A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2875 |
Resumo: | O presente trabalho trata da influência da Internet como tecnologia que está transformando a forma como as pessoas se relacionam, indo influenciar decisivamente nos modelos de ensino-aprendizagem. O trabalho pretende contribuir com o SEBRAE (Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas) na avaliação de um de seus programas de Educação a Distância: o curso Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN para conhecer como é feita a interação entre professores e tutores e alunos, considerando as duas modalidades distintas do curso, a presencial e a distância. Desta forma, este trabalho tem o objetivo geral de identificar a percepção de professores e tutores quanto ao processo de interação com alunos do curso IPGN e auxiliar na apresentação de alguns fatores que vão atuar na motivação e na retenção do alunos do referido curso. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis tutores virtuais contratados para prestar consultoria a distância aos alunos inscritos e com seis professores que ministram as aulas do mesmo curso no modelo presencial. |
id |
URGS_ecdafd279ca2fe187089ad88db70eda3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2875 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Powarczuk, EdgarFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2007-06-06T17:24:33Z2002http://hdl.handle.net/10183/2875000327688O presente trabalho trata da influência da Internet como tecnologia que está transformando a forma como as pessoas se relacionam, indo influenciar decisivamente nos modelos de ensino-aprendizagem. O trabalho pretende contribuir com o SEBRAE (Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas) na avaliação de um de seus programas de Educação a Distância: o curso Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN para conhecer como é feita a interação entre professores e tutores e alunos, considerando as duas modalidades distintas do curso, a presencial e a distância. Desta forma, este trabalho tem o objetivo geral de identificar a percepção de professores e tutores quanto ao processo de interação com alunos do curso IPGN e auxiliar na apresentação de alguns fatores que vão atuar na motivação e na retenção do alunos do referido curso. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis tutores virtuais contratados para prestar consultoria a distância aos alunos inscritos e com seis professores que ministram as aulas do mesmo curso no modelo presencial.application/pdfporEducação : TecnologiaEducação presencial x Educação a distânciaInternetInteratividadeInteraçãoAmbiente educacionalTutoriaSEBRAE.Curso : EnsinoA interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000327688.pdf000327688.pdfTexto completoapplication/pdf503266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/1/000327688.pdf166831f8632e2103c24edd35f62655e6MD51TEXT000327688.pdf.txt000327688.pdf.txtExtracted Texttext/plain226055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/2/000327688.pdf.txtc36214cdb938ed621b6db34d73a60591MD52THUMBNAIL000327688.pdf.jpg000327688.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/3/000327688.pdf.jpg818b85311d8271fe90750870d6fa1960MD5310183/28752018-10-16 08:58:39.74oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2875Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:58:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE |
title |
A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE |
spellingShingle |
A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE Powarczuk, Edgar Educação : Tecnologia Educação presencial x Educação a distância Internet Interatividade Interação Ambiente educacional Tutoria SEBRAE. Curso : Ensino |
title_short |
A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE |
title_full |
A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE |
title_fullStr |
A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE |
title_full_unstemmed |
A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE |
title_sort |
A interação entre professor/tutor e aluno nas modalidades presencial e a distância do curso IPGN-SEBRAE |
author |
Powarczuk, Edgar |
author_facet |
Powarczuk, Edgar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Powarczuk, Edgar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de |
contributor_str_mv |
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação : Tecnologia Educação presencial x Educação a distância Internet Interatividade Interação Ambiente educacional Tutoria SEBRAE. Curso : Ensino |
topic |
Educação : Tecnologia Educação presencial x Educação a distância Internet Interatividade Interação Ambiente educacional Tutoria SEBRAE. Curso : Ensino |
description |
O presente trabalho trata da influência da Internet como tecnologia que está transformando a forma como as pessoas se relacionam, indo influenciar decisivamente nos modelos de ensino-aprendizagem. O trabalho pretende contribuir com o SEBRAE (Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas) na avaliação de um de seus programas de Educação a Distância: o curso Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN para conhecer como é feita a interação entre professores e tutores e alunos, considerando as duas modalidades distintas do curso, a presencial e a distância. Desta forma, este trabalho tem o objetivo geral de identificar a percepção de professores e tutores quanto ao processo de interação com alunos do curso IPGN e auxiliar na apresentação de alguns fatores que vão atuar na motivação e na retenção do alunos do referido curso. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis tutores virtuais contratados para prestar consultoria a distância aos alunos inscritos e com seis professores que ministram as aulas do mesmo curso no modelo presencial. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:24:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2875 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000327688 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2875 |
identifier_str_mv |
000327688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/1/000327688.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/2/000327688.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2875/3/000327688.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
166831f8632e2103c24edd35f62655e6 c36214cdb938ed621b6db34d73a60591 818b85311d8271fe90750870d6fa1960 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736756143226880 |