A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Antonia Núbia de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Moreira,Simone da Nóbrega Tomaz, Azevedo,George Dantas de, Rocha,Vera Maria da, Vilar,Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400006
Resumo: Este estudo, por meio de uma abordagem qualitativa, busca compreender a percepção dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca da humanização no contexto da formação médica. Foi utilizada a técnica de grupo focal, envolvendo uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de antropologia, psicologia e medicina, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emergiram três categorias: relação estudante-paciente, ensino-aprendizagem e relação estudante-professor. A primeira categoria permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial à construção de uma identidade profissional humanizada. Em relação à segunda categoria, percebe-se que professores sem capacitação nas práticas pedagógicas, inerentes à profissão de professor, e a dicotomia teoria-prática dificultam a formação autônoma do conhecimento e uma visão integral do indivíduo. Da terceira categoria emergiram duas subcategorias antagônicas (professor-modelo e relações assimétricas), que refletem a importância da postura ético-humanista do professor em detrimento de uma atitude autoritária para a construção da identidade profissional do estudante. Esses dados apontam aspectos da formação médica que podem respaldar uma discussão acerca da humanização no contexto das novas diretrizes curriculares.
id ABEM-1_da4b8498be90e38da080c9f44953328c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000400006
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - BrasilEstudantes de medicinaEducação médicaHumanizaçãoPesquisa qualitativaEste estudo, por meio de uma abordagem qualitativa, busca compreender a percepção dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca da humanização no contexto da formação médica. Foi utilizada a técnica de grupo focal, envolvendo uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de antropologia, psicologia e medicina, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emergiram três categorias: relação estudante-paciente, ensino-aprendizagem e relação estudante-professor. A primeira categoria permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial à construção de uma identidade profissional humanizada. Em relação à segunda categoria, percebe-se que professores sem capacitação nas práticas pedagógicas, inerentes à profissão de professor, e a dicotomia teoria-prática dificultam a formação autônoma do conhecimento e uma visão integral do indivíduo. Da terceira categoria emergiram duas subcategorias antagônicas (professor-modelo e relações assimétricas), que refletem a importância da postura ético-humanista do professor em detrimento de uma atitude autoritária para a construção da identidade profissional do estudante. Esses dados apontam aspectos da formação médica que podem respaldar uma discussão acerca da humanização no contexto das novas diretrizes curriculares.Associação Brasileira de Educação Médica2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400006Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.4 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000400006info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Antonia Núbia de OliveiraMoreira,Simone da Nóbrega TomazAzevedo,George Dantas deRocha,Vera Maria daVilar,Maria Josépor2010-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000400006Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-01-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil
title A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil
spellingShingle A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil
Alves,Antonia Núbia de Oliveira
Estudantes de medicina
Educação médica
Humanização
Pesquisa qualitativa
title_short A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil
title_full A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil
title_fullStr A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil
title_full_unstemmed A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil
title_sort A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN - Natal - RN - Brasil
author Alves,Antonia Núbia de Oliveira
author_facet Alves,Antonia Núbia de Oliveira
Moreira,Simone da Nóbrega Tomaz
Azevedo,George Dantas de
Rocha,Vera Maria da
Vilar,Maria José
author_role author
author2 Moreira,Simone da Nóbrega Tomaz
Azevedo,George Dantas de
Rocha,Vera Maria da
Vilar,Maria José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Antonia Núbia de Oliveira
Moreira,Simone da Nóbrega Tomaz
Azevedo,George Dantas de
Rocha,Vera Maria da
Vilar,Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de medicina
Educação médica
Humanização
Pesquisa qualitativa
topic Estudantes de medicina
Educação médica
Humanização
Pesquisa qualitativa
description Este estudo, por meio de uma abordagem qualitativa, busca compreender a percepção dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca da humanização no contexto da formação médica. Foi utilizada a técnica de grupo focal, envolvendo uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de antropologia, psicologia e medicina, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emergiram três categorias: relação estudante-paciente, ensino-aprendizagem e relação estudante-professor. A primeira categoria permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial à construção de uma identidade profissional humanizada. Em relação à segunda categoria, percebe-se que professores sem capacitação nas práticas pedagógicas, inerentes à profissão de professor, e a dicotomia teoria-prática dificultam a formação autônoma do conhecimento e uma visão integral do indivíduo. Da terceira categoria emergiram duas subcategorias antagônicas (professor-modelo e relações assimétricas), que refletem a importância da postura ético-humanista do professor em detrimento de uma atitude autoritária para a construção da identidade profissional do estudante. Esses dados apontam aspectos da formação médica que podem respaldar uma discussão acerca da humanização no contexto das novas diretrizes curriculares.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.4 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004203286528