Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cotta,Rosângela Minardi Mitre, Lugarinho,Regina, Oliveira,Marilda Siriani de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200016
Resumo: Este ensaio pretende refletir criticamente sobre a importância do processo de formação dos profissionais de saúde, enfocando aspectos de produção de subjetividade - modelos de atenção que trabalhem uma educação em saúde que amplie a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas com a experimentação de alteridade com os usuários de produção de habilidades técnico- científicas e o adequado conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se a relevância da articulação/interação entre os serviços de saúde e as instituições formadoras, problematizando o trabalho, organização de saúde e ensino, e construindo significados e práticas com orientação social, mediante participação ativa dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Por fim, aborda a importância da construção de espaços sociais, denominados "espaço de possíveis", que tendem a definir o universo de problemas, referências, marcos teóricos, atores e instituições. E é esse "espaço de possíveis" que possibilita concretizar a relação de trabalho desejada de forma efetiva no mundo real.
id ABEM-1_0a40e8009db454fe86b63f3c510ef27b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000200016
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de SaúdeSistema Único de SaúdePrática ProfissionalServiços de SaúdeEste ensaio pretende refletir criticamente sobre a importância do processo de formação dos profissionais de saúde, enfocando aspectos de produção de subjetividade - modelos de atenção que trabalhem uma educação em saúde que amplie a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas com a experimentação de alteridade com os usuários de produção de habilidades técnico- científicas e o adequado conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se a relevância da articulação/interação entre os serviços de saúde e as instituições formadoras, problematizando o trabalho, organização de saúde e ensino, e construindo significados e práticas com orientação social, mediante participação ativa dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Por fim, aborda a importância da construção de espaços sociais, denominados "espaço de possíveis", que tendem a definir o universo de problemas, referências, marcos teóricos, atores e instituições. E é esse "espaço de possíveis" que possibilita concretizar a relação de trabalho desejada de forma efetiva no mundo real.Associação Brasileira de Educação Médica2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200016Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000200016info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Maria de Lourdes da Silva MarquesCotta,Rosângela Minardi MitreLugarinho,ReginaOliveira,Marilda Siriani depor2010-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000200016Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde
title Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde
spellingShingle Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Sistema Único de Saúde
Prática Profissional
Serviços de Saúde
title_short Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde
title_full Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde
title_fullStr Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde
title_full_unstemmed Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde
title_sort Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde
author Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
author_facet Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Lugarinho,Regina
Oliveira,Marilda Siriani de
author_role author
author2 Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Lugarinho,Regina
Oliveira,Marilda Siriani de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Lugarinho,Regina
Oliveira,Marilda Siriani de
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Prática Profissional
Serviços de Saúde
topic Sistema Único de Saúde
Prática Profissional
Serviços de Saúde
description Este ensaio pretende refletir criticamente sobre a importância do processo de formação dos profissionais de saúde, enfocando aspectos de produção de subjetividade - modelos de atenção que trabalhem uma educação em saúde que amplie a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas com a experimentação de alteridade com os usuários de produção de habilidades técnico- científicas e o adequado conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se a relevância da articulação/interação entre os serviços de saúde e as instituições formadoras, problematizando o trabalho, organização de saúde e ensino, e construindo significados e práticas com orientação social, mediante participação ativa dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Por fim, aborda a importância da construção de espaços sociais, denominados "espaço de possíveis", que tendem a definir o universo de problemas, referências, marcos teóricos, atores e instituições. E é esse "espaço de possíveis" que possibilita concretizar a relação de trabalho desejada de forma efetiva no mundo real.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000200016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004512616448