O Ambiente Ead como Possibilidade de Complexificação da Aprendizagem de Língua Inglesa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/211 |
Resumo: | A presença cada vez mais marcante das tecnologias de comunicação e informação no cotidiano dos sujeitos tem alertado aos profissionais da educação para a necessidade de construir e utilizar a potencialidade dessas ferramentas. O objetivo deste artigo é mostrar que os pressupostos da Teoria da Complexidade, num ambiente virtual, contribuem de forma decisiva para potencializar a aprendizagem da língua inglesa. Para tanto, são considerados como princípios norteadores, a teoria da Biologia da Cognição de Humberto Maturana e Francisco Varela, os estudos sobre tecnologia de Pierre Levy, bem como os pressupostos de Edgar Morin e outros pesquisadores da complexidade. A Internet, através de suas características como a recursividade, interação e autonomia, possibilitou a construção do aprendizado, e mais especificamente do aprendizado da língua inglesa, servindo, dessa forma, como importante instrumento de potencialização do conhecimento/subjetividade. Minha experiência como professora de língua inglesa, através da utilização do ambiente o EAD da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC –tem mostrado resultados importantes na aprendizagem dessa língua, por enfatizar o estar junto virtual e estabelecer novas relações com o saber que oportuniza a construção do conhecimento e de novos cenários mundiais. |
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