A Reformulação Curricular do Curso de Medicina da Universidade de Buenos Aires (1986-2002)
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100036 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como questão central o processo de reformulação curricular da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires (UBA) no período de 1986-2002. Buscamos identificar, no processo alisado, algumas marcas da mudança por que passa o Estado desde ,a década de noventa e percebemos que as várias propostas de modificação no currículo estiveram vinculadas às modificações de panorama mundial As mudanças no Estado de saíras, seus reflexos na lei Argentina de Educação Superior (1995) e as propostas do Mercosul Educativo, a dinâmica interna própria da universidade pública, argentina, herdadas da Reforma de 1918 (atravessada pela disputa política),- a dimensão pedagógica que faz com que os profissionais da área de educação tenham grande prestígio e indiquem os caminhos a seguir nos processos de reformulação curricular da Medicina da UBA (Curricular Baseado em Resolução de Problema ou currículo por disciplinas) são alguns dos eixos presentes na realidade estuda. Cada uma dessas peças fez parte do quebra-cabeças e vem conformando o processo de reformulação curricular da Faculdade de Medicina da UBA por cerca de duas décadas. |
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A Reformulação Curricular do Curso de Medicina da Universidade de Buenos Aires (1986-2002)Educação médicaEducação superiorCurrículo, ArgentinaResumo: Este artigo tem como questão central o processo de reformulação curricular da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires (UBA) no período de 1986-2002. Buscamos identificar, no processo alisado, algumas marcas da mudança por que passa o Estado desde ,a década de noventa e percebemos que as várias propostas de modificação no currículo estiveram vinculadas às modificações de panorama mundial As mudanças no Estado de saíras, seus reflexos na lei Argentina de Educação Superior (1995) e as propostas do Mercosul Educativo, a dinâmica interna própria da universidade pública, argentina, herdadas da Reforma de 1918 (atravessada pela disputa política),- a dimensão pedagógica que faz com que os profissionais da área de educação tenham grande prestígio e indiquem os caminhos a seguir nos processos de reformulação curricular da Medicina da UBA (Curricular Baseado em Resolução de Problema ou currículo por disciplinas) são alguns dos eixos presentes na realidade estuda. Cada uma dessas peças fez parte do quebra-cabeças e vem conformando o processo de reformulação curricular da Faculdade de Medicina da UBA por cerca de duas décadas.Associação Brasileira de Educação Médica2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100036Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.1 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.1-006info:eu-repo/semantics/openAccessKoifman,Lilianpor2021-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000100036Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-02-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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