Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200016 |
Resumo: | Este ensaio pretende refletir criticamente sobre a importância do processo de formação dos profissionais de saúde, enfocando aspectos de produção de subjetividade - modelos de atenção que trabalhem uma educação em saúde que amplie a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas com a experimentação de alteridade com os usuários de produção de habilidades técnico- científicas e o adequado conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se a relevância da articulação/interação entre os serviços de saúde e as instituições formadoras, problematizando o trabalho, organização de saúde e ensino, e construindo significados e práticas com orientação social, mediante participação ativa dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Por fim, aborda a importância da construção de espaços sociais, denominados "espaço de possíveis", que tendem a definir o universo de problemas, referências, marcos teóricos, atores e instituições. E é esse "espaço de possíveis" que possibilita concretizar a relação de trabalho desejada de forma efetiva no mundo real. |
id |
ABEM-1_0a40e8009db454fe86b63f3c510ef27b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022010000200016 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de SaúdeSistema Único de SaúdePrática ProfissionalServiços de SaúdeEste ensaio pretende refletir criticamente sobre a importância do processo de formação dos profissionais de saúde, enfocando aspectos de produção de subjetividade - modelos de atenção que trabalhem uma educação em saúde que amplie a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas com a experimentação de alteridade com os usuários de produção de habilidades técnico- científicas e o adequado conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se a relevância da articulação/interação entre os serviços de saúde e as instituições formadoras, problematizando o trabalho, organização de saúde e ensino, e construindo significados e práticas com orientação social, mediante participação ativa dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Por fim, aborda a importância da construção de espaços sociais, denominados "espaço de possíveis", que tendem a definir o universo de problemas, referências, marcos teóricos, atores e instituições. E é esse "espaço de possíveis" que possibilita concretizar a relação de trabalho desejada de forma efetiva no mundo real.Associação Brasileira de Educação Médica2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200016Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000200016info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Maria de Lourdes da Silva MarquesCotta,Rosângela Minardi MitreLugarinho,ReginaOliveira,Marilda Siriani depor2010-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000200016Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde |
title |
Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde |
spellingShingle |
Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques Sistema Único de Saúde Prática Profissional Serviços de Saúde |
title_short |
Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde |
title_full |
Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde |
title_fullStr |
Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde |
title_full_unstemmed |
Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde |
title_sort |
Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde |
author |
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques |
author_facet |
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques Cotta,Rosângela Minardi Mitre Lugarinho,Regina Oliveira,Marilda Siriani de |
author_role |
author |
author2 |
Cotta,Rosângela Minardi Mitre Lugarinho,Regina Oliveira,Marilda Siriani de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques Cotta,Rosângela Minardi Mitre Lugarinho,Regina Oliveira,Marilda Siriani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde Prática Profissional Serviços de Saúde |
topic |
Sistema Único de Saúde Prática Profissional Serviços de Saúde |
description |
Este ensaio pretende refletir criticamente sobre a importância do processo de formação dos profissionais de saúde, enfocando aspectos de produção de subjetividade - modelos de atenção que trabalhem uma educação em saúde que amplie a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas com a experimentação de alteridade com os usuários de produção de habilidades técnico- científicas e o adequado conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se a relevância da articulação/interação entre os serviços de saúde e as instituições formadoras, problematizando o trabalho, organização de saúde e ensino, e construindo significados e práticas com orientação social, mediante participação ativa dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes. Por fim, aborda a importância da construção de espaços sociais, denominados "espaço de possíveis", que tendem a definir o universo de problemas, referências, marcos teóricos, atores e instituições. E é esse "espaço de possíveis" que possibilita concretizar a relação de trabalho desejada de forma efetiva no mundo real. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022010000200016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004512616448 |