sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/285 |
Resumo: | Este artigo faz uma reflexão acerca da proposta do curso “sMOOC Passo a Passo” no âmbito do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data”, cujo objetivo geral foi apoiar e incentivar as iniciativas da oferta de cursos abertos massivos online (MOOC). O artigo se apresenta como estudo de caso na perspectiva descritiva e possui abordagem qualitativa, buscando analisar se “os MOOCs dão uma resposta às necessidades de formação ao longo da vida aos cidadãos no século XXI”. A pesquisa se alinha nas observações realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na plataforma ECO, em um período de 30 dias/75 horas por dois participantes do grupo da língua portuguesa. As evidências foram coletas pelas técnicas da observação participante e pesquisa documental. Das análises das evidências concluiu- -se que o modelo de sMOOC contribui para as necessidades de formação ao longo da vida aos cidadãos no século XXI. Porém, alertou- -se ser imperativo dispensar maior atenção à formação em rede de aprendizagem para obtenção de frequências mais altas de interações por meio do desenvolvimento de uma cultura participativa entre os participantes. |
id |
ABED-1_0b5d2b5ab52303e09d65f7ab0108103e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/285 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data”cursos abertos massivos onlineMOOCsMOOC.Este artigo faz uma reflexão acerca da proposta do curso “sMOOC Passo a Passo” no âmbito do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data”, cujo objetivo geral foi apoiar e incentivar as iniciativas da oferta de cursos abertos massivos online (MOOC). O artigo se apresenta como estudo de caso na perspectiva descritiva e possui abordagem qualitativa, buscando analisar se “os MOOCs dão uma resposta às necessidades de formação ao longo da vida aos cidadãos no século XXI”. A pesquisa se alinha nas observações realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na plataforma ECO, em um período de 30 dias/75 horas por dois participantes do grupo da língua portuguesa. As evidências foram coletas pelas técnicas da observação participante e pesquisa documental. Das análises das evidências concluiu- -se que o modelo de sMOOC contribui para as necessidades de formação ao longo da vida aos cidadãos no século XXI. Porém, alertou- -se ser imperativo dispensar maior atenção à formação em rede de aprendizagem para obtenção de frequências mais altas de interações por meio do desenvolvimento de uma cultura participativa entre os participantes.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/28510.17143/rbaad.v16i0.285Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/285/229https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/285/246Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaro, RosanaBaxto, Welinton2019-03-17T02:31:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/285Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:31:03Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data” |
title |
sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data” |
spellingShingle |
sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data” Amaro, Rosana cursos abertos massivos online MOOC sMOOC. |
title_short |
sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data” |
title_full |
sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data” |
title_fullStr |
sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data” |
title_full_unstemmed |
sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data” |
title_sort |
sMOOC: estudo de caso do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data” |
author |
Amaro, Rosana |
author_facet |
Amaro, Rosana Baxto, Welinton |
author_role |
author |
author2 |
Baxto, Welinton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Rosana Baxto, Welinton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cursos abertos massivos online MOOC sMOOC. |
topic |
cursos abertos massivos online MOOC sMOOC. |
description |
Este artigo faz uma reflexão acerca da proposta do curso “sMOOC Passo a Passo” no âmbito do Projeto ECO – “E-learning, Communication and Open Data”, cujo objetivo geral foi apoiar e incentivar as iniciativas da oferta de cursos abertos massivos online (MOOC). O artigo se apresenta como estudo de caso na perspectiva descritiva e possui abordagem qualitativa, buscando analisar se “os MOOCs dão uma resposta às necessidades de formação ao longo da vida aos cidadãos no século XXI”. A pesquisa se alinha nas observações realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na plataforma ECO, em um período de 30 dias/75 horas por dois participantes do grupo da língua portuguesa. As evidências foram coletas pelas técnicas da observação participante e pesquisa documental. Das análises das evidências concluiu- -se que o modelo de sMOOC contribui para as necessidades de formação ao longo da vida aos cidadãos no século XXI. Porém, alertou- -se ser imperativo dispensar maior atenção à formação em rede de aprendizagem para obtenção de frequências mais altas de interações por meio do desenvolvimento de uma cultura participativa entre os participantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/285 10.17143/rbaad.v16i0.285 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/285 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v16i0.285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/285/229 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/285/246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170911604736 |