ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487 |
Resumo: | Este estudo foi voltado para utilização de abordagens de ensino para área da segurança da informação, considerando o contexto dos cursos on-line abertos e massivos. Para isso utilizou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como objetivo identificar abordagens, ferramentas ou instrumentos aplicados no processo de ensino aprendizagem, que possam promover uma proposta de curso on-line e favoreça o elo intrínseco entre teoria e prática. A busca dos dados foi realizada no Portal Periódicos CAPES/MEC, através de combinações dos termos definidos no protocolo da revisão, para automatizar a condução da RSL a ferramenta stArt foi utilizada. As análises demonstram resultados positivos no desempenho dos aprendizes que utilizaram metodologias ativas e recursos da web se comparado com o ensino tradicional. Porém, ainda existem poucos estudos que trazem evidência para essa temática. |
id |
IFES-1_e67a7030e5ce88794b32cfdd3df2d35c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/487 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOSCurso on-line aberto e massivo; EAD; Segurança da informação.Este estudo foi voltado para utilização de abordagens de ensino para área da segurança da informação, considerando o contexto dos cursos on-line abertos e massivos. Para isso utilizou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como objetivo identificar abordagens, ferramentas ou instrumentos aplicados no processo de ensino aprendizagem, que possam promover uma proposta de curso on-line e favoreça o elo intrínseco entre teoria e prática. A busca dos dados foi realizada no Portal Periódicos CAPES/MEC, através de combinações dos termos definidos no protocolo da revisão, para automatizar a condução da RSL a ferramenta stArt foi utilizada. As análises demonstram resultados positivos no desempenho dos aprendizes que utilizaram metodologias ativas e recursos da web se comparado com o ensino tradicional. Porém, ainda existem poucos estudos que trazem evidência para essa temática.EDIFES2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/48710.36524/profept.v4i1.487Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 71-832594-482710.36524/profept.v4i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487/442Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Melo, williamOliveira , Francisco Kelsen de2020-04-07T17:10:37Zoai::article/487Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.611490Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS |
title |
ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS |
spellingShingle |
ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS da Silva Melo, william Curso on-line aberto e massivo; EAD; Segurança da informação. |
title_short |
ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS |
title_full |
ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS |
title_fullStr |
ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS |
title_full_unstemmed |
ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS |
title_sort |
ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS |
author |
da Silva Melo, william |
author_facet |
da Silva Melo, william Oliveira , Francisco Kelsen de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira , Francisco Kelsen de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Melo, william Oliveira , Francisco Kelsen de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso on-line aberto e massivo; EAD; Segurança da informação. |
topic |
Curso on-line aberto e massivo; EAD; Segurança da informação. |
description |
Este estudo foi voltado para utilização de abordagens de ensino para área da segurança da informação, considerando o contexto dos cursos on-line abertos e massivos. Para isso utilizou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como objetivo identificar abordagens, ferramentas ou instrumentos aplicados no processo de ensino aprendizagem, que possam promover uma proposta de curso on-line e favoreça o elo intrínseco entre teoria e prática. A busca dos dados foi realizada no Portal Periódicos CAPES/MEC, através de combinações dos termos definidos no protocolo da revisão, para automatizar a condução da RSL a ferramenta stArt foi utilizada. As análises demonstram resultados positivos no desempenho dos aprendizes que utilizaram metodologias ativas e recursos da web se comparado com o ensino tradicional. Porém, ainda existem poucos estudos que trazem evidência para essa temática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487 10.36524/profept.v4i1.487 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i1.487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487/442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 71-83 2594-4827 10.36524/profept.v4i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029389078528 |