BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos de Assis, Mario
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paulino Abranches, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575
Resumo: Information and Communication Technologies (ICT) open new possibilities for articulating theory and practice in workplace training for adults, through the combination of classroom and online teaching, with the pedagogical model of blended learning. This article reports the experience of XXXXX with the use of blended learning in workplace training. Challenges found, context and implementation strategy and current scenario of the implemented model are reported in the study. With a qualitative approach, of a descriptive nature through an experience report, the research is based on the theoretical framework of andragogy (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), of active teaching methodologies (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO; FIALA; ; JÚNIOR; PANISSON et al., 2019) and blended learning (GRAHAM, 2006; HORN; STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018). The study concludes that blended learning has been incorporated into the institution's organizational culture as it enables the student's active participation in the construction of knowledge, using ICT and learning tasks linked to the workplace.
id ABED-1_37bb6eac2d02eef2e5acb03a6f699f16
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/575
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA: blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativaInformation and Communication Technologies (ICT) open new possibilities for articulating theory and practice in workplace training for adults, through the combination of classroom and online teaching, with the pedagogical model of blended learning. This article reports the experience of XXXXX with the use of blended learning in workplace training. Challenges found, context and implementation strategy and current scenario of the implemented model are reported in the study. With a qualitative approach, of a descriptive nature through an experience report, the research is based on the theoretical framework of andragogy (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), of active teaching methodologies (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO; FIALA; ; JÚNIOR; PANISSON et al., 2019) and blended learning (GRAHAM, 2006; HORN; STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018). The study concludes that blended learning has been incorporated into the institution's organizational culture as it enables the student's active participation in the construction of knowledge, using ICT and learning tasks linked to the workplace.Las Tecnologías Digitales de Información y la Comunicación (TDICs) abren nuevas posibilidades para articular teoría-práctica en la formación en servicio para adultos, mediante la combinación de prácticas presenciales y on-line, con el modelo pedagógico del blended learning (BL). En este artículo se relata la experiencia de la Escuela Judicial del Tribunal Regional del Trabajo de la Sexta Región (EJ-TRT6) utilizando BL en sus acciones de formación en servicio. Los desafíos encontrados, el contexto y la estrategia de implementación y el escenario actual del modelo implementado son mencionados en el estudio. Conun enfoque cualitativo, de carácter descriptivo a través de un relato de experiencia, la investigación se sustenta en el marco teórico de la andragogía (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), de las metodologías activas de enseñanza (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO et al., 2019) e del BL (GRAHAM, 2006; HORN, STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018). El estudio concluye que el BL se incorporó a la cultura organizacional de la institución ya que posibilita la participación activa del alumno en la construcción del conocimiento, utilizando TDICs y tareas de aprendizaje vinculadas al contexto laboral.As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) abrem novas possibilidades de articular teoria-prática na formação em serviço para adultos, por meio da combinação de ensinos presencial e on-line, com o modelo pedagógico do blended learning (BL). O presente artigo relata a experiência da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJ-TRT6) com uso do BL em suas ações formativas em serviço. Desafios encontrados, contexto e estratégia de implantação e cenário atual do modelo implantado são relatados no estudo. Com abordagem qualitativa, de natureza descritiva por meio de relato de experiência, a pesquisa ampara-se no referencial teórico da andragogia (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), das metodologias ativas de ensino (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO et al., 2019) e do BL (GRAHAM, 2006; HORN, STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018).O estudo conclui que o BL foi incorporado à cultura organizacional da instituição por possibilitar participação ativa do aluno na construção do conhecimento, com uso de TDICs e de tarefas de aprendizagens vinculadas ao contexto de trabalho.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/57510.17143/rbaad.v20i1.575Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 20 n. 1 (2021): Volume único1806-13622359-034310.17143/rbaad.v20i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporspahttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/404https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/409https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/419BRASILCopyright (c) 2021 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos de Assis, MarioPaulino Abranches, Sérgio2021-10-19T18:59:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/575Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2021-10-19T18:59:01Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA
title BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA
spellingShingle BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA
dos Santos de Assis, Mario
: blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativa
title_short BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA
title_full BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA
title_fullStr BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA
title_full_unstemmed BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA
title_sort BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA
author dos Santos de Assis, Mario
author_facet dos Santos de Assis, Mario
Paulino Abranches, Sérgio
author_role author
author2 Paulino Abranches, Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos de Assis, Mario
Paulino Abranches, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv : blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativa
topic : blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativa
description Information and Communication Technologies (ICT) open new possibilities for articulating theory and practice in workplace training for adults, through the combination of classroom and online teaching, with the pedagogical model of blended learning. This article reports the experience of XXXXX with the use of blended learning in workplace training. Challenges found, context and implementation strategy and current scenario of the implemented model are reported in the study. With a qualitative approach, of a descriptive nature through an experience report, the research is based on the theoretical framework of andragogy (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), of active teaching methodologies (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO; FIALA; ; JÚNIOR; PANISSON et al., 2019) and blended learning (GRAHAM, 2006; HORN; STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018). The study concludes that blended learning has been incorporated into the institution's organizational culture as it enables the student's active participation in the construction of knowledge, using ICT and learning tasks linked to the workplace.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575
10.17143/rbaad.v20i1.575
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v20i1.575
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/404
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/409
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv BRASIL
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 20 n. 1 (2021): Volume único
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v20i1
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046171210448896