Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Martins, Janae
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Miranda, Andréa, Spanhol, Fernando José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/190
Resumo: Considerando as necessidades da sociedade atual de se prover educação para todos de forma igual, busca-se neste artigo discutir possíveis soluções para o emprego da Educação a Distância como inclusão social e desenvolvimento de tecnologias nos mais diversos níveis, com uma modelagem educacional adequada a cada situação de aprendizagem, visando a acessibilidade, a usabilidade, a flexibilidade e a funcionalidade das diferentes ferramentas de suporte a cursos de EaD. Este artigo apresenta conceitos fundamentais para a concepção de Tecnologias de Informação e Comunicação que visem o desenho universal e consequentemente a inclusão social. É aprensentado a importancia dos ambiente virtuais de aprendizagem terem funcionalidades para que o acesso e a interação de qualquer usuário, independente de sua condição física, sensorial ou motora possa acontecer de forma fácil, eficaz e eficiente, sem que para isso, haja perda de informação, mudança significativa na interface ou sobrecarga cognitiva nos usuários.
id ABED-1_e2f7cc2a809627ccb50102556b6d9064
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/190
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedadeConsiderando as necessidades da sociedade atual de se prover educação para todos de forma igual, busca-se neste artigo discutir possíveis soluções para o emprego da Educação a Distância como inclusão social e desenvolvimento de tecnologias nos mais diversos níveis, com uma modelagem educacional adequada a cada situação de aprendizagem, visando a acessibilidade, a usabilidade, a flexibilidade e a funcionalidade das diferentes ferramentas de suporte a cursos de EaD. Este artigo apresenta conceitos fundamentais para a concepção de Tecnologias de Informação e Comunicação que visem o desenho universal e consequentemente a inclusão social. É aprensentado a importancia dos ambiente virtuais de aprendizagem terem funcionalidades para que o acesso e a interação de qualquer usuário, independente de sua condição física, sensorial ou motora possa acontecer de forma fácil, eficaz e eficiente, sem que para isso, haja perda de informação, mudança significativa na interface ou sobrecarga cognitiva nos usuários.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/19010.17143/rbaad.v6i0.190Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v6i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/190/69Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Martins, JanaeMiranda, AndréaSpanhol, Fernando José2019-03-17T02:50:43Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/190Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:50:43Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade
title Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade
spellingShingle Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade
Gonçalves Martins, Janae
title_short Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade
title_full Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade
title_fullStr Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade
title_full_unstemmed Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade
title_sort Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade
author Gonçalves Martins, Janae
author_facet Gonçalves Martins, Janae
Miranda, Andréa
Spanhol, Fernando José
author_role author
author2 Miranda, Andréa
Spanhol, Fernando José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Martins, Janae
Miranda, Andréa
Spanhol, Fernando José
description Considerando as necessidades da sociedade atual de se prover educação para todos de forma igual, busca-se neste artigo discutir possíveis soluções para o emprego da Educação a Distância como inclusão social e desenvolvimento de tecnologias nos mais diversos níveis, com uma modelagem educacional adequada a cada situação de aprendizagem, visando a acessibilidade, a usabilidade, a flexibilidade e a funcionalidade das diferentes ferramentas de suporte a cursos de EaD. Este artigo apresenta conceitos fundamentais para a concepção de Tecnologias de Informação e Comunicação que visem o desenho universal e consequentemente a inclusão social. É aprensentado a importancia dos ambiente virtuais de aprendizagem terem funcionalidades para que o acesso e a interação de qualquer usuário, independente de sua condição física, sensorial ou motora possa acontecer de forma fácil, eficaz e eficiente, sem que para isso, haja perda de informação, mudança significativa na interface ou sobrecarga cognitiva nos usuários.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/190
10.17143/rbaad.v6i0.190
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/190
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v6i0.190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/190/69
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v6i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170454425600