Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Luciana de Almeida Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Spicacci,Felipe Bueno, Melo,Isabela Borges de, Takao,Marina Mayumi Vendrame, Dornelas,Alberto Garcia, Pardi,Guilherme Rocha, Bollela,Valdes Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000200226
Resumo: A formação do aluno no curso de Medicina precisa se aproximar dos campos de prática vivenciados pelo médico atualmente. Este estudo objetivou caracterizar as experiências educacionais dos internos dentro de atividades em Atenção Primária, Secundária e Terciária à saúde, com vistas a otimizá-las. Inicialmente, foi descrita a criação de um estágio em atendimento secundário, antes inexistente na instituição, e avaliada a percepção dos alunos envolvidos. Posteriormente, foram caracterizados os atendimentos prestados pelos alunos em três cenários (primário, secundário e terciário) durante 30 dias. A criação do estágio na Unidade de Pronto Atendimento foi bem recebida pelos alunos, que sentiram necessidade de investir mais carga horária neste cenário. Foram avaliadas 201 consultas realizadas por internos, sendo a maioria na Atenção Primária. Houve grande diversificação dos motivos das consultas conforme o cenário de prática, e a preceptoria do interno ocorreu em todos os atendimentos. Concluímos que os diferentes cenários realmente oferecem oportunidades de aprendizado complementares que devem ser valorizadas institucionalmente.
id ABEM-1_22767c66a9283362a42500d7fc779fc2
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000200226
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da PráticaCurrículoInternatoCenários de PráticaAtenção básicaEducação MédicaA formação do aluno no curso de Medicina precisa se aproximar dos campos de prática vivenciados pelo médico atualmente. Este estudo objetivou caracterizar as experiências educacionais dos internos dentro de atividades em Atenção Primária, Secundária e Terciária à saúde, com vistas a otimizá-las. Inicialmente, foi descrita a criação de um estágio em atendimento secundário, antes inexistente na instituição, e avaliada a percepção dos alunos envolvidos. Posteriormente, foram caracterizados os atendimentos prestados pelos alunos em três cenários (primário, secundário e terciário) durante 30 dias. A criação do estágio na Unidade de Pronto Atendimento foi bem recebida pelos alunos, que sentiram necessidade de investir mais carga horária neste cenário. Foram avaliadas 201 consultas realizadas por internos, sendo a maioria na Atenção Primária. Houve grande diversificação dos motivos das consultas conforme o cenário de prática, e a preceptoria do interno ocorreu em todos os atendimentos. Concluímos que os diferentes cenários realmente oferecem oportunidades de aprendizado complementares que devem ser valorizadas institucionalmente.Associação Brasileira de Educação Médica2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000200226Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.2 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n2e00332014info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Luciana de Almeida SilvaSpicacci,Felipe BuenoMelo,Isabela Borges deTakao,Marina Mayumi VendrameDornelas,Alberto GarciaPardi,Guilherme RochaBollela,Valdes Robertopor2015-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000200226Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-08-05T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática
title Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática
spellingShingle Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática
Teixeira,Luciana de Almeida Silva
Currículo
Internato
Cenários de Prática
Atenção básica
Educação Médica
title_short Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática
title_full Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática
title_fullStr Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática
title_full_unstemmed Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática
title_sort Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática
author Teixeira,Luciana de Almeida Silva
author_facet Teixeira,Luciana de Almeida Silva
Spicacci,Felipe Bueno
Melo,Isabela Borges de
Takao,Marina Mayumi Vendrame
Dornelas,Alberto Garcia
Pardi,Guilherme Rocha
Bollela,Valdes Roberto
author_role author
author2 Spicacci,Felipe Bueno
Melo,Isabela Borges de
Takao,Marina Mayumi Vendrame
Dornelas,Alberto Garcia
Pardi,Guilherme Rocha
Bollela,Valdes Roberto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Luciana de Almeida Silva
Spicacci,Felipe Bueno
Melo,Isabela Borges de
Takao,Marina Mayumi Vendrame
Dornelas,Alberto Garcia
Pardi,Guilherme Rocha
Bollela,Valdes Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Internato
Cenários de Prática
Atenção básica
Educação Médica
topic Currículo
Internato
Cenários de Prática
Atenção básica
Educação Médica
description A formação do aluno no curso de Medicina precisa se aproximar dos campos de prática vivenciados pelo médico atualmente. Este estudo objetivou caracterizar as experiências educacionais dos internos dentro de atividades em Atenção Primária, Secundária e Terciária à saúde, com vistas a otimizá-las. Inicialmente, foi descrita a criação de um estágio em atendimento secundário, antes inexistente na instituição, e avaliada a percepção dos alunos envolvidos. Posteriormente, foram caracterizados os atendimentos prestados pelos alunos em três cenários (primário, secundário e terciário) durante 30 dias. A criação do estágio na Unidade de Pronto Atendimento foi bem recebida pelos alunos, que sentiram necessidade de investir mais carga horária neste cenário. Foram avaliadas 201 consultas realizadas por internos, sendo a maioria na Atenção Primária. Houve grande diversificação dos motivos das consultas conforme o cenário de prática, e a preceptoria do interno ocorreu em todos os atendimentos. Concluímos que os diferentes cenários realmente oferecem oportunidades de aprendizado complementares que devem ser valorizadas institucionalmente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000200226
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000200226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n2e00332014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.2 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006023614464