Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taquette,Stella Regina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Minayo,Maria Cecília de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100060
Resumo: Este artigo versa sobre a visão dos médicos sobre o uso do método qualitativo em suas pesquisas, as dificuldades e barreiras que encontram para isso e as possibilidades de ampliar o ensino e a utilização dessa abordagem nas investigações. Utilizamos o método qualitativo e entrevistas abertas como técnica de obtenção de dados. Entrevistamos 42 profissionais, sendo 18 com experiência no método qualitativo e 24 na abordagem quantitativa. Os entrevistados percebem como principais barreiras para a utilização do método a falta de formação em ciências sociais e humanas no curso de Medicina, o tempo longo que os estudos empíricos requerem e a dificuldade de publicação de artigos dessa natureza. A maioria dos entrevistados considera necessário incluir conteúdos de ciências humanas no currículo médico e ensinar o método de forma prática, por meio da participação em pesquisas e da apresentação das contribuições desses estudos para o campo da saúde.
id ABEM-1_1f0271169fe818dc8bb592c37b32dcf8
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000100060
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em MedicinaPesquisa QualitativaCurrículo MédicoEducação MédicaConhecimento CientíficoHumanizaçãoEste artigo versa sobre a visão dos médicos sobre o uso do método qualitativo em suas pesquisas, as dificuldades e barreiras que encontram para isso e as possibilidades de ampliar o ensino e a utilização dessa abordagem nas investigações. Utilizamos o método qualitativo e entrevistas abertas como técnica de obtenção de dados. Entrevistamos 42 profissionais, sendo 18 com experiência no método qualitativo e 24 na abordagem quantitativa. Os entrevistados percebem como principais barreiras para a utilização do método a falta de formação em ciências sociais e humanas no curso de Medicina, o tempo longo que os estudos empíricos requerem e a dificuldade de publicação de artigos dessa natureza. A maioria dos entrevistados considera necessário incluir conteúdos de ciências humanas no currículo médico e ensinar o método de forma prática, por meio da participação em pesquisas e da apresentação das contribuições desses estudos para o campo da saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100060Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e02112014info:eu-repo/semantics/openAccessTaquette,Stella ReginaMinayo,Maria Cecília de Souzapor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100060Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina
title Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina
spellingShingle Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina
Taquette,Stella Regina
Pesquisa Qualitativa
Currículo Médico
Educação Médica
Conhecimento Científico
Humanização
title_short Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina
title_full Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina
title_fullStr Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina
title_full_unstemmed Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina
title_sort Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina
author Taquette,Stella Regina
author_facet Taquette,Stella Regina
Minayo,Maria Cecília de Souza
author_role author
author2 Minayo,Maria Cecília de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taquette,Stella Regina
Minayo,Maria Cecília de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Qualitativa
Currículo Médico
Educação Médica
Conhecimento Científico
Humanização
topic Pesquisa Qualitativa
Currículo Médico
Educação Médica
Conhecimento Científico
Humanização
description Este artigo versa sobre a visão dos médicos sobre o uso do método qualitativo em suas pesquisas, as dificuldades e barreiras que encontram para isso e as possibilidades de ampliar o ensino e a utilização dessa abordagem nas investigações. Utilizamos o método qualitativo e entrevistas abertas como técnica de obtenção de dados. Entrevistamos 42 profissionais, sendo 18 com experiência no método qualitativo e 24 na abordagem quantitativa. Os entrevistados percebem como principais barreiras para a utilização do método a falta de formação em ciências sociais e humanas no curso de Medicina, o tempo longo que os estudos empíricos requerem e a dificuldade de publicação de artigos dessa natureza. A maioria dos entrevistados considera necessário incluir conteúdos de ciências humanas no currículo médico e ensinar o método de forma prática, por meio da participação em pesquisas e da apresentação das contribuições desses estudos para o campo da saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100060
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n1e02112014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005776150528