A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa foi analisar a formação dos professores que atuam nos três cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG e como essa formação interfere em suas práticas pedagógicas. Para tal, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle) que abriga os três cursos a distância do CEFET-MG e aplicação de questionários aos professores desses cursos. Os resultados encontrados permitem concluir que a maioria dos professores não possui habilitação em Licenciatura e nem formação especifica para lecionarem na EaD, sobretudo para a utilização dos recursos e atividades do AVA Moodle. Como consequência, os professores têm dificuldades em estabelecer suas práticas pedagógicas e estratégias específicas para a EaD, fazendo com que o trabalho docente na modalidade a distância apresente pouco diferencial no que diz respeito à modalidade presencial.Palavras-chave: Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de professores. Práticas pedagógicas.The training and pedagogical practices of the teachers who work in the technical courses in the EAD mode in the e-Tec Brazil Network of CEFET-MGABSTRACTThe objective of this research was to analyze the training of teachers who work in the three technical courses offered in the distance modality of CEFET-MG e-Tec Brazil Network and how this training interferes with their pedagogical practices. To achieve this goal, a research methodology with a qualitative approach was adopted, through a bibliographic research and case study. As data collection instruments were made online observations in the virtual learning environment (AVA Moodle), which houses the three distance courses of CEFET-MG and, the application of questionnaires to the teachers of these courses. The results found allow us to conclude that most teachers do not have a Bachelor's degree or specific formation to teach in the EaD, especially for the use of the resources and activities of AVA Moodle. As a consequence, teachers have difficulties in establishing their pedagogical practices and specific strategies for distance education, making the teaching work in the distance modality presents low differential in relation to the classroom modalityKeywords: Distance education. E-Tec Brazil network CEFET-MG. Teacher training. Pedagogical practices.La formación y las prácticas pedagógicas de los profesores que actúan en los cursos técnicos en la modalidad EaD en la Red e-Tec Brasil del CEFET-MGRESUMENEl objetivo de esta investigación fue analizar la formación de los profesores que actúan en los tres cursos técnicos de nivel medio ofrecidos en la modalidad a distancia de la Red e-Tec Brasil del CEFET-MG y cómo esa formación interfiere en sus prácticas pedagógicas. Luego, se utilizó una metodología de investigación con abordaje cualitativo, por medio de levantamiento bibliográfico y estudio de caso. Como instrumentos de recolección de datos, se realizaron observación conectado en el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA Moodle) que aloja los tres cursos a distancia del CEFET-MG y la aplicación de cuestionarios a los profesores de estos cursos. Los resultados encontrados permiten concluir que la mayoría de los profesores no tienen habilitación en Licenciatura ni formación específica para enseñar en la EaD, sobre todo para la utilización de los recursos y actividades de AVA Moodle. Como consecuencia, los profesores tienen dificultades para estabelecer en sus prácticas pedagógicas estrategias específicas para la EaD, haciendo que el trabajo docente en la modalidad a distancia presente poco diferencial en lo que se refiere a la modalidad presencial.Palabras clave: Educación a distancia. Red e-Tec Brasil CEFET-MG. Formación de profesores. Prácticas pedagógicas. |
id |
ABED-1_95217e3f9ed2295e69cf8c29426f7461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/36 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MGEducação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas.O objetivo dessa pesquisa foi analisar a formação dos professores que atuam nos três cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG e como essa formação interfere em suas práticas pedagógicas. Para tal, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle) que abriga os três cursos a distância do CEFET-MG e aplicação de questionários aos professores desses cursos. Os resultados encontrados permitem concluir que a maioria dos professores não possui habilitação em Licenciatura e nem formação especifica para lecionarem na EaD, sobretudo para a utilização dos recursos e atividades do AVA Moodle. Como consequência, os professores têm dificuldades em estabelecer suas práticas pedagógicas e estratégias específicas para a EaD, fazendo com que o trabalho docente na modalidade a distância apresente pouco diferencial no que diz respeito à modalidade presencial.Palavras-chave: Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de professores. Práticas pedagógicas.The training and pedagogical practices of the teachers who work in the technical courses in the EAD mode in the e-Tec Brazil Network of CEFET-MGABSTRACTThe objective of this research was to analyze the training of teachers who work in the three technical courses offered in the distance modality of CEFET-MG e-Tec Brazil Network and how this training interferes with their pedagogical practices. To achieve this goal, a research methodology with a qualitative approach was adopted, through a bibliographic research and case study. As data collection instruments were made online observations in the virtual learning environment (AVA Moodle), which houses the three distance courses of CEFET-MG and, the application of questionnaires to the teachers of these courses. The results found allow us to conclude that most teachers do not have a Bachelor's degree or specific formation to teach in the EaD, especially for the use of the resources and activities of AVA Moodle. As a consequence, teachers have difficulties in establishing their pedagogical practices and specific strategies for distance education, making the teaching work in the distance modality presents low differential in relation to the classroom modalityKeywords: Distance education. E-Tec Brazil network CEFET-MG. Teacher training. Pedagogical practices.La formación y las prácticas pedagógicas de los profesores que actúan en los cursos técnicos en la modalidad EaD en la Red e-Tec Brasil del CEFET-MGRESUMENEl objetivo de esta investigación fue analizar la formación de los profesores que actúan en los tres cursos técnicos de nivel medio ofrecidos en la modalidad a distancia de la Red e-Tec Brasil del CEFET-MG y cómo esa formación interfiere en sus prácticas pedagógicas. Luego, se utilizó una metodología de investigación con abordaje cualitativo, por medio de levantamiento bibliográfico y estudio de caso. Como instrumentos de recolección de datos, se realizaron observación conectado en el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA Moodle) que aloja los tres cursos a distancia del CEFET-MG y la aplicación de cuestionarios a los profesores de estos cursos. Los resultados encontrados permiten concluir que la mayoría de los profesores no tienen habilitación en Licenciatura ni formación específica para enseñar en la EaD, sobre todo para la utilización de los recursos y actividades de AVA Moodle. Como consecuencia, los profesores tienen dificultades para estabelecer en sus prácticas pedagógicas estrategias específicas para la EaD, haciendo que el trabajo docente en la modalidad a distancia presente poco diferencial en lo que se refiere a la modalidad presencial.Palabras clave: Educación a distancia. Red e-Tec Brasil CEFET-MG. Formación de profesores. Prácticas pedagógicas.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2018-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/3610.17143/rbaad.v17i1.36Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/257https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/275https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/287https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/288https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/28910.17143/rbaad.v17i1.36.s1110.17143/rbaad.v17i1.36.s2210.17143/rbaad.v17i1.36.s49Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrossi, Marcia Gorett RibeiroOliveira, Eliane Silvestre2019-03-17T02:30:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/36Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:30:34Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG |
title |
A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG |
spellingShingle |
A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG Grossi, Marcia Gorett Ribeiro Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas. |
title_short |
A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG |
title_full |
A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG |
title_fullStr |
A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG |
title_full_unstemmed |
A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG |
title_sort |
A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG |
author |
Grossi, Marcia Gorett Ribeiro |
author_facet |
Grossi, Marcia Gorett Ribeiro Oliveira, Eliane Silvestre |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Eliane Silvestre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grossi, Marcia Gorett Ribeiro Oliveira, Eliane Silvestre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas. |
topic |
Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas. |
description |
O objetivo dessa pesquisa foi analisar a formação dos professores que atuam nos três cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG e como essa formação interfere em suas práticas pedagógicas. Para tal, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle) que abriga os três cursos a distância do CEFET-MG e aplicação de questionários aos professores desses cursos. Os resultados encontrados permitem concluir que a maioria dos professores não possui habilitação em Licenciatura e nem formação especifica para lecionarem na EaD, sobretudo para a utilização dos recursos e atividades do AVA Moodle. Como consequência, os professores têm dificuldades em estabelecer suas práticas pedagógicas e estratégias específicas para a EaD, fazendo com que o trabalho docente na modalidade a distância apresente pouco diferencial no que diz respeito à modalidade presencial.Palavras-chave: Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de professores. Práticas pedagógicas.The training and pedagogical practices of the teachers who work in the technical courses in the EAD mode in the e-Tec Brazil Network of CEFET-MGABSTRACTThe objective of this research was to analyze the training of teachers who work in the three technical courses offered in the distance modality of CEFET-MG e-Tec Brazil Network and how this training interferes with their pedagogical practices. To achieve this goal, a research methodology with a qualitative approach was adopted, through a bibliographic research and case study. As data collection instruments were made online observations in the virtual learning environment (AVA Moodle), which houses the three distance courses of CEFET-MG and, the application of questionnaires to the teachers of these courses. The results found allow us to conclude that most teachers do not have a Bachelor's degree or specific formation to teach in the EaD, especially for the use of the resources and activities of AVA Moodle. As a consequence, teachers have difficulties in establishing their pedagogical practices and specific strategies for distance education, making the teaching work in the distance modality presents low differential in relation to the classroom modalityKeywords: Distance education. E-Tec Brazil network CEFET-MG. Teacher training. Pedagogical practices.La formación y las prácticas pedagógicas de los profesores que actúan en los cursos técnicos en la modalidad EaD en la Red e-Tec Brasil del CEFET-MGRESUMENEl objetivo de esta investigación fue analizar la formación de los profesores que actúan en los tres cursos técnicos de nivel medio ofrecidos en la modalidad a distancia de la Red e-Tec Brasil del CEFET-MG y cómo esa formación interfiere en sus prácticas pedagógicas. Luego, se utilizó una metodología de investigación con abordaje cualitativo, por medio de levantamiento bibliográfico y estudio de caso. Como instrumentos de recolección de datos, se realizaron observación conectado en el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA Moodle) que aloja los tres cursos a distancia del CEFET-MG y la aplicación de cuestionarios a los profesores de estos cursos. Los resultados encontrados permiten concluir que la mayoría de los profesores no tienen habilitación en Licenciatura ni formación específica para enseñar en la EaD, sobre todo para la utilización de los recursos y actividades de AVA Moodle. Como consecuencia, los profesores tienen dificultades para estabelecer en sus prácticas pedagógicas estrategias específicas para la EaD, haciendo que el trabajo docente en la modalidad a distancia presente poco diferencial en lo que se refiere a la modalidad presencial.Palabras clave: Educación a distancia. Red e-Tec Brasil CEFET-MG. Formación de profesores. Prácticas pedagógicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36 10.17143/rbaad.v17i1.36 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v17i1.36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/257 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/275 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/287 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/288 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/289 10.17143/rbaad.v17i1.36.s11 10.17143/rbaad.v17i1.36.s22 10.17143/rbaad.v17i1.36.s49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/msword application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170329645056 |