Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Renata Newman Leite Cardoso dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva, Anjos,Ulisses Umbelino dos, Farias,Danyelle Nóbrega de, Lucena,Eleazar Marinho de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300378
Resumo: RESUMO Este artigo objetiva investigar de que forma os alunos de Medicina estão sendo formados quanto à integralidade e à interdisciplinaridade. O estudo teve abordagens qualitativa e quantitativa. Inicialmente, foi realizado um grupo focal com estudantes do último ano do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba; posteriormente, todos os estudantes matriculados no último ano do curso responderam a um questionário elaborado pelos pesquisadores, com questões sobre o perfil sociodemográfico e estudantil, e sobre a integralidade e interdisciplinaridade na formação médica. As questões avaliaram conceito, prática, aptidão profissional e contribuição da extensão universitária para a integralidade e interdisciplinaridade, as quais se mostraram limitadas na formação dos estudantes. Os resultados apontam a necessidade de priorizar a interação entre teoria e prática; investir na formação dos docentes de modo a capacitá-los para atuação/ensino da integralidade e interdisciplinaridade; organizar as atividades para que possam garantir encontros em componentes curriculares obrigatórios, realizando atividades conjuntas numa perspectiva interdisciplinar; diversificar mais os cenários de prática, para que contemplem a integralidade no cuidado e a atuação interdisciplinar, em todos os níveis de atenção à saúde.
id ABEM-1_031cb02818f2821b294897a5a80a7065
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000300378
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de MedicinaEducação MédicaIntegralidade na SaúdeComunicação InterdisciplinarRESUMO Este artigo objetiva investigar de que forma os alunos de Medicina estão sendo formados quanto à integralidade e à interdisciplinaridade. O estudo teve abordagens qualitativa e quantitativa. Inicialmente, foi realizado um grupo focal com estudantes do último ano do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba; posteriormente, todos os estudantes matriculados no último ano do curso responderam a um questionário elaborado pelos pesquisadores, com questões sobre o perfil sociodemográfico e estudantil, e sobre a integralidade e interdisciplinaridade na formação médica. As questões avaliaram conceito, prática, aptidão profissional e contribuição da extensão universitária para a integralidade e interdisciplinaridade, as quais se mostraram limitadas na formação dos estudantes. Os resultados apontam a necessidade de priorizar a interação entre teoria e prática; investir na formação dos docentes de modo a capacitá-los para atuação/ensino da integralidade e interdisciplinaridade; organizar as atividades para que possam garantir encontros em componentes curriculares obrigatórios, realizando atividades conjuntas numa perspectiva interdisciplinar; diversificar mais os cenários de prática, para que contemplem a integralidade no cuidado e a atuação interdisciplinar, em todos os níveis de atenção à saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300378Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n3e02412014info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Renata Newman Leite Cardoso dosRibeiro,Kátia Suely Queiroz SilvaAnjos,Ulisses Umbelino dosFarias,Danyelle Nóbrega deLucena,Eleazar Marinho de Freitaspor2016-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000300378Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-03-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina
title Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina
spellingShingle Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina
Santos,Renata Newman Leite Cardoso dos
Educação Médica
Integralidade na Saúde
Comunicação Interdisciplinar
title_short Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina
title_full Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina
title_fullStr Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina
title_full_unstemmed Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina
title_sort Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina
author Santos,Renata Newman Leite Cardoso dos
author_facet Santos,Renata Newman Leite Cardoso dos
Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva
Anjos,Ulisses Umbelino dos
Farias,Danyelle Nóbrega de
Lucena,Eleazar Marinho de Freitas
author_role author
author2 Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva
Anjos,Ulisses Umbelino dos
Farias,Danyelle Nóbrega de
Lucena,Eleazar Marinho de Freitas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Renata Newman Leite Cardoso dos
Ribeiro,Kátia Suely Queiroz Silva
Anjos,Ulisses Umbelino dos
Farias,Danyelle Nóbrega de
Lucena,Eleazar Marinho de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Integralidade na Saúde
Comunicação Interdisciplinar
topic Educação Médica
Integralidade na Saúde
Comunicação Interdisciplinar
description RESUMO Este artigo objetiva investigar de que forma os alunos de Medicina estão sendo formados quanto à integralidade e à interdisciplinaridade. O estudo teve abordagens qualitativa e quantitativa. Inicialmente, foi realizado um grupo focal com estudantes do último ano do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba; posteriormente, todos os estudantes matriculados no último ano do curso responderam a um questionário elaborado pelos pesquisadores, com questões sobre o perfil sociodemográfico e estudantil, e sobre a integralidade e interdisciplinaridade na formação médica. As questões avaliaram conceito, prática, aptidão profissional e contribuição da extensão universitária para a integralidade e interdisciplinaridade, as quais se mostraram limitadas na formação dos estudantes. Os resultados apontam a necessidade de priorizar a interação entre teoria e prática; investir na formação dos docentes de modo a capacitá-los para atuação/ensino da integralidade e interdisciplinaridade; organizar as atividades para que possam garantir encontros em componentes curriculares obrigatórios, realizando atividades conjuntas numa perspectiva interdisciplinar; diversificar mais os cenários de prática, para que contemplem a integralidade no cuidado e a atuação interdisciplinar, em todos os níveis de atenção à saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300378
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n3e02412014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006056120320