Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/284 |
Resumo: | Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, denominada Landell, com base no modelo ADDIE de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, cujo objetivo é fomentar o uso de ambiente virtual de aprendizagem na educação básica. Foi elaborado um conjunto de orientações na forma de MOOC (Massive Open Online Course) para que professores da educação básica possam acessar os diferentes usos pedagógicos das ferramentas, os recursos disponíveis, as formas de configuração de espaços virtuais para aprendizagem e os exemplos de sequ- ências didáticas, visando oferecer subsídios para a incorporação da metodologia Blended Learning em atividades escolares. Foram produzidos diversos recursos audiovisuais e organizados e indicados vários objetos de aprendizagem e programas de uso educacional visando enriquecer e ampliar as possibilidades de ações educacionais utilizando a comunidade desenvolvida. |
id |
ABED-1_07378ea0b09f3130b57785c95a51da37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/284 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básicaEducational technology. Hybrid Learning. Teacher training. Virtual learning communityEste artigo apresenta o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, denominada Landell, com base no modelo ADDIE de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, cujo objetivo é fomentar o uso de ambiente virtual de aprendizagem na educação básica. Foi elaborado um conjunto de orientações na forma de MOOC (Massive Open Online Course) para que professores da educação básica possam acessar os diferentes usos pedagógicos das ferramentas, os recursos disponíveis, as formas de configuração de espaços virtuais para aprendizagem e os exemplos de sequ- ências didáticas, visando oferecer subsídios para a incorporação da metodologia Blended Learning em atividades escolares. Foram produzidos diversos recursos audiovisuais e organizados e indicados vários objetos de aprendizagem e programas de uso educacional visando enriquecer e ampliar as possibilidades de ações educacionais utilizando a comunidade desenvolvida.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/28410.17143/rbaad.v16i0.284Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/284/228https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/284/245Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Silva, Alexandre JoséXimenes Martins, Ronei2019-03-17T02:32:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/284Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:32:35Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica de Carvalho Silva, Alexandre José Educational technology. Hybrid Learning. Teacher training. Virtual learning community |
title_short |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title_full |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica |
title_sort |
Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica |
author |
de Carvalho Silva, Alexandre José |
author_facet |
de Carvalho Silva, Alexandre José Ximenes Martins, Ronei |
author_role |
author |
author2 |
Ximenes Martins, Ronei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho Silva, Alexandre José Ximenes Martins, Ronei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational technology. Hybrid Learning. Teacher training. Virtual learning community |
topic |
Educational technology. Hybrid Learning. Teacher training. Virtual learning community |
description |
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, denominada Landell, com base no modelo ADDIE de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, cujo objetivo é fomentar o uso de ambiente virtual de aprendizagem na educação básica. Foi elaborado um conjunto de orientações na forma de MOOC (Massive Open Online Course) para que professores da educação básica possam acessar os diferentes usos pedagógicos das ferramentas, os recursos disponíveis, as formas de configuração de espaços virtuais para aprendizagem e os exemplos de sequ- ências didáticas, visando oferecer subsídios para a incorporação da metodologia Blended Learning em atividades escolares. Foram produzidos diversos recursos audiovisuais e organizados e indicados vários objetos de aprendizagem e programas de uso educacional visando enriquecer e ampliar as possibilidades de ações educacionais utilizando a comunidade desenvolvida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/284 10.17143/rbaad.v16i0.284 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/284 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v16i0.284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/284/228 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/284/245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170909507584 |