Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: M. Dias, Marly
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: de Joseane S. da Silva Dias, Thalita, de Ávila Ramos, Celso, Dias, Alexandre M., Oliveira, Nebert O., Rondinelli, Flávio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/196
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de caso sobre a implantação e condução da disciplina de Metodologia Científica nos cursos de graduação da Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, na modalidade a distância, onde aspectos tecnológicos e pedagógicos do processo são discutidos e avaliados. Elementos do processo, como o material disponível para acesso via Internet, o material impresso, e a “Pergunta Surpresa” são apresentados, e sua importância é avaliada quanto às suas características motivacionais, avaliativas e de mediação pedagógica. Gráficos relativos à participação do alunado, exibindo o número de acessos ao sistema e recursos oferecidos pelo AVT (Ambiente Virtual de Trabalho) são apresentados e permitem a avaliação da aceitação do processo por parte da comunidade acadêmica. Algumas conclusões quanto ao processo ensino-aprendizagem puderam ser extraídas.
id ABED-1_44fd7d8ce5584e9273e5ec5313d7f23c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/196
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de casoEste trabalho apresenta um relato de caso sobre a implantação e condução da disciplina de Metodologia Científica nos cursos de graduação da Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, na modalidade a distância, onde aspectos tecnológicos e pedagógicos do processo são discutidos e avaliados. Elementos do processo, como o material disponível para acesso via Internet, o material impresso, e a “Pergunta Surpresa” são apresentados, e sua importância é avaliada quanto às suas características motivacionais, avaliativas e de mediação pedagógica. Gráficos relativos à participação do alunado, exibindo o número de acessos ao sistema e recursos oferecidos pelo AVT (Ambiente Virtual de Trabalho) são apresentados e permitem a avaliação da aceitação do processo por parte da comunidade acadêmica. Algumas conclusões quanto ao processo ensino-aprendizagem puderam ser extraídas.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/19610.17143/rbaad.v6i0.196Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v6i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/196/75Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessM. Dias, Marlyde Joseane S. da Silva Dias, Thalitade Ávila Ramos, CelsoDias, Alexandre M.Oliveira, Nebert O.Rondinelli, Flávio C.2019-03-17T02:27:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/196Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27:15Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de caso
title Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de caso
spellingShingle Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de caso
M. Dias, Marly
title_short Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de caso
title_full Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de caso
title_fullStr Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de caso
title_full_unstemmed Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de caso
title_sort Um curso de Metodologia Científica no modelo e-learning: Relato de caso
author M. Dias, Marly
author_facet M. Dias, Marly
de Joseane S. da Silva Dias, Thalita
de Ávila Ramos, Celso
Dias, Alexandre M.
Oliveira, Nebert O.
Rondinelli, Flávio C.
author_role author
author2 de Joseane S. da Silva Dias, Thalita
de Ávila Ramos, Celso
Dias, Alexandre M.
Oliveira, Nebert O.
Rondinelli, Flávio C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv M. Dias, Marly
de Joseane S. da Silva Dias, Thalita
de Ávila Ramos, Celso
Dias, Alexandre M.
Oliveira, Nebert O.
Rondinelli, Flávio C.
description Este trabalho apresenta um relato de caso sobre a implantação e condução da disciplina de Metodologia Científica nos cursos de graduação da Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, na modalidade a distância, onde aspectos tecnológicos e pedagógicos do processo são discutidos e avaliados. Elementos do processo, como o material disponível para acesso via Internet, o material impresso, e a “Pergunta Surpresa” são apresentados, e sua importância é avaliada quanto às suas características motivacionais, avaliativas e de mediação pedagógica. Gráficos relativos à participação do alunado, exibindo o número de acessos ao sistema e recursos oferecidos pelo AVT (Ambiente Virtual de Trabalho) são apresentados e permitem a avaliação da aceitação do processo por parte da comunidade acadêmica. Algumas conclusões quanto ao processo ensino-aprendizagem puderam ser extraídas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/196
10.17143/rbaad.v6i0.196
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/196
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v6i0.196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/196/75
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v6i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170462814208