O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Vieira, Rosangela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
DOI: 10.17143/rbaad.v10i0.233
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233
Resumo: O presente artigo refere-se a um estudo em andamento acerca da percepção do professor/tutor que atua na Educação a Distância. O lócus da pesquisa é um polo/campus, localizado na Cidade de Campo Formoso-Ba, que conta atualmente com aproximadamente 300 alunos, matriculados em 12 turmas de Educação a Distância. O professor/tutor é o principal elemento estudado, uma vez que, o estudo pretende discutir a relevância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC para a aprendizagem nos processos de Educação a Distância. O método utilizado no estudo, a entrevista, vem conduzindo a descobertas importantes acerca da prática cotidiana e das nuances que a perpassam, indicando possíveis estratégias de utilização das TIC e de promoção da interatividade. Os resultados preliminares apontam que embora as TIC sejam consideradas elementos de importância indiscutível nos espaços educacionais, de modo especial na educação a distância, na prática, estão sendo subutilizadas, evidenciando assim a necessidade de uma formação específica, voltada para o uso das mesmas. Trata-se sem dúvida, de um estudo relevante num contexto de incipiente utilização da modalidade a distância em inúmeras universidades brasileiras, assim como, da incorporação das TIC nas atividades de educação presencial, considerando a riqueza de possibilidades que estas podem suscitar.
id ABED-1_f5c515c990acef7a12bcce958d6b5f7f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/233
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
spelling O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutorTecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor.O presente artigo refere-se a um estudo em andamento acerca da percepção do professor/tutor que atua na Educação a Distância. O lócus da pesquisa é um polo/campus, localizado na Cidade de Campo Formoso-Ba, que conta atualmente com aproximadamente 300 alunos, matriculados em 12 turmas de Educação a Distância. O professor/tutor é o principal elemento estudado, uma vez que, o estudo pretende discutir a relevância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC para a aprendizagem nos processos de Educação a Distância. O método utilizado no estudo, a entrevista, vem conduzindo a descobertas importantes acerca da prática cotidiana e das nuances que a perpassam, indicando possíveis estratégias de utilização das TIC e de promoção da interatividade. Os resultados preliminares apontam que embora as TIC sejam consideradas elementos de importância indiscutível nos espaços educacionais, de modo especial na educação a distância, na prática, estão sendo subutilizadas, evidenciando assim a necessidade de uma formação específica, voltada para o uso das mesmas. Trata-se sem dúvida, de um estudo relevante num contexto de incipiente utilização da modalidade a distância em inúmeras universidades brasileiras, assim como, da incorporação das TIC nas atividades de educação presencial, considerando a riqueza de possibilidades que estas podem suscitar.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2011-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/23310.17143/rbaad.v10i0.233Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 10 (2011)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233/111Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Vieira, Rosangela2019-03-17T02:20:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/233Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:20:06Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
title O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
spellingShingle O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
Souza Vieira, Rosangela
Tecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor.
Souza Vieira, Rosangela
Tecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor.
title_short O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
title_full O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
title_fullStr O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
title_full_unstemmed O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
title_sort O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
author Souza Vieira, Rosangela
author_facet Souza Vieira, Rosangela
Souza Vieira, Rosangela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Vieira, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor.
topic Tecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor.
description O presente artigo refere-se a um estudo em andamento acerca da percepção do professor/tutor que atua na Educação a Distância. O lócus da pesquisa é um polo/campus, localizado na Cidade de Campo Formoso-Ba, que conta atualmente com aproximadamente 300 alunos, matriculados em 12 turmas de Educação a Distância. O professor/tutor é o principal elemento estudado, uma vez que, o estudo pretende discutir a relevância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC para a aprendizagem nos processos de Educação a Distância. O método utilizado no estudo, a entrevista, vem conduzindo a descobertas importantes acerca da prática cotidiana e das nuances que a perpassam, indicando possíveis estratégias de utilização das TIC e de promoção da interatividade. Os resultados preliminares apontam que embora as TIC sejam consideradas elementos de importância indiscutível nos espaços educacionais, de modo especial na educação a distância, na prática, estão sendo subutilizadas, evidenciando assim a necessidade de uma formação específica, voltada para o uso das mesmas. Trata-se sem dúvida, de um estudo relevante num contexto de incipiente utilização da modalidade a distância em inúmeras universidades brasileiras, assim como, da incorporação das TIC nas atividades de educação presencial, considerando a riqueza de possibilidades que estas podem suscitar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233
10.17143/rbaad.v10i0.233
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v10i0.233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233/111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 10 (2011)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1822180449034698752
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.17143/rbaad.v10i0.233