Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas dos Santos, Maria das Graças
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pirola Santos Mantilla, Samira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/271
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de estudo sobre a competência tecnológica dos tutores a distância, também denominada de fluência tecnológica, fundamentada em estudiosos da Educação a Distância no contexto atual. Visa identificar, analisar e compreender as competências essenciais dos tutores a distância, com foco na fluência tecnológica que engloba as fluências técnica, prática e emancipatória. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino particular, onde foi aplicado um questionário on-line para 24 tutores de um curso de graduação a distância. De acordo com os resultados, os tutores respondentes possuem domínio tecnológico (fluência técnica, prática e emancipatória), entretanto, no que tange à fluência emancipatória, observou-se que eles não possuem autonomia na tomada de decisões e não mantêm outros meios de comunicação com os estudantes, além da plataforma e do e-mail. Em relação às sugestões e críticas, verificou-se que os tutores estão preocupados com a difusão do conhecimento sobre as novidades tecnológicas, na medida em que as tecnologias estão em constante transformação. Assim, faz-se necessária uma capacitação constante dos tutores on-line para que eles possam utilizar com autoridade essas novas tecnologias na prática da tutoria a distância.
id ABED-1_7eabeff4aa4694bccbeba9f654f9d641
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/271
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafiosTutoria a distância. Desafios. Capacitação. Fluência técnica.Este trabalho apresenta uma proposta de estudo sobre a competência tecnológica dos tutores a distância, também denominada de fluência tecnológica, fundamentada em estudiosos da Educação a Distância no contexto atual. Visa identificar, analisar e compreender as competências essenciais dos tutores a distância, com foco na fluência tecnológica que engloba as fluências técnica, prática e emancipatória. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino particular, onde foi aplicado um questionário on-line para 24 tutores de um curso de graduação a distância. De acordo com os resultados, os tutores respondentes possuem domínio tecnológico (fluência técnica, prática e emancipatória), entretanto, no que tange à fluência emancipatória, observou-se que eles não possuem autonomia na tomada de decisões e não mantêm outros meios de comunicação com os estudantes, além da plataforma e do e-mail. Em relação às sugestões e críticas, verificou-se que os tutores estão preocupados com a difusão do conhecimento sobre as novidades tecnológicas, na medida em que as tecnologias estão em constante transformação. Assim, faz-se necessária uma capacitação constante dos tutores on-line para que eles possam utilizar com autoridade essas novas tecnologias na prática da tutoria a distância.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2016-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/27110.17143/rbaad.v15i0.271Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/271/206https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/271/207Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas dos Santos, Maria das GraçasPirola Santos Mantilla, Samira2019-03-17T02:33:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/271Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:33:10Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios
title Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios
spellingShingle Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios
Freitas dos Santos, Maria das Graças
Tutoria a distância. Desafios. Capacitação. Fluência técnica.
title_short Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios
title_full Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios
title_fullStr Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios
title_full_unstemmed Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios
title_sort Fluência tecnológica na visão dos tutores e seus desafios
author Freitas dos Santos, Maria das Graças
author_facet Freitas dos Santos, Maria das Graças
Pirola Santos Mantilla, Samira
author_role author
author2 Pirola Santos Mantilla, Samira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas dos Santos, Maria das Graças
Pirola Santos Mantilla, Samira
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria a distância. Desafios. Capacitação. Fluência técnica.
topic Tutoria a distância. Desafios. Capacitação. Fluência técnica.
description Este trabalho apresenta uma proposta de estudo sobre a competência tecnológica dos tutores a distância, também denominada de fluência tecnológica, fundamentada em estudiosos da Educação a Distância no contexto atual. Visa identificar, analisar e compreender as competências essenciais dos tutores a distância, com foco na fluência tecnológica que engloba as fluências técnica, prática e emancipatória. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino particular, onde foi aplicado um questionário on-line para 24 tutores de um curso de graduação a distância. De acordo com os resultados, os tutores respondentes possuem domínio tecnológico (fluência técnica, prática e emancipatória), entretanto, no que tange à fluência emancipatória, observou-se que eles não possuem autonomia na tomada de decisões e não mantêm outros meios de comunicação com os estudantes, além da plataforma e do e-mail. Em relação às sugestões e críticas, verificou-se que os tutores estão preocupados com a difusão do conhecimento sobre as novidades tecnológicas, na medida em que as tecnologias estão em constante transformação. Assim, faz-se necessária uma capacitação constante dos tutores on-line para que eles possam utilizar com autoridade essas novas tecnologias na prática da tutoria a distância.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/271
10.17143/rbaad.v15i0.271
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/271
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v15i0.271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/271/206
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/271/207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170887487488