Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000200226 |
Resumo: | A formação do aluno no curso de Medicina precisa se aproximar dos campos de prática vivenciados pelo médico atualmente. Este estudo objetivou caracterizar as experiências educacionais dos internos dentro de atividades em Atenção Primária, Secundária e Terciária à saúde, com vistas a otimizá-las. Inicialmente, foi descrita a criação de um estágio em atendimento secundário, antes inexistente na instituição, e avaliada a percepção dos alunos envolvidos. Posteriormente, foram caracterizados os atendimentos prestados pelos alunos em três cenários (primário, secundário e terciário) durante 30 dias. A criação do estágio na Unidade de Pronto Atendimento foi bem recebida pelos alunos, que sentiram necessidade de investir mais carga horária neste cenário. Foram avaliadas 201 consultas realizadas por internos, sendo a maioria na Atenção Primária. Houve grande diversificação dos motivos das consultas conforme o cenário de prática, e a preceptoria do interno ocorreu em todos os atendimentos. Concluímos que os diferentes cenários realmente oferecem oportunidades de aprendizado complementares que devem ser valorizadas institucionalmente. |
id |
ABEM-1_22767c66a9283362a42500d7fc779fc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022015000200226 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da PráticaCurrículoInternatoCenários de PráticaAtenção básicaEducação MédicaA formação do aluno no curso de Medicina precisa se aproximar dos campos de prática vivenciados pelo médico atualmente. Este estudo objetivou caracterizar as experiências educacionais dos internos dentro de atividades em Atenção Primária, Secundária e Terciária à saúde, com vistas a otimizá-las. Inicialmente, foi descrita a criação de um estágio em atendimento secundário, antes inexistente na instituição, e avaliada a percepção dos alunos envolvidos. Posteriormente, foram caracterizados os atendimentos prestados pelos alunos em três cenários (primário, secundário e terciário) durante 30 dias. A criação do estágio na Unidade de Pronto Atendimento foi bem recebida pelos alunos, que sentiram necessidade de investir mais carga horária neste cenário. Foram avaliadas 201 consultas realizadas por internos, sendo a maioria na Atenção Primária. Houve grande diversificação dos motivos das consultas conforme o cenário de prática, e a preceptoria do interno ocorreu em todos os atendimentos. Concluímos que os diferentes cenários realmente oferecem oportunidades de aprendizado complementares que devem ser valorizadas institucionalmente.Associação Brasileira de Educação Médica2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000200226Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.2 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n2e00332014info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Luciana de Almeida SilvaSpicacci,Felipe BuenoMelo,Isabela Borges deTakao,Marina Mayumi VendrameDornelas,Alberto GarciaPardi,Guilherme RochaBollela,Valdes Robertopor2015-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000200226Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-08-05T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática |
title |
Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática |
spellingShingle |
Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática Teixeira,Luciana de Almeida Silva Currículo Internato Cenários de Prática Atenção básica Educação Médica |
title_short |
Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática |
title_full |
Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática |
title_fullStr |
Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática |
title_full_unstemmed |
Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática |
title_sort |
Internato Médico: o Desafio da Diversificação dos Cenários da Prática |
author |
Teixeira,Luciana de Almeida Silva |
author_facet |
Teixeira,Luciana de Almeida Silva Spicacci,Felipe Bueno Melo,Isabela Borges de Takao,Marina Mayumi Vendrame Dornelas,Alberto Garcia Pardi,Guilherme Rocha Bollela,Valdes Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Spicacci,Felipe Bueno Melo,Isabela Borges de Takao,Marina Mayumi Vendrame Dornelas,Alberto Garcia Pardi,Guilherme Rocha Bollela,Valdes Roberto |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira,Luciana de Almeida Silva Spicacci,Felipe Bueno Melo,Isabela Borges de Takao,Marina Mayumi Vendrame Dornelas,Alberto Garcia Pardi,Guilherme Rocha Bollela,Valdes Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Internato Cenários de Prática Atenção básica Educação Médica |
topic |
Currículo Internato Cenários de Prática Atenção básica Educação Médica |
description |
A formação do aluno no curso de Medicina precisa se aproximar dos campos de prática vivenciados pelo médico atualmente. Este estudo objetivou caracterizar as experiências educacionais dos internos dentro de atividades em Atenção Primária, Secundária e Terciária à saúde, com vistas a otimizá-las. Inicialmente, foi descrita a criação de um estágio em atendimento secundário, antes inexistente na instituição, e avaliada a percepção dos alunos envolvidos. Posteriormente, foram caracterizados os atendimentos prestados pelos alunos em três cenários (primário, secundário e terciário) durante 30 dias. A criação do estágio na Unidade de Pronto Atendimento foi bem recebida pelos alunos, que sentiram necessidade de investir mais carga horária neste cenário. Foram avaliadas 201 consultas realizadas por internos, sendo a maioria na Atenção Primária. Houve grande diversificação dos motivos das consultas conforme o cenário de prática, e a preceptoria do interno ocorreu em todos os atendimentos. Concluímos que os diferentes cenários realmente oferecem oportunidades de aprendizado complementares que devem ser valorizadas institucionalmente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000200226 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000200226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v39n2e00332014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.2 2015 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006023614464 |