Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fracaroli Perez, Alessandra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bassoli, Dyjalma Antonio, Cazarini, Edson Walmir, Dutra de Oliveira Neto, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252
Resumo: Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade a distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Com o resultado, observou-se que, além de reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar esta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do curso.
id ABED-1_5c239510227d85f87576e32593ed81f3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/252
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologiapresença socialeduca- ção a distânciacapacitação docentefórum.Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade a distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Com o resultado, observou-se que, além de reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar esta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do curso.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/25210.17143/rbaad.v13i0.252Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/150https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/151https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/152Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessFracaroli Perez, AlessandraBassoli, Dyjalma AntonioCazarini, Edson WalmirDutra de Oliveira Neto, José2019-03-17T02:42:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/252Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:42:38Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia
title Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia
spellingShingle Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia
Fracaroli Perez, Alessandra
presença social
educa- ção a distância
capacitação docente
fórum.
title_short Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia
title_full Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia
title_fullStr Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia
title_full_unstemmed Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia
title_sort Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia
author Fracaroli Perez, Alessandra
author_facet Fracaroli Perez, Alessandra
Bassoli, Dyjalma Antonio
Cazarini, Edson Walmir
Dutra de Oliveira Neto, José
author_role author
author2 Bassoli, Dyjalma Antonio
Cazarini, Edson Walmir
Dutra de Oliveira Neto, José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fracaroli Perez, Alessandra
Bassoli, Dyjalma Antonio
Cazarini, Edson Walmir
Dutra de Oliveira Neto, José
dc.subject.por.fl_str_mv presença social
educa- ção a distância
capacitação docente
fórum.
topic presença social
educa- ção a distância
capacitação docente
fórum.
description Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade a distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Com o resultado, observou-se que, além de reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar esta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do curso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252
10.17143/rbaad.v13i0.252
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v13i0.252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/150
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/151
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/252/152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170858127360