As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186 |
Resumo: | São inúmeras as variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem na EaD. Interessa ao presente trabalho levantar algumas dessas variáveis com o propósito de contribuir para a formação de professores que intentam iniciar seus estudos sobre a cibercultura ou sua prática na modalidade a distância, visando ao sucesso de um curso on-line. Inicia-se com uma breve reflexão acerca dos paradigmas educacionais na cibercultura. Dentre as muitas variáveis, optou-se por abordar as seguintes: o modelo comunicacional característico do ciberespaço; o peopleware; as funções de tutoria e autoria assumidas pelo professor; a multilinearidade do hipertexto; a autonomia do aprendiz; a distância transacional e o feedback. Espera-se contribuir para a quebra de algumas resistências docentes, por meio de informações que desmistifiquem a EaD e somem na formação do profissional da Educação, para que ele possa atuar com competência nessa modalidade de ensino. |
id |
ABED-1_f5721076dec9b4627308589e26e91be2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/186 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-lineCibercultura. Cursos on-line. EaDSão inúmeras as variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem na EaD. Interessa ao presente trabalho levantar algumas dessas variáveis com o propósito de contribuir para a formação de professores que intentam iniciar seus estudos sobre a cibercultura ou sua prática na modalidade a distância, visando ao sucesso de um curso on-line. Inicia-se com uma breve reflexão acerca dos paradigmas educacionais na cibercultura. Dentre as muitas variáveis, optou-se por abordar as seguintes: o modelo comunicacional característico do ciberespaço; o peopleware; as funções de tutoria e autoria assumidas pelo professor; a multilinearidade do hipertexto; a autonomia do aprendiz; a distância transacional e o feedback. Espera-se contribuir para a quebra de algumas resistências docentes, por meio de informações que desmistifiquem a EaD e somem na formação do profissional da Educação, para que ele possa atuar com competência nessa modalidade de ensino.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/18610.17143/rbaad.v6i0.186Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v6i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186/65Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Tania Mikaela2019-03-17T02:48:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/186Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:48:36Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line |
title |
As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line |
spellingShingle |
As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line Garcia, Tania Mikaela Cibercultura. Cursos on-line. EaD |
title_short |
As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line |
title_full |
As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line |
title_fullStr |
As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line |
title_full_unstemmed |
As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line |
title_sort |
As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line |
author |
Garcia, Tania Mikaela |
author_facet |
Garcia, Tania Mikaela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Tania Mikaela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura. Cursos on-line. EaD |
topic |
Cibercultura. Cursos on-line. EaD |
description |
São inúmeras as variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem na EaD. Interessa ao presente trabalho levantar algumas dessas variáveis com o propósito de contribuir para a formação de professores que intentam iniciar seus estudos sobre a cibercultura ou sua prática na modalidade a distância, visando ao sucesso de um curso on-line. Inicia-se com uma breve reflexão acerca dos paradigmas educacionais na cibercultura. Dentre as muitas variáveis, optou-se por abordar as seguintes: o modelo comunicacional característico do ciberespaço; o peopleware; as funções de tutoria e autoria assumidas pelo professor; a multilinearidade do hipertexto; a autonomia do aprendiz; a distância transacional e o feedback. Espera-se contribuir para a quebra de algumas resistências docentes, por meio de informações que desmistifiquem a EaD e somem na formação do profissional da Educação, para que ele possa atuar com competência nessa modalidade de ensino. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186 10.17143/rbaad.v6i0.186 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v6i0.186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/186/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 6 (2007) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v6i0 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170449182720 |