Crianças com Deficiência na Educação Infantil: Caminhos para a Inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krüger, André Fabiano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173839
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
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spelling Crianças com Deficiência na Educação Infantil: Caminhos para a InclusãoDeficiênciaCrianças com DeficiênciaEducação InfantilInclusãoEducação InclusivaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Esta pesquisa surgiu com o proposito de analisar práticas pedagógicas que efetivamente contribuem à inclusão escolar com crianças com deficiências no contexto da educação infantil na rede de educação de Florianópolis. Partindo de literaturas sobre deficiência e inclusão, foram discutidos os principais marcos legislativos sobre deficiência no Brasil, as diferenças entre o modelo médico e o modelo social da deficiência e a concepção da inclusão no âmbito educacional. A pesquisa se configurou nas práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, Santa Catarina e incluiu nove participantes, todas mulheres e professoras atuantes na educação infantil, em seis diferentes unidades educativas. A coleta de dados se deu por meio de um questionário enviado via email e a análise de dados foi desenvolvida a partir da análise de conteúdo. Dentre os resultados, identificou-se que as concepções sobre deficiência da maioria das participantes ainda está centrada no aspecto limitador e “anormal” da deficiência, aproximando-se, portanto, do modelo médico. As concepções sobre inclusão, porém, foram condizentes com o modelo social, contemplando a noção da inclusão como ato político, ético e democrático, baseado no respeito à diversidade humana. Identificou-se diversas barreiras à educação inclusiva, dentre elas a falta de estrutura física e de recursos adaptados nas creches, a ausência de investimentos públicos, a falta de interesse e o preconceito de alguns profissionais diante do tema, além do reduzido suporte da coordenação pedagógica. Dentre as práticas que facilitam a inclusão, o lúdico teve destaque, assim como o uso de materiais diversos, que despertam a curiosidade das crianças e possibilitam múltiplas experiências sensoriais. De modo geral, pôde-se concluir que as participantes possuem grande interesse e motivação para o trabalho com educação inclusiva, demonstrando análises criticas e iniciativas próprias em seu cotidiano de trabalho, porém há também certa dificuldade em conceituar a deficiência como fruto de uma relação social e não apenas uma lesão ou impedimento corporal.This research arose with the purpose of analyzing pedagogical practices that effectively contribute to school inclusion with children with disabilities in the context of early childhood education. Based on literature on disability and inclusion, it was discussed the main legislative frameworks on disability in Brazil, the differences between the medical model and the social model of disability, and the conception of inclusion in education. The research was configured in the pedagogical practices of teachers of the Early Childhood Education of the Municipal Education Network of Florianópolis, Santa Catarina and included nine participants, all women and teachers working in early childhood education, in six different educational units. Data collection was done through a questionnaire sent via e-mail and the data analysis was developed based on content analysis. It was identified that the conceptions about disability of the majority of the participants still focus on the limiting and "abnormal" aspect of the disability, approaching, therefore, the medical model. The conceptions about inclusion, however, were consistent with the social model, contemplating the notion of inclusion as a political, ethical and democratic act, based on respect for human diversity. Several barriers to inclusive education were identified, among them the lack of physical structure and adapted resources in day-care centers, the absence of public investments, the lack of interest and prejudice of some professionals on the subject, and the limited support of pedagogical coordination . Among the practices that facilitate inclusion, the playful one was highlighted, as well as the use of diverse materials, which arouse children's curiosity and enable multiple sensory experiences. In general, it was possible to conclude that the participants have great interest and motivation to work with inclusive education, showing critical analyzes and initiatives in their daily work, but there is also some difficulty in conceptualizing disability as a result of a social relationship And not just an injury or bodily impediment.Cruz, Karla de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaKrüger, André Fabiano2017-02-28T13:20:52Z2017-02-28T13:20:52Z2017-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173839porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-28T13:20:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173839Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-28T13:20:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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