BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575 |
Resumo: | Information and Communication Technologies (ICT) open new possibilities for articulating theory and practice in workplace training for adults, through the combination of classroom and online teaching, with the pedagogical model of blended learning. This article reports the experience of XXXXX with the use of blended learning in workplace training. Challenges found, context and implementation strategy and current scenario of the implemented model are reported in the study. With a qualitative approach, of a descriptive nature through an experience report, the research is based on the theoretical framework of andragogy (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), of active teaching methodologies (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO; FIALA; ; JÚNIOR; PANISSON et al., 2019) and blended learning (GRAHAM, 2006; HORN; STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018). The study concludes that blended learning has been incorporated into the institution's organizational culture as it enables the student's active participation in the construction of knowledge, using ICT and learning tasks linked to the workplace. |
id |
ABED-1_37bb6eac2d02eef2e5acb03a6f699f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/575 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA: blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativaInformation and Communication Technologies (ICT) open new possibilities for articulating theory and practice in workplace training for adults, through the combination of classroom and online teaching, with the pedagogical model of blended learning. This article reports the experience of XXXXX with the use of blended learning in workplace training. Challenges found, context and implementation strategy and current scenario of the implemented model are reported in the study. With a qualitative approach, of a descriptive nature through an experience report, the research is based on the theoretical framework of andragogy (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), of active teaching methodologies (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO; FIALA; ; JÚNIOR; PANISSON et al., 2019) and blended learning (GRAHAM, 2006; HORN; STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018). The study concludes that blended learning has been incorporated into the institution's organizational culture as it enables the student's active participation in the construction of knowledge, using ICT and learning tasks linked to the workplace.Las Tecnologías Digitales de Información y la Comunicación (TDICs) abren nuevas posibilidades para articular teoría-práctica en la formación en servicio para adultos, mediante la combinación de prácticas presenciales y on-line, con el modelo pedagógico del blended learning (BL). En este artículo se relata la experiencia de la Escuela Judicial del Tribunal Regional del Trabajo de la Sexta Región (EJ-TRT6) utilizando BL en sus acciones de formación en servicio. Los desafíos encontrados, el contexto y la estrategia de implementación y el escenario actual del modelo implementado son mencionados en el estudio. Conun enfoque cualitativo, de carácter descriptivo a través de un relato de experiencia, la investigación se sustenta en el marco teórico de la andragogía (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), de las metodologías activas de enseñanza (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO et al., 2019) e del BL (GRAHAM, 2006; HORN, STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018). El estudio concluye que el BL se incorporó a la cultura organizacional de la institución ya que posibilita la participación activa del alumno en la construcción del conocimiento, utilizando TDICs y tareas de aprendizaje vinculadas al contexto laboral.As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) abrem novas possibilidades de articular teoria-prática na formação em serviço para adultos, por meio da combinação de ensinos presencial e on-line, com o modelo pedagógico do blended learning (BL). O presente artigo relata a experiência da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJ-TRT6) com uso do BL em suas ações formativas em serviço. Desafios encontrados, contexto e estratégia de implantação e cenário atual do modelo implantado são relatados no estudo. Com abordagem qualitativa, de natureza descritiva por meio de relato de experiência, a pesquisa ampara-se no referencial teórico da andragogia (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), das metodologias ativas de ensino (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO et al., 2019) e do BL (GRAHAM, 2006; HORN, STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018).O estudo conclui que o BL foi incorporado à cultura organizacional da instituição por possibilitar participação ativa do aluno na construção do conhecimento, com uso de TDICs e de tarefas de aprendizagens vinculadas ao contexto de trabalho.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/57510.17143/rbaad.v20i1.575Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 20 n. 1 (2021): Volume único1806-13622359-034310.17143/rbaad.v20i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporspahttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/404https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/409https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/419BRASILCopyright (c) 2021 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos de Assis, MarioPaulino Abranches, Sérgio2021-10-19T18:59:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/575Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2021-10-19T18:59:01Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA |
title |
BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA |
spellingShingle |
BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA dos Santos de Assis, Mario : blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativa |
title_short |
BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA |
title_full |
BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA |
title_fullStr |
BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA |
title_full_unstemmed |
BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA |
title_sort |
BLENDED LEARNING NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O CASO DE UMA ESCOLA DE GOVERNO DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA |
author |
dos Santos de Assis, Mario |
author_facet |
dos Santos de Assis, Mario Paulino Abranches, Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Paulino Abranches, Sérgio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos de Assis, Mario Paulino Abranches, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativa |
topic |
: blended learning, andragogia, metodologias ativas de ensino, educação de adultos, educação corporativa |
description |
Information and Communication Technologies (ICT) open new possibilities for articulating theory and practice in workplace training for adults, through the combination of classroom and online teaching, with the pedagogical model of blended learning. This article reports the experience of XXXXX with the use of blended learning in workplace training. Challenges found, context and implementation strategy and current scenario of the implemented model are reported in the study. With a qualitative approach, of a descriptive nature through an experience report, the research is based on the theoretical framework of andragogy (KNOWLES; HOLTON III; SWANSON, 2005), of active teaching methodologies (BACICH; MORAN, 2017; CORTELAZZO; FIALA; ; JÚNIOR; PANISSON et al., 2019) and blended learning (GRAHAM, 2006; HORN; STAKER, 2015; MUBAYRIK, 2018). The study concludes that blended learning has been incorporated into the institution's organizational culture as it enables the student's active participation in the construction of knowledge, using ICT and learning tasks linked to the workplace. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575 10.17143/rbaad.v20i1.575 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v20i1.575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/404 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/409 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/575/419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
BRASIL |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 20 n. 1 (2021): Volume único 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v20i1 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046171210448896 |