A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/257 |
Resumo: | Este trabalho apresenta, por meio de contribuições teóricas de Castells e Belloni, uma reflexão sobre caminhos avaliativos, trilhados no interior de um curso de Educação a Distância (EaD) do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do objetivo principal de discutir e demonstrar a necessidade e as possibilidades de realizar avaliações de cursos de EaD que incluam as percepções e vivências mais concretas dos sujeitos que deles participam, o artigo propõe refletir sobre a necessidade de um modelo de avaliação capaz de ultrapassar a dimensão estrutural dos sistemas de EaD, dirigindo-se às relações entre os elementos que constituem o curso. Edificamos, em paralelo, o histórico da forma avaliativa de tais cursos, sua afinidade e diferenças em relação ao modelo presencial tradicional. O artigo conta com um capítulo introdutório e um segundo capítulo que apresentam a Educação a Distância em um contexto de inovações tecnológicas e intensifica- ção de políticas públicas para a modalidade. O terceiro capítulo coloca em discussão o desafio de estudar, desenvolver e aperfeiçoar modos de avaliação destes processos e sistemas que deem conta de suas múltiplas dimensões; o quarto capítulo abarca dados trazidos da avaliação institucional do curso a distância, apresenta-se a inclusão digital como um aspecto de grande relevância do impacto de curso a distância junto aos seus alunos. Como considerações finais, o artigo sustenta a necessidade de contribuir para pensar um modelo de avaliação capaz de colocar em relevo outras dimensões relevantes dos cursos a distância. |
id |
ABED-1_e75dc147d414199c1e484add7e386787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/257 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliaçãoEducação a Distânciaavaliação institucionalinclusão digitalqualidade em Educação a Distância.Este trabalho apresenta, por meio de contribuições teóricas de Castells e Belloni, uma reflexão sobre caminhos avaliativos, trilhados no interior de um curso de Educação a Distância (EaD) do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do objetivo principal de discutir e demonstrar a necessidade e as possibilidades de realizar avaliações de cursos de EaD que incluam as percepções e vivências mais concretas dos sujeitos que deles participam, o artigo propõe refletir sobre a necessidade de um modelo de avaliação capaz de ultrapassar a dimensão estrutural dos sistemas de EaD, dirigindo-se às relações entre os elementos que constituem o curso. Edificamos, em paralelo, o histórico da forma avaliativa de tais cursos, sua afinidade e diferenças em relação ao modelo presencial tradicional. O artigo conta com um capítulo introdutório e um segundo capítulo que apresentam a Educação a Distância em um contexto de inovações tecnológicas e intensifica- ção de políticas públicas para a modalidade. O terceiro capítulo coloca em discussão o desafio de estudar, desenvolver e aperfeiçoar modos de avaliação destes processos e sistemas que deem conta de suas múltiplas dimensões; o quarto capítulo abarca dados trazidos da avaliação institucional do curso a distância, apresenta-se a inclusão digital como um aspecto de grande relevância do impacto de curso a distância junto aos seus alunos. Como considerações finais, o artigo sustenta a necessidade de contribuir para pensar um modelo de avaliação capaz de colocar em relevo outras dimensões relevantes dos cursos a distância.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/25710.17143/rbaad.v13i0.257Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/257/162https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/257/163https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/257/164Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus, Diovana PaulaMedeiros Borges, Eliane2019-03-17T02:36:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/257Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:36:55Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação |
title |
A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação |
spellingShingle |
A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação de Jesus, Diovana Paula Educação a Distância avaliação institucional inclusão digital qualidade em Educação a Distância. |
title_short |
A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação |
title_full |
A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação |
title_fullStr |
A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação |
title_full_unstemmed |
A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação |
title_sort |
A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação |
author |
de Jesus, Diovana Paula |
author_facet |
de Jesus, Diovana Paula Medeiros Borges, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros Borges, Eliane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus, Diovana Paula Medeiros Borges, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância avaliação institucional inclusão digital qualidade em Educação a Distância. |
topic |
Educação a Distância avaliação institucional inclusão digital qualidade em Educação a Distância. |
description |
Este trabalho apresenta, por meio de contribuições teóricas de Castells e Belloni, uma reflexão sobre caminhos avaliativos, trilhados no interior de um curso de Educação a Distância (EaD) do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do objetivo principal de discutir e demonstrar a necessidade e as possibilidades de realizar avaliações de cursos de EaD que incluam as percepções e vivências mais concretas dos sujeitos que deles participam, o artigo propõe refletir sobre a necessidade de um modelo de avaliação capaz de ultrapassar a dimensão estrutural dos sistemas de EaD, dirigindo-se às relações entre os elementos que constituem o curso. Edificamos, em paralelo, o histórico da forma avaliativa de tais cursos, sua afinidade e diferenças em relação ao modelo presencial tradicional. O artigo conta com um capítulo introdutório e um segundo capítulo que apresentam a Educação a Distância em um contexto de inovações tecnológicas e intensifica- ção de políticas públicas para a modalidade. O terceiro capítulo coloca em discussão o desafio de estudar, desenvolver e aperfeiçoar modos de avaliação destes processos e sistemas que deem conta de suas múltiplas dimensões; o quarto capítulo abarca dados trazidos da avaliação institucional do curso a distância, apresenta-se a inclusão digital como um aspecto de grande relevância do impacto de curso a distância junto aos seus alunos. Como considerações finais, o artigo sustenta a necessidade de contribuir para pensar um modelo de avaliação capaz de colocar em relevo outras dimensões relevantes dos cursos a distância. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/257 10.17143/rbaad.v13i0.257 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/257 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v13i0.257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/257/162 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/257/163 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/257/164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170864418816 |