Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre José de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4864
Resumo: Relatório Técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.
id UFLA_31def0ac84c31dece48d68b7638d3b2f
oai_identifier_str oai:localhost:1/4864
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação BásicaDevelopment of a virtual community for the insertion of the methodology blended learning in K-12Tecnologia educacionalEducação bimodalFormação de professorMaterial didáticoEducational technologyBimodal educationTeacher formationDidactic materialCNPQ_NÃO_INFORMADORelatório Técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.Formação de ProfessoresNo presente trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, com base no modelo TPACK, que oferece formação para que professores da educação básica incorporem a metodologia Blended Learning em suas atividades escolares. O trabalho foi organizado em duas dimensões. Na dimensão de pesquisa, foi realizada investigação de caráter descritivo-exploratório sobre o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA na educação básica presencial, incluindo análise documental e estudo comparativo. A análise documental se deu em publicações de 2009 até 2014, sendo utilizado o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico. Para o estudo comparativo, foram investigados AVAs disponíveis para instalação sem custo de aquisição, que apresentam código livre, oferecem versão em português e atualizações periódicas. Sendo aplicado na análise o modelo interacionista/construtivista sistêmico proposto por Schlemmer e Fagundes. O resultado da análise mostrou que o AVA Moodle como o mais indicado para ser usado na educação por apresentar mais recursos e compatibilidade nas três áreas pesquisadas, conforme o modelo adotado. Na dimensão de projeto de desenvolvimento, foi criada a comunidade denominada Comunidade Landell que oferece orientações para diferentes usos das ferramentas e recursos; formas de configuração de espaços virtuais para aprendizagem e exemplos de sequências didáticas para serem usados pelos professores da educação básica.In the present work, we present the development of a virtual learning community, based on the TPACK model, which offer formation in order for basic school teachers incorporate the blended-learning methodology in their school activities. The work was organized in two dimensions. In the research dimension, we performed an investigation of descriptive-exploratory character on the use of the Virtual Learning Environment (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA) on attendance k-12, including documental analysis and comparative study. The documental analysis was done with publications from 2009 to 2014, using the Capes periodical portal and Scholar Google. For the comparative study, we investigated the available AVAs for the installation without acquisition cost, which present free code, offer versions in Portuguese and periodic updates, being applied in the interactionist/constructivist systemic model proposed by Schlemmer and Fagundes. The result of the analysis showed that the AVA Moodle is the most indicated for usage in education for presenting more resources and compatibility in the three researched areas, according to the adopted model. In the development project, we created the community denominated Landell Community, which offers orientation for different uses of tools and resources: forms of configuring virtual spaces for learning and examples of didactic sequences to be used by the teachers in K-12.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDED - Departamento de EducaçãoUFLABRASILMartins, Ronei XimenesBarbosa, VanderleiCosta Junior, Hélio LemesSilva, Alexandre José de Carvalho2015-01-12T12:45:21Z2015-01-12T12:45:21Z2015-01-122014-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, A. J. de C. Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica. 2014. 135 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4864info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2015-01-12T12:45:21Zoai:localhost:1/4864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-01-12T12:45:21Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica
Development of a virtual community for the insertion of the methodology blended learning in K-12
title Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica
spellingShingle Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica
Silva, Alexandre José de Carvalho
Tecnologia educacional
Educação bimodal
Formação de professor
Material didático
Educational technology
Bimodal education
Teacher formation
Didactic material
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica
title_full Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica
title_fullStr Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica
title_sort Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica
author Silva, Alexandre José de Carvalho
author_facet Silva, Alexandre José de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ronei Ximenes
Barbosa, Vanderlei
Costa Junior, Hélio Lemes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre José de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação bimodal
Formação de professor
Material didático
Educational technology
Bimodal education
Teacher formation
Didactic material
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Tecnologia educacional
Educação bimodal
Formação de professor
Material didático
Educational technology
Bimodal education
Teacher formation
Didactic material
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Relatório Técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
2015-01-12T12:45:21Z
2015-01-12T12:45:21Z
2015-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, A. J. de C. Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica. 2014. 135 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4864
identifier_str_mv SILVA, A. J. de C. Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica. 2014. 135 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Departamento de Educação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Departamento de Educação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550047090737152