Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204 |
Resumo: | A Inclusão Digital é tema de grande relevância no contexto mundial e uma questão importante dentro das políticas públicas no Brasil. A Educação a Distância (EaD) é uma possibilidade real de se levar educação, em especial a Superior, aos mais diversos locais do País. Este estudo buscou verificar a visão dos alunos sobre a educação a distância que estão concluindo Ensino Médio e se a condição de excluído ou incluído digitalmente interfere nas atitudes em realizar um curso superior a distância. O referencial teórico versa sobre ações para a inclusão digital, a importância de sua realização, a relação entre educação e tecnologia e as barreiras para a Educação a Distância. O procedimento de coleta de dados buscou entrevistar alunos de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio, identificá-los como incluídos ou excluídos digitalmente e verificar qual a visão deles sobre a EaD. Os resultados revelaram que diferenças não são significativas na visão dos alunos sobre a EaD no que se refere à condição de serem indivíduos incluídos/excluídos digitalmente. Evidenciou-se uma grande ausência de informações sobre EaD nas escolas públicas. Ao final foram apontadas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do estudo realizado e futuras questões de pesquisa. |
id |
ABED-1_4a2afbdfa8c19c976b6be1bbec9d482e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/204 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.Inclusão digitalEducação a DistânciaEnsino médio.A Inclusão Digital é tema de grande relevância no contexto mundial e uma questão importante dentro das políticas públicas no Brasil. A Educação a Distância (EaD) é uma possibilidade real de se levar educação, em especial a Superior, aos mais diversos locais do País. Este estudo buscou verificar a visão dos alunos sobre a educação a distância que estão concluindo Ensino Médio e se a condição de excluído ou incluído digitalmente interfere nas atitudes em realizar um curso superior a distância. O referencial teórico versa sobre ações para a inclusão digital, a importância de sua realização, a relação entre educação e tecnologia e as barreiras para a Educação a Distância. O procedimento de coleta de dados buscou entrevistar alunos de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio, identificá-los como incluídos ou excluídos digitalmente e verificar qual a visão deles sobre a EaD. Os resultados revelaram que diferenças não são significativas na visão dos alunos sobre a EaD no que se refere à condição de serem indivíduos incluídos/excluídos digitalmente. Evidenciou-se uma grande ausência de informações sobre EaD nas escolas públicas. Ao final foram apontadas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do estudo realizado e futuras questões de pesquisa.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/20410.17143/rbaad.v7i0.204Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v7i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204/81Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessLAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA2019-03-17T02:27:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/204Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância. |
title |
Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância. |
spellingShingle |
Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância. LAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA Inclusão digital Educação a Distância Ensino médio. |
title_short |
Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância. |
title_full |
Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância. |
title_fullStr |
Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância. |
title_full_unstemmed |
Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância. |
title_sort |
Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância. |
author |
LAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA |
author_facet |
LAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Educação a Distância Ensino médio. |
topic |
Inclusão digital Educação a Distância Ensino médio. |
description |
A Inclusão Digital é tema de grande relevância no contexto mundial e uma questão importante dentro das políticas públicas no Brasil. A Educação a Distância (EaD) é uma possibilidade real de se levar educação, em especial a Superior, aos mais diversos locais do País. Este estudo buscou verificar a visão dos alunos sobre a educação a distância que estão concluindo Ensino Médio e se a condição de excluído ou incluído digitalmente interfere nas atitudes em realizar um curso superior a distância. O referencial teórico versa sobre ações para a inclusão digital, a importância de sua realização, a relação entre educação e tecnologia e as barreiras para a Educação a Distância. O procedimento de coleta de dados buscou entrevistar alunos de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio, identificá-los como incluídos ou excluídos digitalmente e verificar qual a visão deles sobre a EaD. Os resultados revelaram que diferenças não são significativas na visão dos alunos sobre a EaD no que se refere à condição de serem indivíduos incluídos/excluídos digitalmente. Evidenciou-se uma grande ausência de informações sobre EaD nas escolas públicas. Ao final foram apontadas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do estudo realizado e futuras questões de pesquisa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204 10.17143/rbaad.v7i0.204 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v7i0.204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v7i0 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170472251392 |