EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira de Lima, Elizeu
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araujo Sequeiros Bueno, Fátima Cristina, Ramos do Carmo, Severino, Silva da Cunha Vieira, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/276
Resumo: Este artigo tem por objetivo comparar os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Estado do Rio de Janeiro nos dois métodos: a distância e presencial. A pesquisa identificou 167 polos EaD (ensino a distância) e 100 cursos presenciais. Todos os cursos e polos que constituem os objetos desta pesquisa constam como ativos no site do Ministério da Educação; os polos e cursos EaD com nota Enade totalizaram 121, enquanto que os cursos presenciais somaram 37. A pesquisa foi quantitativa descritiva e procurou verificar se a EaD, na graduação de Ciências Contábeis, é de qualidade inferior ou superior à oferecida em cursos presenciais, tendo constatado que o comportamento da nota Enade na EaD superou a dos cursos presenciais pois, se naquela modalidade, apenas 25% das notas foram insuficientes, nesta o resultado alcançou 50%.
id ABED-1_977c708e322256694a3faaeafaff016e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/276
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.Contabilidade. Educação a distância. Educação presencial.Este artigo tem por objetivo comparar os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Estado do Rio de Janeiro nos dois métodos: a distância e presencial. A pesquisa identificou 167 polos EaD (ensino a distância) e 100 cursos presenciais. Todos os cursos e polos que constituem os objetos desta pesquisa constam como ativos no site do Ministério da Educação; os polos e cursos EaD com nota Enade totalizaram 121, enquanto que os cursos presenciais somaram 37. A pesquisa foi quantitativa descritiva e procurou verificar se a EaD, na graduação de Ciências Contábeis, é de qualidade inferior ou superior à oferecida em cursos presenciais, tendo constatado que o comportamento da nota Enade na EaD superou a dos cursos presenciais pois, se naquela modalidade, apenas 25% das notas foram insuficientes, nesta o resultado alcançou 50%.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2016-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/27610.17143/rbaad.v15i0.276Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/276/217https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/276/218Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBandeira de Lima, ElizeuAraujo Sequeiros Bueno, Fátima CristinaRamos do Carmo, SeverinoSilva da Cunha Vieira, Simone2019-03-17T02:32:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/276Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:32:56Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.
title EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.
spellingShingle EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.
Bandeira de Lima, Elizeu
Contabilidade. Educação a distância. Educação presencial.
title_short EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.
title_full EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.
title_fullStr EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.
title_full_unstemmed EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.
title_sort EaD em Ciências Contábeis: Uma análise comparada do desempenho dos cursos no Estado do Rio de Janeiro.
author Bandeira de Lima, Elizeu
author_facet Bandeira de Lima, Elizeu
Araujo Sequeiros Bueno, Fátima Cristina
Ramos do Carmo, Severino
Silva da Cunha Vieira, Simone
author_role author
author2 Araujo Sequeiros Bueno, Fátima Cristina
Ramos do Carmo, Severino
Silva da Cunha Vieira, Simone
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira de Lima, Elizeu
Araujo Sequeiros Bueno, Fátima Cristina
Ramos do Carmo, Severino
Silva da Cunha Vieira, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade. Educação a distância. Educação presencial.
topic Contabilidade. Educação a distância. Educação presencial.
description Este artigo tem por objetivo comparar os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Estado do Rio de Janeiro nos dois métodos: a distância e presencial. A pesquisa identificou 167 polos EaD (ensino a distância) e 100 cursos presenciais. Todos os cursos e polos que constituem os objetos desta pesquisa constam como ativos no site do Ministério da Educação; os polos e cursos EaD com nota Enade totalizaram 121, enquanto que os cursos presenciais somaram 37. A pesquisa foi quantitativa descritiva e procurou verificar se a EaD, na graduação de Ciências Contábeis, é de qualidade inferior ou superior à oferecida em cursos presenciais, tendo constatado que o comportamento da nota Enade na EaD superou a dos cursos presenciais pois, se naquela modalidade, apenas 25% das notas foram insuficientes, nesta o resultado alcançou 50%.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/276
10.17143/rbaad.v15i0.276
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/276
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v15i0.276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/276/217
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/276/218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 15 (2016)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170896924672