Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordim Sanches da Silva, Mônica
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Soliani Franco, Valdeni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/260
Resumo: Muitas pesquisas apontam que a evasão nos cursos de Licenciatura em Física nas Instituições de Ensino Superior brasileiras é grande. O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo sobre a evasão no curso de Física da Universidade Estadual de Maringá, nas modalidades a distância e presencial. Para isso, foram analisados dados sobre o curso de Física, obtidos nos relatórios anuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), chamados Base de Dados, e dados disponibilizados na Diretoria de Assuntos acadêmicos (DAA) dessa instituição de Ensino Superior, campus Maringá. Além disso, foram entrevistados vinte alunos da modalidade presencial e vinte alunos da modalidade a distância, com o objetivo de conhecer o que eles pensam sobre a evasão e se eles já pensaram em abandonar o curso. Com base nas respostas, apresentam- -se possíveis motivos que levam os alunos a evadirem do curso de Física da UEM. A pesquisa se deu de forma qualitativa e foram adotadas como instrumento na coleta de dados entrevistas semi-estruturada e para a análise dos dados usou-se técnicas de Análise do Discurso. Os dados mostram que evasão no curso de Física da UEM também é preocupante. Sobre os depoimentos dos alunos conclui-se que o principal motivo que faz com que os alunos abandonem o curso de Física é a dificuldade com as disciplinas do curso e a falta de conhecimentos de Matemática Básica, necessários para compreensão dos conteúdos abordados no curso.
id ABED-1_b92e1fb659941534ac1b6ad2a10faa06
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/260
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distânciaEvasãocurso de física a distânciacurso de física presencial.Muitas pesquisas apontam que a evasão nos cursos de Licenciatura em Física nas Instituições de Ensino Superior brasileiras é grande. O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo sobre a evasão no curso de Física da Universidade Estadual de Maringá, nas modalidades a distância e presencial. Para isso, foram analisados dados sobre o curso de Física, obtidos nos relatórios anuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), chamados Base de Dados, e dados disponibilizados na Diretoria de Assuntos acadêmicos (DAA) dessa instituição de Ensino Superior, campus Maringá. Além disso, foram entrevistados vinte alunos da modalidade presencial e vinte alunos da modalidade a distância, com o objetivo de conhecer o que eles pensam sobre a evasão e se eles já pensaram em abandonar o curso. Com base nas respostas, apresentam- -se possíveis motivos que levam os alunos a evadirem do curso de Física da UEM. A pesquisa se deu de forma qualitativa e foram adotadas como instrumento na coleta de dados entrevistas semi-estruturada e para a análise dos dados usou-se técnicas de Análise do Discurso. Os dados mostram que evasão no curso de Física da UEM também é preocupante. Sobre os depoimentos dos alunos conclui-se que o principal motivo que faz com que os alunos abandonem o curso de Física é a dificuldade com as disciplinas do curso e a falta de conhecimentos de Matemática Básica, necessários para compreensão dos conteúdos abordados no curso.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/26010.17143/rbaad.v13i0.260Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/260/171https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/260/172https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/260/173Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBordim Sanches da Silva, MônicaSoliani Franco, Valdeni2019-03-17T02:36:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/260Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:36:48Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância
title Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância
spellingShingle Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância
Bordim Sanches da Silva, Mônica
Evasão
curso de física a distância
curso de física presencial.
title_short Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância
title_full Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância
title_fullStr Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância
title_full_unstemmed Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância
title_sort Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade a distância
author Bordim Sanches da Silva, Mônica
author_facet Bordim Sanches da Silva, Mônica
Soliani Franco, Valdeni
author_role author
author2 Soliani Franco, Valdeni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordim Sanches da Silva, Mônica
Soliani Franco, Valdeni
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
curso de física a distância
curso de física presencial.
topic Evasão
curso de física a distância
curso de física presencial.
description Muitas pesquisas apontam que a evasão nos cursos de Licenciatura em Física nas Instituições de Ensino Superior brasileiras é grande. O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo sobre a evasão no curso de Física da Universidade Estadual de Maringá, nas modalidades a distância e presencial. Para isso, foram analisados dados sobre o curso de Física, obtidos nos relatórios anuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), chamados Base de Dados, e dados disponibilizados na Diretoria de Assuntos acadêmicos (DAA) dessa instituição de Ensino Superior, campus Maringá. Além disso, foram entrevistados vinte alunos da modalidade presencial e vinte alunos da modalidade a distância, com o objetivo de conhecer o que eles pensam sobre a evasão e se eles já pensaram em abandonar o curso. Com base nas respostas, apresentam- -se possíveis motivos que levam os alunos a evadirem do curso de Física da UEM. A pesquisa se deu de forma qualitativa e foram adotadas como instrumento na coleta de dados entrevistas semi-estruturada e para a análise dos dados usou-se técnicas de Análise do Discurso. Os dados mostram que evasão no curso de Física da UEM também é preocupante. Sobre os depoimentos dos alunos conclui-se que o principal motivo que faz com que os alunos abandonem o curso de Física é a dificuldade com as disciplinas do curso e a falta de conhecimentos de Matemática Básica, necessários para compreensão dos conteúdos abordados no curso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/260
10.17143/rbaad.v13i0.260
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/260
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v13i0.260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/260/171
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/260/172
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/260/173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170869661696