As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Tania Mikaela
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186
Resumo: São inúmeras as variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem na EaD. Interessa ao presente trabalho levantar algumas dessas variáveis com o propósito de contribuir para a formação de professores que intentam iniciar seus estudos sobre a cibercultura ou sua prática na modalidade a distância, visando ao sucesso de um curso on-line. Inicia-se com uma breve reflexão acerca dos paradigmas educacionais na cibercultura. Dentre as muitas variáveis, optou-se por abordar as seguintes: o modelo comunicacional característico do ciberespaço; o peopleware; as funções de tutoria e autoria assumidas pelo professor; a multilinearidade do hipertexto; a autonomia do aprendiz; a distância transacional e o feedback. Espera-se contribuir para a quebra de algumas resistências docentes, por meio de informações que desmistifiquem a EaD e somem na formação do profissional da Educação, para que ele possa atuar com competência nessa modalidade de ensino.
id ABED-1_f5721076dec9b4627308589e26e91be2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/186
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-lineCibercultura. Cursos on-line. EaDSão inúmeras as variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem na EaD. Interessa ao presente trabalho levantar algumas dessas variáveis com o propósito de contribuir para a formação de professores que intentam iniciar seus estudos sobre a cibercultura ou sua prática na modalidade a distância, visando ao sucesso de um curso on-line. Inicia-se com uma breve reflexão acerca dos paradigmas educacionais na cibercultura. Dentre as muitas variáveis, optou-se por abordar as seguintes: o modelo comunicacional característico do ciberespaço; o peopleware; as funções de tutoria e autoria assumidas pelo professor; a multilinearidade do hipertexto; a autonomia do aprendiz; a distância transacional e o feedback. Espera-se contribuir para a quebra de algumas resistências docentes, por meio de informações que desmistifiquem a EaD e somem na formação do profissional da Educação, para que ele possa atuar com competência nessa modalidade de ensino.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/18610.17143/rbaad.v6i0.186Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v6i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186/65Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Tania Mikaela2019-03-17T02:48:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/186Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:48:36Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line
title As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line
spellingShingle As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line
Garcia, Tania Mikaela
Cibercultura. Cursos on-line. EaD
title_short As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line
title_full As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line
title_fullStr As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line
title_full_unstemmed As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line
title_sort As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line
author Garcia, Tania Mikaela
author_facet Garcia, Tania Mikaela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Tania Mikaela
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura. Cursos on-line. EaD
topic Cibercultura. Cursos on-line. EaD
description São inúmeras as variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem na EaD. Interessa ao presente trabalho levantar algumas dessas variáveis com o propósito de contribuir para a formação de professores que intentam iniciar seus estudos sobre a cibercultura ou sua prática na modalidade a distância, visando ao sucesso de um curso on-line. Inicia-se com uma breve reflexão acerca dos paradigmas educacionais na cibercultura. Dentre as muitas variáveis, optou-se por abordar as seguintes: o modelo comunicacional característico do ciberespaço; o peopleware; as funções de tutoria e autoria assumidas pelo professor; a multilinearidade do hipertexto; a autonomia do aprendiz; a distância transacional e o feedback. Espera-se contribuir para a quebra de algumas resistências docentes, por meio de informações que desmistifiquem a EaD e somem na formação do profissional da Educação, para que ele possa atuar com competência nessa modalidade de ensino.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186
10.17143/rbaad.v6i0.186
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v6i0.186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186/65
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v6i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170449182720