A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Powarczuk, Edgar
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2875
Resumo: O presente trabalho trata da influência da Internet como tecnologia que está transformando a forma como as pessoas se relacionam, indo influenciar decisivamente nos modelos de ensino-aprendizagem. O trabalho pretende contribuir com o SEBRAE (Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas) na avaliação de um de seus programas de Educação a Distância: o curso Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN para conhecer como é feita a interação entre professores e tutores e alunos, considerando as duas modalidades distintas do curso, a presencial e a distância. Desta forma, este trabalho tem o objetivo geral de identificar a percepção de professores e tutores quanto ao processo de interação com alunos do curso IPGN e auxiliar na apresentação de alguns fatores que vão atuar na motivação e na retenção do alunos do referido curso. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis tutores virtuais contratados para prestar consultoria a distância aos alunos inscritos e com seis professores que ministram as aulas do mesmo curso no modelo presencial.
id URGS_ecdafd279ca2fe187089ad88db70eda3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2875
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Powarczuk, EdgarFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2007-06-06T17:24:33Z2002http://hdl.handle.net/10183/2875000327688O presente trabalho trata da influência da Internet como tecnologia que está transformando a forma como as pessoas se relacionam, indo influenciar decisivamente nos modelos de ensino-aprendizagem. O trabalho pretende contribuir com o SEBRAE (Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas) na avaliação de um de seus programas de Educação a Distância: o curso Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN para conhecer como é feita a interação entre professores e tutores e alunos, considerando as duas modalidades distintas do curso, a presencial e a distância. Desta forma, este trabalho tem o objetivo geral de identificar a percepção de professores e tutores quanto ao processo de interação com alunos do curso IPGN e auxiliar na apresentação de alguns fatores que vão atuar na motivação e na retenção do alunos do referido curso. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis tutores virtuais contratados para prestar consultoria a distância aos alunos inscritos e com seis professores que ministram as aulas do mesmo curso no modelo presencial.application/pdfporEducação : TecnologiaEducação presencial x Educação a distânciaInternetInteratividadeInteraçãoAmbiente educacionalTutoriaSEBRAE.Curso : EnsinoA interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000327688.pdf000327688.pdfTexto completoapplication/pdf503266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/1/000327688.pdf166831f8632e2103c24edd35f62655e6MD51TEXT000327688.pdf.txt000327688.pdf.txtExtracted Texttext/plain226055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/2/000327688.pdf.txtc36214cdb938ed621b6db34d73a60591MD52THUMBNAIL000327688.pdf.jpg000327688.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/3/000327688.pdf.jpg818b85311d8271fe90750870d6fa1960MD5310183/28752018-10-16 08:58:39.74oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2875Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:58:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE
title A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE
spellingShingle A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE
Powarczuk, Edgar
Educação : Tecnologia
Educação presencial x Educação a distância
Internet
Interatividade
Interação
Ambiente educacional
Tutoria
SEBRAE.
Curso : Ensino
title_short A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE
title_full A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE
title_fullStr A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE
title_full_unstemmed A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE
title_sort A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE
author Powarczuk, Edgar
author_facet Powarczuk, Edgar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Powarczuk, Edgar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
contributor_str_mv Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação : Tecnologia
Educação presencial x Educação a distância
Internet
Interatividade
Interação
Ambiente educacional
Tutoria
SEBRAE.
Curso : Ensino
topic Educação : Tecnologia
Educação presencial x Educação a distância
Internet
Interatividade
Interação
Ambiente educacional
Tutoria
SEBRAE.
Curso : Ensino
description O presente trabalho trata da influência da Internet como tecnologia que está transformando a forma como as pessoas se relacionam, indo influenciar decisivamente nos modelos de ensino-aprendizagem. O trabalho pretende contribuir com o SEBRAE (Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas) na avaliação de um de seus programas de Educação a Distância: o curso Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN para conhecer como é feita a interação entre professores e tutores e alunos, considerando as duas modalidades distintas do curso, a presencial e a distância. Desta forma, este trabalho tem o objetivo geral de identificar a percepção de professores e tutores quanto ao processo de interação com alunos do curso IPGN e auxiliar na apresentação de alguns fatores que vão atuar na motivação e na retenção do alunos do referido curso. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis tutores virtuais contratados para prestar consultoria a distância aos alunos inscritos e com seis professores que ministram as aulas do mesmo curso no modelo presencial.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:24:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2875
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000327688
url http://hdl.handle.net/10183/2875
identifier_str_mv 000327688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/1/000327688.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/2/000327688.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/3/000327688.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 166831f8632e2103c24edd35f62655e6
c36214cdb938ed621b6db34d73a60591
818b85311d8271fe90750870d6fa1960
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736756143226880