A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Rodrigo Pastor Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Savassi,Leonardo Cançado Monteiro, Santos,Álisson Oliveira dos, Barbosa,Estevão Ferreira, Salomão,Camila Abrão Borges, Ciarlariello,Vinícius Boaratti, Mendes,Luiz Felipe Miranda
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200314
Resumo: RESUMO O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso.
id ABEM-1_0dc3e558856bf26845e903f89271be0b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000200314
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de ExperiênciaIdosoEducação MédicaAtenção Primária à SaúdeAvaliação em SaúdeAvaliação GeriátricaRESUMO O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso.Associação Brasileira de Educação Médica2016-06-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200314Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n2e02052014info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Rodrigo Pastor AlvesSavassi,Leonardo Cançado MonteiroSantos,Álisson Oliveira dosBarbosa,Estevão FerreiraSalomão,Camila Abrão BorgesCiarlariello,Vinícius BoarattiMendes,Luiz Felipe Mirandapor2016-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000200314Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-08-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência
title A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência
spellingShingle A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência
Pereira,Rodrigo Pastor Alves
Idoso
Educação Médica
Atenção Primária à Saúde
Avaliação em Saúde
Avaliação Geriátrica
title_short A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência
title_full A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência
title_fullStr A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência
title_full_unstemmed A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência
title_sort A Avaliação Global da Pessoa Idosa como Instrumento de Educação Médica: Relato de Experiência
author Pereira,Rodrigo Pastor Alves
author_facet Pereira,Rodrigo Pastor Alves
Savassi,Leonardo Cançado Monteiro
Santos,Álisson Oliveira dos
Barbosa,Estevão Ferreira
Salomão,Camila Abrão Borges
Ciarlariello,Vinícius Boaratti
Mendes,Luiz Felipe Miranda
author_role author
author2 Savassi,Leonardo Cançado Monteiro
Santos,Álisson Oliveira dos
Barbosa,Estevão Ferreira
Salomão,Camila Abrão Borges
Ciarlariello,Vinícius Boaratti
Mendes,Luiz Felipe Miranda
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Rodrigo Pastor Alves
Savassi,Leonardo Cançado Monteiro
Santos,Álisson Oliveira dos
Barbosa,Estevão Ferreira
Salomão,Camila Abrão Borges
Ciarlariello,Vinícius Boaratti
Mendes,Luiz Felipe Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Educação Médica
Atenção Primária à Saúde
Avaliação em Saúde
Avaliação Geriátrica
topic Idoso
Educação Médica
Atenção Primária à Saúde
Avaliação em Saúde
Avaliação Geriátrica
description RESUMO O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200314
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n2e02052014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006155735040