Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200041 |
Resumo: | Resumo: Reflexão teórica abordando a importância de investir na aprendizagem do aluno tanto quanto á investido na constituição de modelos curriculares integradores. O conhecimento sobre aprendizagem pode ser uma ferramenta de dupla função, tornando os aprendizes mais eficientes e os eficazes em sua atuação profissional. Aprender é elemento chave no processo contínuo de aprendizagem do médico tendo em vista um mundo velozmente mutável, os acentuados avanços na tecnologia da informação e as modificações nas relações de trabalho produção científica exigindo que os indivíduos sejam gerentes da sua própria formação. Ressalta-se ainda as diferenças existentes entre o ensino e a aprendizagem usando diversas análises conceituais; entre elas as metáforas do teatro e da dança, além dos problemas advindos da inadequação das posturas de aprendizagem do aprendiz, utilizando abordagem metacognitiva e crenças motivacionais. |
id |
ABEM-1_04064d1aa9b26af56c3c33fd7f015ebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022000000200041 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do MédicoAprendizagemEducação médicaResumo: Reflexão teórica abordando a importância de investir na aprendizagem do aluno tanto quanto á investido na constituição de modelos curriculares integradores. O conhecimento sobre aprendizagem pode ser uma ferramenta de dupla função, tornando os aprendizes mais eficientes e os eficazes em sua atuação profissional. Aprender é elemento chave no processo contínuo de aprendizagem do médico tendo em vista um mundo velozmente mutável, os acentuados avanços na tecnologia da informação e as modificações nas relações de trabalho produção científica exigindo que os indivíduos sejam gerentes da sua própria formação. Ressalta-se ainda as diferenças existentes entre o ensino e a aprendizagem usando diversas análises conceituais; entre elas as metáforas do teatro e da dança, além dos problemas advindos da inadequação das posturas de aprendizagem do aprendiz, utilizando abordagem metacognitiva e crenças motivacionais.Associação Brasileira de Educação Médica2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200041Revista Brasileira de Educação Médica v.24 n.2 2000reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v24.2-007info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,Maurício Abreu PintoSilva,Rosana N. M. Bittencourtpor2021-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022000000200041Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico |
title |
Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico |
spellingShingle |
Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico Peixoto,Maurício Abreu Pinto Aprendizagem Educação médica |
title_short |
Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico |
title_full |
Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico |
title_fullStr |
Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico |
title_sort |
Aprendizagem: Contribuições para Pensar a Formação do Médico |
author |
Peixoto,Maurício Abreu Pinto |
author_facet |
Peixoto,Maurício Abreu Pinto Silva,Rosana N. M. Bittencourt |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Rosana N. M. Bittencourt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto,Maurício Abreu Pinto Silva,Rosana N. M. Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação médica |
topic |
Aprendizagem Educação médica |
description |
Resumo: Reflexão teórica abordando a importância de investir na aprendizagem do aluno tanto quanto á investido na constituição de modelos curriculares integradores. O conhecimento sobre aprendizagem pode ser uma ferramenta de dupla função, tornando os aprendizes mais eficientes e os eficazes em sua atuação profissional. Aprender é elemento chave no processo contínuo de aprendizagem do médico tendo em vista um mundo velozmente mutável, os acentuados avanços na tecnologia da informação e as modificações nas relações de trabalho produção científica exigindo que os indivíduos sejam gerentes da sua própria formação. Ressalta-se ainda as diferenças existentes entre o ensino e a aprendizagem usando diversas análises conceituais; entre elas as metáforas do teatro e da dança, além dos problemas advindos da inadequação das posturas de aprendizagem do aprendiz, utilizando abordagem metacognitiva e crenças motivacionais. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200041 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v24.2-007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.24 n.2 2000 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003057192960 |