O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
DOI: | 10.17143/rbaad.v10i0.233 |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233 |
Resumo: | O presente artigo refere-se a um estudo em andamento acerca da percepção do professor/tutor que atua na Educação a Distância. O lócus da pesquisa é um polo/campus, localizado na Cidade de Campo Formoso-Ba, que conta atualmente com aproximadamente 300 alunos, matriculados em 12 turmas de Educação a Distância. O professor/tutor é o principal elemento estudado, uma vez que, o estudo pretende discutir a relevância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC para a aprendizagem nos processos de Educação a Distância. O método utilizado no estudo, a entrevista, vem conduzindo a descobertas importantes acerca da prática cotidiana e das nuances que a perpassam, indicando possíveis estratégias de utilização das TIC e de promoção da interatividade. Os resultados preliminares apontam que embora as TIC sejam consideradas elementos de importância indiscutível nos espaços educacionais, de modo especial na educação a distância, na prática, estão sendo subutilizadas, evidenciando assim a necessidade de uma formação específica, voltada para o uso das mesmas. Trata-se sem dúvida, de um estudo relevante num contexto de incipiente utilização da modalidade a distância em inúmeras universidades brasileiras, assim como, da incorporação das TIC nas atividades de educação presencial, considerando a riqueza de possibilidades que estas podem suscitar. |
id |
ABED-1_f5c515c990acef7a12bcce958d6b5f7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/233 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
spelling |
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutorTecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor.O presente artigo refere-se a um estudo em andamento acerca da percepção do professor/tutor que atua na Educação a Distância. O lócus da pesquisa é um polo/campus, localizado na Cidade de Campo Formoso-Ba, que conta atualmente com aproximadamente 300 alunos, matriculados em 12 turmas de Educação a Distância. O professor/tutor é o principal elemento estudado, uma vez que, o estudo pretende discutir a relevância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC para a aprendizagem nos processos de Educação a Distância. O método utilizado no estudo, a entrevista, vem conduzindo a descobertas importantes acerca da prática cotidiana e das nuances que a perpassam, indicando possíveis estratégias de utilização das TIC e de promoção da interatividade. Os resultados preliminares apontam que embora as TIC sejam consideradas elementos de importância indiscutível nos espaços educacionais, de modo especial na educação a distância, na prática, estão sendo subutilizadas, evidenciando assim a necessidade de uma formação específica, voltada para o uso das mesmas. Trata-se sem dúvida, de um estudo relevante num contexto de incipiente utilização da modalidade a distância em inúmeras universidades brasileiras, assim como, da incorporação das TIC nas atividades de educação presencial, considerando a riqueza de possibilidades que estas podem suscitar.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2011-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/23310.17143/rbaad.v10i0.233Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 10 (2011)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233/111Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Vieira, Rosangela2019-03-17T02:20:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/233Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:20:06Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor |
title |
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor |
spellingShingle |
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor Souza Vieira, Rosangela Tecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor. Souza Vieira, Rosangela Tecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor. |
title_short |
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor |
title_full |
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor |
title_fullStr |
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor |
title_full_unstemmed |
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor |
title_sort |
O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor |
author |
Souza Vieira, Rosangela |
author_facet |
Souza Vieira, Rosangela Souza Vieira, Rosangela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Vieira, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor. |
topic |
Tecnologia da Informação e Comunicação – Educação a Distância – Professor/ Tutor. |
description |
O presente artigo refere-se a um estudo em andamento acerca da percepção do professor/tutor que atua na Educação a Distância. O lócus da pesquisa é um polo/campus, localizado na Cidade de Campo Formoso-Ba, que conta atualmente com aproximadamente 300 alunos, matriculados em 12 turmas de Educação a Distância. O professor/tutor é o principal elemento estudado, uma vez que, o estudo pretende discutir a relevância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC para a aprendizagem nos processos de Educação a Distância. O método utilizado no estudo, a entrevista, vem conduzindo a descobertas importantes acerca da prática cotidiana e das nuances que a perpassam, indicando possíveis estratégias de utilização das TIC e de promoção da interatividade. Os resultados preliminares apontam que embora as TIC sejam consideradas elementos de importância indiscutível nos espaços educacionais, de modo especial na educação a distância, na prática, estão sendo subutilizadas, evidenciando assim a necessidade de uma formação específica, voltada para o uso das mesmas. Trata-se sem dúvida, de um estudo relevante num contexto de incipiente utilização da modalidade a distância em inúmeras universidades brasileiras, assim como, da incorporação das TIC nas atividades de educação presencial, considerando a riqueza de possibilidades que estas podem suscitar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233 10.17143/rbaad.v10i0.233 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v10i0.233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233/111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 10 (2011) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1822180449034698752 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17143/rbaad.v10i0.233 |