Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252 |
Resumo: | Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade a distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Com o resultado, observou-se que, além de reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar esta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do curso. |
id |
ABED-1_5c239510227d85f87576e32593ed81f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/252 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologiapresença socialeduca- ção a distânciacapacitação docentefórum.Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade a distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Com o resultado, observou-se que, além de reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar esta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do curso.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/25210.17143/rbaad.v13i0.252Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/150https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/151https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/152Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessFracaroli Perez, AlessandraBassoli, Dyjalma AntonioCazarini, Edson WalmirDutra de Oliveira Neto, José2019-03-17T02:42:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/252Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:42:38Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia |
title |
Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia |
spellingShingle |
Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia Fracaroli Perez, Alessandra presença social educa- ção a distância capacitação docente fórum. |
title_short |
Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia |
title_full |
Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia |
title_fullStr |
Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia |
title_full_unstemmed |
Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia |
title_sort |
Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia |
author |
Fracaroli Perez, Alessandra |
author_facet |
Fracaroli Perez, Alessandra Bassoli, Dyjalma Antonio Cazarini, Edson Walmir Dutra de Oliveira Neto, José |
author_role |
author |
author2 |
Bassoli, Dyjalma Antonio Cazarini, Edson Walmir Dutra de Oliveira Neto, José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fracaroli Perez, Alessandra Bassoli, Dyjalma Antonio Cazarini, Edson Walmir Dutra de Oliveira Neto, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
presença social educa- ção a distância capacitação docente fórum. |
topic |
presença social educa- ção a distância capacitação docente fórum. |
description |
Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade a distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Com o resultado, observou-se que, além de reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar esta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do curso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252 10.17143/rbaad.v13i0.252 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v13i0.252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/150 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/151 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170858127360 |