A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Eliane Silvestre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a formação dos professores que atuam nos três cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG e como essa formação interfere em suas práticas pedagógicas. Para tal, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle) que abriga os três cursos a distância do CEFET-MG e aplicação de questionários aos professores desses cursos. Os resultados encontrados permitem concluir que a maioria dos professores não possui habilitação em Licenciatura e nem formação especifica para lecionarem na EaD, sobretudo para a utilização dos recursos e atividades do AVA Moodle. Como consequência, os professores têm dificuldades em estabelecer suas práticas pedagógicas e estratégias específicas para a EaD, fazendo com que o trabalho docente na modalidade a distância apresente pouco diferencial no que diz respeito à modalidade presencial.Palavras-chave: Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de professores. Práticas pedagógicas.The training and pedagogical practices of the teachers who work in the technical courses in the EAD mode in the e-Tec Brazil Network of CEFET-MGABSTRACTThe objective of this research was to analyze the training of teachers who work in the three technical courses offered in the distance modality of CEFET-MG e-Tec Brazil Network and how this training interferes with their pedagogical practices. To achieve this goal, a research methodology with a qualitative approach was adopted, through a bibliographic research and case study. As data collection instruments were made online observations in the virtual learning environment (AVA Moodle), which houses the three distance courses of CEFET-MG and, the application of questionnaires to the teachers of these courses. The results found allow us to conclude that most teachers do not have a Bachelor's degree or specific formation to teach in the EaD, especially for the use of the resources and activities of AVA Moodle. As a consequence, teachers have difficulties in establishing their pedagogical practices and specific strategies for distance education, making the teaching work in the distance modality presents low differential in relation to the classroom modalityKeywords: Distance education. E-Tec Brazil network CEFET-MG. Teacher training. Pedagogical practices.La formación y las prácticas pedagógicas de los profesores que actúan en los cursos técnicos en la modalidad EaD en la Red e-Tec Brasil del CEFET-MGRESUMENEl objetivo de esta investigación fue analizar la formación de los profesores que actúan en los tres cursos técnicos de nivel medio ofrecidos en la modalidad a distancia de la Red e-Tec Brasil del CEFET-MG y cómo esa formación interfiere en sus prácticas pedagógicas. Luego, se utilizó una metodología de investigación con abordaje cualitativo, por medio de levantamiento bibliográfico y estudio de caso. Como instrumentos de recolección de datos, se realizaron observación conectado en el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA Moodle) que aloja los tres cursos a distancia del CEFET-MG y la aplicación de cuestionarios a los profesores de estos cursos. Los resultados encontrados permiten concluir que la mayoría de los profesores no tienen habilitación en Licenciatura ni formación específica para enseñar en la EaD, sobre todo para la utilización de los recursos y actividades de AVA Moodle. Como consecuencia, los profesores tienen dificultades para estabelecer en sus prácticas pedagógicas estrategias específicas para la EaD, haciendo que el trabajo docente en la modalidad a distancia presente poco diferencial en lo que se refiere a la modalidad presencial.Palabras clave: Educación a distancia. Red e-Tec Brasil CEFET-MG. Formación de profesores. Prácticas pedagógicas.
id ABED-1_95217e3f9ed2295e69cf8c29426f7461
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/36
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MGEducação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas.O objetivo dessa pesquisa foi analisar a formação dos professores que atuam nos três cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG e como essa formação interfere em suas práticas pedagógicas. Para tal, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle) que abriga os três cursos a distância do CEFET-MG e aplicação de questionários aos professores desses cursos. Os resultados encontrados permitem concluir que a maioria dos professores não possui habilitação em Licenciatura e nem formação especifica para lecionarem na EaD, sobretudo para a utilização dos recursos e atividades do AVA Moodle. Como consequência, os professores têm dificuldades em estabelecer suas práticas pedagógicas e estratégias específicas para a EaD, fazendo com que o trabalho docente na modalidade a distância apresente pouco diferencial no que diz respeito à modalidade presencial.Palavras-chave: Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de professores. Práticas pedagógicas.The training and pedagogical practices of the teachers who work in the technical courses in the EAD mode in the e-Tec Brazil Network of CEFET-MGABSTRACTThe objective of this research was to analyze the training of teachers who work in the three technical courses offered in the distance modality of CEFET-MG e-Tec Brazil Network and how this training interferes with their pedagogical practices. To achieve this goal, a research methodology with a qualitative approach was adopted, through a bibliographic research and case study. As data collection instruments were made online observations in the virtual learning environment (AVA Moodle), which houses the three distance courses of CEFET-MG and, the application of questionnaires to the teachers of these courses. The results found allow us to conclude that most teachers do not have a Bachelor's degree or specific formation to teach in the EaD, especially for the use of the resources and activities of AVA Moodle. As a consequence, teachers have difficulties in establishing their pedagogical practices and specific strategies for distance education, making the teaching work in the distance modality presents low differential in relation to the classroom modalityKeywords: Distance education. E-Tec Brazil network CEFET-MG. Teacher training. Pedagogical practices.La formación y las prácticas pedagógicas de los profesores que actúan en los cursos técnicos en la modalidad EaD en la Red e-Tec Brasil del CEFET-MGRESUMENEl objetivo de esta investigación fue analizar la formación de los profesores que actúan en los tres cursos técnicos de nivel medio ofrecidos en la modalidad a distancia de la Red e-Tec Brasil del CEFET-MG y cómo esa formación interfiere en sus prácticas pedagógicas. Luego, se utilizó una metodología de investigación con abordaje cualitativo, por medio de levantamiento bibliográfico y estudio de caso. Como instrumentos de recolección de datos, se realizaron observación conectado en el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA Moodle) que aloja los tres cursos a distancia del CEFET-MG y la aplicación de cuestionarios a los profesores de estos cursos. Los resultados encontrados permiten concluir que la mayoría de los profesores no tienen habilitación en Licenciatura ni formación específica para enseñar en la EaD, sobre todo para la utilización de los recursos y actividades de AVA Moodle. Como consecuencia, los profesores tienen dificultades para estabelecer en sus prácticas pedagógicas estrategias específicas para la EaD, haciendo que el trabajo docente en la modalidad a distancia presente poco diferencial en lo que se refiere a la modalidad presencial.Palabras clave: Educación a distancia. Red e-Tec Brasil CEFET-MG. Formación de profesores. Prácticas pedagógicas.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2018-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/3610.17143/rbaad.v17i1.36Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/257https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/275https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/287https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/288https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/28910.17143/rbaad.v17i1.36.s1110.17143/rbaad.v17i1.36.s2210.17143/rbaad.v17i1.36.s49Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrossi, Marcia Gorett RibeiroOliveira, Eliane Silvestre2019-03-17T02:30:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/36Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:30:34Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG
title A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG
spellingShingle A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG
Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas.
title_short A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG
title_full A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG
title_fullStr A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG
title_full_unstemmed A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG
title_sort A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG
author Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
author_facet Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
Oliveira, Eliane Silvestre
author_role author
author2 Oliveira, Eliane Silvestre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grossi, Marcia Gorett Ribeiro
Oliveira, Eliane Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas.
topic Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas.
description O objetivo dessa pesquisa foi analisar a formação dos professores que atuam nos três cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG e como essa formação interfere em suas práticas pedagógicas. Para tal, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle) que abriga os três cursos a distância do CEFET-MG e aplicação de questionários aos professores desses cursos. Os resultados encontrados permitem concluir que a maioria dos professores não possui habilitação em Licenciatura e nem formação especifica para lecionarem na EaD, sobretudo para a utilização dos recursos e atividades do AVA Moodle. Como consequência, os professores têm dificuldades em estabelecer suas práticas pedagógicas e estratégias específicas para a EaD, fazendo com que o trabalho docente na modalidade a distância apresente pouco diferencial no que diz respeito à modalidade presencial.Palavras-chave: Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de professores. Práticas pedagógicas.The training and pedagogical practices of the teachers who work in the technical courses in the EAD mode in the e-Tec Brazil Network of CEFET-MGABSTRACTThe objective of this research was to analyze the training of teachers who work in the three technical courses offered in the distance modality of CEFET-MG e-Tec Brazil Network and how this training interferes with their pedagogical practices. To achieve this goal, a research methodology with a qualitative approach was adopted, through a bibliographic research and case study. As data collection instruments were made online observations in the virtual learning environment (AVA Moodle), which houses the three distance courses of CEFET-MG and, the application of questionnaires to the teachers of these courses. The results found allow us to conclude that most teachers do not have a Bachelor's degree or specific formation to teach in the EaD, especially for the use of the resources and activities of AVA Moodle. As a consequence, teachers have difficulties in establishing their pedagogical practices and specific strategies for distance education, making the teaching work in the distance modality presents low differential in relation to the classroom modalityKeywords: Distance education. E-Tec Brazil network CEFET-MG. Teacher training. Pedagogical practices.La formación y las prácticas pedagógicas de los profesores que actúan en los cursos técnicos en la modalidad EaD en la Red e-Tec Brasil del CEFET-MGRESUMENEl objetivo de esta investigación fue analizar la formación de los profesores que actúan en los tres cursos técnicos de nivel medio ofrecidos en la modalidad a distancia de la Red e-Tec Brasil del CEFET-MG y cómo esa formación interfiere en sus prácticas pedagógicas. Luego, se utilizó una metodología de investigación con abordaje cualitativo, por medio de levantamiento bibliográfico y estudio de caso. Como instrumentos de recolección de datos, se realizaron observación conectado en el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA Moodle) que aloja los tres cursos a distancia del CEFET-MG y la aplicación de cuestionarios a los profesores de estos cursos. Los resultados encontrados permiten concluir que la mayoría de los profesores no tienen habilitación en Licenciatura ni formación específica para enseñar en la EaD, sobre todo para la utilización de los recursos y actividades de AVA Moodle. Como consecuencia, los profesores tienen dificultades para estabelecer en sus prácticas pedagógicas estrategias específicas para la EaD, haciendo que el trabajo docente en la modalidad a distancia presente poco diferencial en lo que se refiere a la modalidad presencial.Palabras clave: Educación a distancia. Red e-Tec Brasil CEFET-MG. Formación de profesores. Prácticas pedagógicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36
10.17143/rbaad.v17i1.36
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v17i1.36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/257
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/275
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/287
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/288
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/36/289
10.17143/rbaad.v17i1.36.s11
10.17143/rbaad.v17i1.36.s22
10.17143/rbaad.v17i1.36.s49
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/msword
application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170329645056