Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdalla,Ively Guimarães
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Stella,Regina Celes de Rosa, Perim,Gianna Lepre, Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique, Lampert,Jadete Barbosa, Costa,Nilce Maria da Silva Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500005
Resumo: Este trabalho descreve os resultados do primeiro momento do projeto da Caem/Abem no eixo Projeto Pedagógico, um dos cinco eixos relevantes para avaliação das tendências de mudanças na escola médica. Analisa como os atores envolvidos com o curso de graduação percebem e situam a escola na sociedade ao estabelecerem sua missão política e pedagógica. Ao referir a tipologia do grupo de 28 escolas médicas, seguindo uma das três alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada), esse eixo mostra a predominância de situação avançada, seguida da inovadora relativa aos vetores Perfil Biomédico e Epidemiológico-Social do profissional que pretende formar, e da aplicação da tecnologia. Quanto aos vetores da produção de conhecimentos, mostram dificuldades em produzir e ampliar as linhas de pesquisa para além das áreas biomédicas. Também mostram não ter facilidade para articular os cursos de graduação, pós-graduação e a educação permanente com vista às necessidades de saúde da população.
id ABEM-1_058d5e7e9a6e1ba62d150029d0c7b5e3
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000500005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Projeto pedagógico e as mudanças na educação médicaEducação MédicaCurrículoAvaliação de programasEste trabalho descreve os resultados do primeiro momento do projeto da Caem/Abem no eixo Projeto Pedagógico, um dos cinco eixos relevantes para avaliação das tendências de mudanças na escola médica. Analisa como os atores envolvidos com o curso de graduação percebem e situam a escola na sociedade ao estabelecerem sua missão política e pedagógica. Ao referir a tipologia do grupo de 28 escolas médicas, seguindo uma das três alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada), esse eixo mostra a predominância de situação avançada, seguida da inovadora relativa aos vetores Perfil Biomédico e Epidemiológico-Social do profissional que pretende formar, e da aplicação da tecnologia. Quanto aos vetores da produção de conhecimentos, mostram dificuldades em produzir e ampliar as linhas de pesquisa para além das áreas biomédicas. Também mostram não ter facilidade para articular os cursos de graduação, pós-graduação e a educação permanente com vista às necessidades de saúde da população.Associação Brasileira de Educação Médica2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500005Revista Brasileira de Educação Médica v.33 suppl.1 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000500005info:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla,Ively GuimarãesStella,Regina Celes de RosaPerim,Gianna LepreAguilar-da-Silva,Rinaldo HenriqueLampert,Jadete BarbosaCosta,Nilce Maria da Silva Campospor2009-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000500005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-06-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica
title Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica
spellingShingle Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica
Abdalla,Ively Guimarães
Educação Médica
Currículo
Avaliação de programas
title_short Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica
title_full Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica
title_fullStr Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica
title_full_unstemmed Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica
title_sort Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica
author Abdalla,Ively Guimarães
author_facet Abdalla,Ively Guimarães
Stella,Regina Celes de Rosa
Perim,Gianna Lepre
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Lampert,Jadete Barbosa
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
author_role author
author2 Stella,Regina Celes de Rosa
Perim,Gianna Lepre
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Lampert,Jadete Barbosa
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdalla,Ively Guimarães
Stella,Regina Celes de Rosa
Perim,Gianna Lepre
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Lampert,Jadete Barbosa
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Currículo
Avaliação de programas
topic Educação Médica
Currículo
Avaliação de programas
description Este trabalho descreve os resultados do primeiro momento do projeto da Caem/Abem no eixo Projeto Pedagógico, um dos cinco eixos relevantes para avaliação das tendências de mudanças na escola médica. Analisa como os atores envolvidos com o curso de graduação percebem e situam a escola na sociedade ao estabelecerem sua missão política e pedagógica. Ao referir a tipologia do grupo de 28 escolas médicas, seguindo uma das três alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada), esse eixo mostra a predominância de situação avançada, seguida da inovadora relativa aos vetores Perfil Biomédico e Epidemiológico-Social do profissional que pretende formar, e da aplicação da tecnologia. Quanto aos vetores da produção de conhecimentos, mostram dificuldades em produzir e ampliar as linhas de pesquisa para além das áreas biomédicas. Também mostram não ter facilidade para articular os cursos de graduação, pós-graduação e a educação permanente com vista às necessidades de saúde da população.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000500005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 suppl.1 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004228452352