Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_3e4804ddab874ea8263d9215ca862f9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/163084 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa CatarinaIntegralização CurricularEvasãoEducação presencialEducação a distânciaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisO presente estudo tem como objetivo analisar a integralização curricular e a evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina nas modalidades presencial e a distância. A metodologia adotada quanto aos objetivos é de uma pesquisa descritiva. O procedimento para a coleta de dados apresenta-se como uma pesquisa documental. Em relação à abordagem do problema, os dados obtidos foram tratados de forma quantitativa. Na realização da pesquisa foram utilizados como amostra os 312 alunos ingressantes no segundo semestre de 2009. Foram analisadas as situações dos mesmos no decorrer de 12 semestres, que compreendem o período de 2009/2 a 2015/1. A coleta dos dados foi realizada por meio de relatórios gerados pelas coordenadorias do curso. Os dados obtidos foram separados e analisados por modalidade de ensino (presencial e a distância) e posteriormente comparados. Como embasamento teórico utilizou-se a educação no Brasil, conceitos de educação presencial e a distância e a evasão no ensino superior. Através da pesquisa pode-se evidenciar que o ensino a distância apresenta maior percentual de evasão, enquanto o presencial se destaca na integralização curricular.Florianópolis, SCFerreira, Luiz FelipeUniversidade Federal de Santa Catarina.Formigoni, Aline Loren Pacheco2016-06-03T19:42:58Z2016-06-03T19:42:58Z2015-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.40 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T19:42:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/163084Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-03T19:42:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
spellingShingle |
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina Formigoni, Aline Loren Pacheco Integralização Curricular Evasão Educação presencial Educação a distância |
title_short |
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
Formação acadêmica: uma análise do curso de ciências contábeis presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
author |
Formigoni, Aline Loren Pacheco |
author_facet |
Formigoni, Aline Loren Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Luiz Felipe Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formigoni, Aline Loren Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integralização Curricular Evasão Educação presencial Educação a distância |
topic |
Integralização Curricular Evasão Educação presencial Educação a distância |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-23 2016-06-03T19:42:58Z 2016-06-03T19:42:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
f. 40 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652347041120256 |