-desafio, grupo de coaching e mentoria online, entre outros. O propósito foi apontar para a importância e para a eficiência do LIM na educação docente e seus efeitos em sala de aula, assim como objetivou abordar a educação inserida no contexto do século XXI, o qual exige certo letramento sobre os fluxos informacionais e midiáticos, sobre criatividade e inovação nas práticas sociais, econômicas e culturais na sociedade em rede. O Letramento Informacional e Midiático se mostrou como campo de estudos que se relaciona com o processo de aprendizagem, especialmente no que tange a questões fortemente atitudinais de melhoria nos processos informacionais nas mais variadas mídias e de subsequente transformação destes em conhecimentos necessários para agir nas tomadas de decisão. Nessa perspectiva, o LIM apresentou-se como fundamento basilar para os educadores modificarem o processo educacional tradicional para o modelo mais contemporâneo ao transpassarem com eficácia o caminho de transformação mandatória da sociedade em rede distribuída de informações, cuja trilha é cheia de esperanças, incertezas, perigos e opções, mas que implicam em novos processos de aprendizagem e de educação, a partir do uso intencional e consciente da informação e da mídia.Society has gone through constant changes in its structure since it started to act inside a digitally connected network. The systemic transformation (not only technological) has altered the organizational processes in the social field, and it is clear that the educational area could not be different from that. Thus, this scientific investigation aimed to develop an Information and Media Literacy course (LIM) for Primary Education teacher’s continuing training, in accordance to Design Thinking for Educators and in the Experience Learning approaches. The course contents were developed within the Maker movement and Hands on strategies, based on the innovative, creative and classroom-disruptive principles and initiatives in education, such as blended learning (flipped classroom) and gamification. For this purpose, this qualitative research used the systemic paradigm through action-research and instruments, such as group semi-structured interviews, challenge-activities, coaching groups and online mentoring, among others. The objective was to point out LIM importance and efficiency on the teacher’s education and its effects inside the classroom, as well as to approach the education inserted in the 21st century context, which requires a certain literacy on informational and media flows, creativity and innovation in the social, economic and cultural practices inside a networked society. The Information and Media Literacy has been shown as a study field that is intrinsically related to the learning process, especially in terms of strong attitudinal issues towards the improvement of informational processes in the most varied media and of further transformation into required knowledge in decision taking. From that point of view, LIM has been presented as a basic foundation for educators to change the traditional educational processes for a more contemporary model when they are able to efficiently surpass the route of mandatory transformation in the networked society, in which path is full of hope, uncertainties, hazards and options that implicate new learning and educational processes from the conscientious and intentional use of media and information.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoGasque, Kelley Cristine Gonçalves DiasRibeiro, Leila Alves Medeiros2016-08-19T17:37:37Z2016-08-19T17:37:37Z2016-08-192016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRIBEIRO, Leila Alves Medeiros. Curiouser Lab: uma experiência de letramento informacional e midiático na educação. 2016. 412 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21279http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21279A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T13:40:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/21279Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T13:40:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educação
title Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educação
spellingShingle Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educação
Ribeiro, Leila Alves Medeiros
Letramento informacional
Formação continuada
Letramento midiático
Criatividade (Educação)
title_short Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educação
title_full Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educação
title_fullStr Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educação
title_full_unstemmed Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educação
title_sort Curiouser lab : uma experiência de letramento informacional e midiático na educação
author Ribeiro, Leila Alves Medeiros
author_facet Ribeiro, Leila Alves Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Leila Alves Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento informacional
Formação continuada
Letramento midiático
Criatividade (Educação)
topic Letramento informacional
Formação continuada
Letramento midiático
Criatividade (Educação)
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-19T17:37:37Z
2016-08-19T17:37:37Z
2016-08-19
2016-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Leila Alves Medeiros. Curiouser Lab: uma experiência de letramento informacional e midiático na educação. 2016. 412 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21279
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21279
identifier_str_mv RIBEIRO, Leila Alves Medeiros. Curiouser Lab: uma experiência de letramento informacional e midiático na educação. 2016. 412 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21279
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508308193607680