Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto,Maurício Abreu Pinto
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Silva,Rosana N. M. Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200041
Resumo: Resumo: Reflexão teórica abordando a importância de investir na aprendizagem do aluno tanto quanto á investido na constituição de modelos curriculares integradores. O conhecimento sobre aprendizagem pode ser uma ferramenta de dupla função, tornando os aprendizes mais eficientes e os eficazes em sua atuação profissional. Aprender é elemento chave no processo contínuo de aprendizagem do médico tendo em vista um mundo velozmente mutável, os acentuados avanços na tecnologia da informação e as modificações nas relações de trabalho produção científica exigindo que os indivíduos sejam gerentes da sua própria formação. Ressalta-se ainda as diferenças existentes entre o ensino e a aprendizagem usando diversas análises conceituais; entre elas as metáforas do teatro e da dança, além dos problemas advindos da inadequação das posturas de aprendizagem do aprendiz, utilizando abordagem metacognitiva e crenças motivacionais.
id ABEM-1_04064d1aa9b26af56c3c33fd7f015ebd
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022000000200041
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do MédicoAprendizagemEducação médicaResumo: Reflexão teórica abordando a importância de investir na aprendizagem do aluno tanto quanto á investido na constituição de modelos curriculares integradores. O conhecimento sobre aprendizagem pode ser uma ferramenta de dupla função, tornando os aprendizes mais eficientes e os eficazes em sua atuação profissional. Aprender é elemento chave no processo contínuo de aprendizagem do médico tendo em vista um mundo velozmente mutável, os acentuados avanços na tecnologia da informação e as modificações nas relações de trabalho produção científica exigindo que os indivíduos sejam gerentes da sua própria formação. Ressalta-se ainda as diferenças existentes entre o ensino e a aprendizagem usando diversas análises conceituais; entre elas as metáforas do teatro e da dança, além dos problemas advindos da inadequação das posturas de aprendizagem do aprendiz, utilizando abordagem metacognitiva e crenças motivacionais.Associação Brasileira de Educação Médica2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200041Revista Brasileira de Educação Médica v.24 n.2 2000reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v24.2-007info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,Maurício Abreu PintoSilva,Rosana N. M. Bittencourtpor2021-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022000000200041Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico
title Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico
spellingShingle Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico
Peixoto,Maurício Abreu Pinto
Aprendizagem
Educação médica
title_short Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico
title_full Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico
title_fullStr Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico
title_full_unstemmed Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico
title_sort Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico
author Peixoto,Maurício Abreu Pinto
author_facet Peixoto,Maurício Abreu Pinto
Silva,Rosana N. M. Bittencourt
author_role author
author2 Silva,Rosana N. M. Bittencourt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto,Maurício Abreu Pinto
Silva,Rosana N. M. Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação médica
topic Aprendizagem
Educação médica
description Resumo: Reflexão teórica abordando a importância de investir na aprendizagem do aluno tanto quanto á investido na constituição de modelos curriculares integradores. O conhecimento sobre aprendizagem pode ser uma ferramenta de dupla função, tornando os aprendizes mais eficientes e os eficazes em sua atuação profissional. Aprender é elemento chave no processo contínuo de aprendizagem do médico tendo em vista um mundo velozmente mutável, os acentuados avanços na tecnologia da informação e as modificações nas relações de trabalho produção científica exigindo que os indivíduos sejam gerentes da sua própria formação. Ressalta-se ainda as diferenças existentes entre o ensino e a aprendizagem usando diversas análises conceituais; entre elas as metáforas do teatro e da dança, além dos problemas advindos da inadequação das posturas de aprendizagem do aprendiz, utilizando abordagem metacognitiva e crenças motivacionais.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200041
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v24.2-007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.24 n.2 2000
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003057192960