ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Melo, william
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira , Francisco Kelsen de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487
Resumo: Este estudo foi voltado para utilização de abordagens de ensino para área da segurança da informação, considerando o contexto dos cursos on-line abertos e massivos. Para isso utilizou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como objetivo identificar abordagens, ferramentas ou instrumentos aplicados no processo de ensino aprendizagem, que possam promover uma proposta de curso on-line e favoreça o elo intrínseco entre teoria e prática. A busca dos dados foi realizada no Portal Periódicos CAPES/MEC, através de combinações dos termos definidos no protocolo da revisão, para automatizar a condução da RSL a ferramenta stArt foi utilizada. As análises demonstram resultados positivos no desempenho dos aprendizes que utilizaram metodologias ativas e recursos da web se comparado com o ensino tradicional. Porém, ainda existem poucos estudos que trazem evidência para essa temática.
id IFES-1_e67a7030e5ce88794b32cfdd3df2d35c
oai_identifier_str oai::article/487
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOSCurso on-line aberto e massivo; EAD; Segurança da informação.Este estudo foi voltado para utilização de abordagens de ensino para área da segurança da informação, considerando o contexto dos cursos on-line abertos e massivos. Para isso utilizou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como objetivo identificar abordagens, ferramentas ou instrumentos aplicados no processo de ensino aprendizagem, que possam promover uma proposta de curso on-line e favoreça o elo intrínseco entre teoria e prática. A busca dos dados foi realizada no Portal Periódicos CAPES/MEC, através de combinações dos termos definidos no protocolo da revisão, para automatizar a condução da RSL a ferramenta stArt foi utilizada. As análises demonstram resultados positivos no desempenho dos aprendizes que utilizaram metodologias ativas e recursos da web se comparado com o ensino tradicional. Porém, ainda existem poucos estudos que trazem evidência para essa temática.EDIFES2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/48710.36524/profept.v4i1.487Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 71-832594-482710.36524/profept.v4i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487/442Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Melo, williamOliveira , Francisco Kelsen de2020-04-07T17:10:37Zoai::article/487Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.611490Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS
title ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS
spellingShingle ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS
da Silva Melo, william
Curso on-line aberto e massivo; EAD; Segurança da informação.
title_short ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS
title_full ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS
title_fullStr ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS
title_full_unstemmed ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS
title_sort ABORDAGENS DE ENSINO PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: : POSSIBILIDADES NOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS
author da Silva Melo, william
author_facet da Silva Melo, william
Oliveira , Francisco Kelsen de
author_role author
author2 Oliveira , Francisco Kelsen de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Melo, william
Oliveira , Francisco Kelsen de
dc.subject.por.fl_str_mv Curso on-line aberto e massivo; EAD; Segurança da informação.
topic Curso on-line aberto e massivo; EAD; Segurança da informação.
description Este estudo foi voltado para utilização de abordagens de ensino para área da segurança da informação, considerando o contexto dos cursos on-line abertos e massivos. Para isso utilizou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como objetivo identificar abordagens, ferramentas ou instrumentos aplicados no processo de ensino aprendizagem, que possam promover uma proposta de curso on-line e favoreça o elo intrínseco entre teoria e prática. A busca dos dados foi realizada no Portal Periódicos CAPES/MEC, através de combinações dos termos definidos no protocolo da revisão, para automatizar a condução da RSL a ferramenta stArt foi utilizada. As análises demonstram resultados positivos no desempenho dos aprendizes que utilizaram metodologias ativas e recursos da web se comparado com o ensino tradicional. Porém, ainda existem poucos estudos que trazem evidência para essa temática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487
10.36524/profept.v4i1.487
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i1.487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/487/442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 1 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 71-83
2594-4827
10.36524/profept.v4i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029389078528