Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formigoni, Aline Loren Pacheco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
id UFSC_3e4804ddab874ea8263d9215ca862f9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/163084
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa CatarinaIntegralização CurricularEvasãoEducação presencialEducação a distânciaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisO presente estudo tem como objetivo analisar a integralização curricular e a evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina nas modalidades presencial e a distância. A metodologia adotada quanto aos objetivos é de uma pesquisa descritiva. O procedimento para a coleta de dados apresenta-se como uma pesquisa documental. Em relação à abordagem do problema, os dados obtidos foram tratados de forma quantitativa. Na realização da pesquisa foram utilizados como amostra os 312 alunos ingressantes no segundo semestre de 2009. Foram analisadas as situações dos mesmos no decorrer de 12 semestres, que compreendem o período de 2009/2 a 2015/1. A coleta dos dados foi realizada por meio de relatórios gerados pelas coordenadorias do curso. Os dados obtidos foram separados e analisados por modalidade de ensino (presencial e a distância) e posteriormente comparados. Como embasamento teórico utilizou-se a educação no Brasil, conceitos de educação presencial e a distância e a evasão no ensino superior. Através da pesquisa pode-se evidenciar que o ensino a distância apresenta maior percentual de evasão, enquanto o presencial se destaca na integralização curricular.Florianópolis, SCFerreira, Luiz FelipeUniversidade Federal de Santa Catarina.Formigoni, Aline Loren Pacheco2016-06-03T19:42:58Z2016-06-03T19:42:58Z2015-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.40 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T19:42:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/163084Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-03T19:42:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Formigoni, Aline Loren Pacheco
Integralização Curricular
Evasão
Educação presencial
Educação a distância
title_short Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
author Formigoni, Aline Loren Pacheco
author_facet Formigoni, Aline Loren Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Luiz Felipe
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Formigoni, Aline Loren Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Integralização Curricular
Evasão
Educação presencial
Educação a distância
topic Integralização Curricular
Evasão
Educação presencial
Educação a distância
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23
2016-06-03T19:42:58Z
2016-06-03T19:42:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv f.
40 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652347041120256