A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200314 |
Resumo: | RESUMO O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso. |
id |
ABEM-1_0dc3e558856bf26845e903f89271be0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022016000200314 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de ExperiênciaIdosoEducação MédicaAtenção Primária à SaúdeAvaliação em SaúdeAvaliação GeriátricaRESUMO O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso.Associação Brasileira de Educação Médica2016-06-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200314Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n2e02052014info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Rodrigo Pastor AlvesSavassi,Leonardo Cançado MonteiroSantos,Álisson Oliveira dosBarbosa,Estevão FerreiraSalomão,Camila Abrão BorgesCiarlariello,Vinícius BoarattiMendes,Luiz Felipe Mirandapor2016-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000200314Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-08-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência |
title |
A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência |
spellingShingle |
A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência Pereira,Rodrigo Pastor Alves Idoso Educação Médica Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde Avaliação Geriátrica |
title_short |
A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência |
title_full |
A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência |
title_fullStr |
A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência |
title_full_unstemmed |
A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência |
title_sort |
A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência |
author |
Pereira,Rodrigo Pastor Alves |
author_facet |
Pereira,Rodrigo Pastor Alves Savassi,Leonardo Cançado Monteiro Santos,Álisson Oliveira dos Barbosa,Estevão Ferreira Salomão,Camila Abrão Borges Ciarlariello,Vinícius Boaratti Mendes,Luiz Felipe Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Savassi,Leonardo Cançado Monteiro Santos,Álisson Oliveira dos Barbosa,Estevão Ferreira Salomão,Camila Abrão Borges Ciarlariello,Vinícius Boaratti Mendes,Luiz Felipe Miranda |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Rodrigo Pastor Alves Savassi,Leonardo Cançado Monteiro Santos,Álisson Oliveira dos Barbosa,Estevão Ferreira Salomão,Camila Abrão Borges Ciarlariello,Vinícius Boaratti Mendes,Luiz Felipe Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idoso Educação Médica Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde Avaliação Geriátrica |
topic |
Idoso Educação Médica Atenção Primária à Saúde Avaliação em Saúde Avaliação Geriátrica |
description |
RESUMO O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200314 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v40n2e02052014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006155735040 |