A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Savassi, Leonardo Cançado Monteiro, Santos, Álisson Oliveira dos, Barbosa, Estevão Ferreira, Salomão, Camila Abrão Borges, Ciarlariello, Vinícius Boaratti, Mendes, Luiz Felipe Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8809
http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02052014
Resumo: O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso.
id UFOP_e8bf31f86d9f66b155bd1cfcd308fe33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/8809
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.Overall assessment of the elderly as a tool for medical education : case report.IdosoEducação médicaAtenção primária à saúdeAvaliação em saúdeAvaliação geriátricaO programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso.The “Education through Work in Health Program” (PET-Saúde) has promoted integration between teaching and service by inserting undergraduate students in practical scenarios, allowing the development of skills in the workplace. This report analyzes medical students’ experience in the “Elderly Evaluation Project”, developed throughout the PET-Saúde in two semesters at the Federal University of Ouro Preto medical school. Situational analysis revealed the need for individualized monitoring of the elderly. Second and third-year students were able to develop an overall evaluation of the elderly, performing home health assessments that reached 20% of the community’s elderly population. The most prevalent changes were evaluated and subjected to descriptive statistical analysis, and the conclusions were fed back to the health care team. The project was important for the elderly, helping to assess and diagnose risk factors for the loss of functional capacity. The family health teams physicians stressed the importance of reporting health problems not commonly referred to in consultations. For the community health agents, it helped to strengthen their relationship with the elderly population. Finally, for the students, the project was an opportunity to increase knowledge, and develop teamwork and other skills in the area of senior health2017-09-26T18:21:28Z2017-09-26T18:21:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, R. P. A. et al. A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 314-320, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022016000200314&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 29 ago. 2017.1981-5271http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8809http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02052014Os trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Educação Médica, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 fev. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Rodrigo Pastor AlvesSavassi, Leonardo Cançado MonteiroSantos, Álisson Oliveira dosBarbosa, Estevão FerreiraSalomão, Camila Abrão BorgesCiarlariello, Vinícius BoarattiMendes, Luiz Felipe Mirandaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T18:27:37Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/8809Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T18:27:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.
Overall assessment of the elderly as a tool for medical education : case report.
title A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.
spellingShingle A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.
Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Idoso
Educação médica
Atenção primária à saúde
Avaliação em saúde
Avaliação geriátrica
title_short A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.
title_full A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.
title_fullStr A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.
title_full_unstemmed A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.
title_sort A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica : relato de experiência.
author Pereira, Rodrigo Pastor Alves
author_facet Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Santos, Álisson Oliveira dos
Barbosa, Estevão Ferreira
Salomão, Camila Abrão Borges
Ciarlariello, Vinícius Boaratti
Mendes, Luiz Felipe Miranda
author_role author
author2 Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Santos, Álisson Oliveira dos
Barbosa, Estevão Ferreira
Salomão, Camila Abrão Borges
Ciarlariello, Vinícius Boaratti
Mendes, Luiz Felipe Miranda
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Santos, Álisson Oliveira dos
Barbosa, Estevão Ferreira
Salomão, Camila Abrão Borges
Ciarlariello, Vinícius Boaratti
Mendes, Luiz Felipe Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Educação médica
Atenção primária à saúde
Avaliação em saúde
Avaliação geriátrica
topic Idoso
Educação médica
Atenção primária à saúde
Avaliação em saúde
Avaliação geriátrica
description O programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fomentou a integração ensino-serviço por meio da inserção de alunos de graduação nos cenários de prática, permitindo o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Este relato analisa a experiência de estudantes de Medicina no “Projeto de Avaliação da Pessoa Idosa”, desenvolvido ao longo do PET-Saúde em dois semestres do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. A análise situacional de saúde revelou a necessidade de um acompanhamento individualizado ao idoso. Estudantes do segundo e terceiro ano de Medicina foram capacitados a desenvolver a avaliação global de idosos, realizando avaliações domiciliárias de saúde que alcançaram 20% dos idosos da comunidade. As alterações mais prevalentes na população idosa foram avaliadas e analisadas por estatística descritiva, e as conclusões foram encaminhadas à equipe de saúde. O projeto foi relevante para os idosos, com a identificação de fatores de risco de perda de capacidade funcional, para os médicos das equipes de Saúde da Família, devido à identificação de problemas não relatados nas consultas, para os agentes comunitários de saúde, que estreitaram o relacionamento com a população idosa, e para os estudantes, que ampliaram os conhecimentos, entendendo o trabalho em equipe e desenvolvendo competências na área de saúde do idoso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-09-26T18:21:28Z
2017-09-26T18:21:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, R. P. A. et al. A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 314-320, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022016000200314&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 29 ago. 2017.
1981-5271
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8809
http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02052014
identifier_str_mv PEREIRA, R. P. A. et al. A avaliação global da pessoa idosa como instrumento de educação médica: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 314-320, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022016000200314&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 29 ago. 2017.
1981-5271
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8809
http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02052014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329388138070016