Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100020 |
Resumo: | O presente documento traz diretrizes construídas conjuntamente pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) com a intenção de apoiar as escolas médicas de forma objetiva e prática, na elaboração de projetos político-pedagógicos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Um marco reconhecido na política educacional brasileira é a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais flexibilizam as organizações curriculares, possibilitando a construção de projetos político-pedagógicos contemporâneos e consonantes com o Sistema Único de Saúde brasileiro. A Atenção Primária à Saúde é o ponto de convergência entre estas duas políticas, descentralizando o ensino da Medicina dos hospitais para toda a rede de saúde no Brasil. Destaca-se a imperiosidade de que o ensino na Atenção Primária à Saúde esteja presente longitudinalmente, ao longo de todo o curso, de preferência com inserções significativas (de aprendizado real e a partir do trabalho), mas que, sobretudo, deva fazer parte do núcleo de ensino da prática clínica do futuro médico. |
id |
ABEM-1_27b45c7aadb7ded594764e3480fa41f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000100020 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicinaEducação MédicaAtenção Primária à SaúdeCurrículoO presente documento traz diretrizes construídas conjuntamente pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) com a intenção de apoiar as escolas médicas de forma objetiva e prática, na elaboração de projetos político-pedagógicos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Um marco reconhecido na política educacional brasileira é a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais flexibilizam as organizações curriculares, possibilitando a construção de projetos político-pedagógicos contemporâneos e consonantes com o Sistema Único de Saúde brasileiro. A Atenção Primária à Saúde é o ponto de convergência entre estas duas políticas, descentralizando o ensino da Medicina dos hospitais para toda a rede de saúde no Brasil. Destaca-se a imperiosidade de que o ensino na Atenção Primária à Saúde esteja presente longitudinalmente, ao longo de todo o curso, de preferência com inserções significativas (de aprendizado real e a partir do trabalho), mas que, sobretudo, deva fazer parte do núcleo de ensino da prática clínica do futuro médico.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100020Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000100020info:eu-repo/semantics/openAccessDemarzo,Marcelo Marcos PivaAlmeida,Rodrigo Cariri Chalegre deMarins,João José NevesTrindade,Thiago Gomes daAnderson,Maria Inez PadulaStein,Airton TetelbomGuimarães,Fabiano GonçalvesOliveira,Felipe Proenço deCarvalho,Fernanda Plesmann deSilva,Flavio DiasOliveira,Francisco Arsego deCarlos,Gustavo TenórioMarques,Jaciara BezerraGeniole,Leika Aparecida IshigamaSilveira,Lia Márcia Cruz daPinto,Maria Eugênia BresolinSilva,Nayra Almeida daBagatelli,Rodrigo CecheleroBatista,Sandro Rogério RodriguesBarboza,Tânia de AraújoSarti,Thiago DiasBarreto,VitorGusso,Gustavo Diniz FerreiraBelaciano,Mourad Ibrahimpor2021-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000100020Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina |
title |
Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina |
spellingShingle |
Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina Demarzo,Marcelo Marcos Piva Educação Médica Atenção Primária à Saúde Currículo |
title_short |
Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina |
title_full |
Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina |
title_fullStr |
Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina |
title_full_unstemmed |
Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina |
title_sort |
Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina |
author |
Demarzo,Marcelo Marcos Piva |
author_facet |
Demarzo,Marcelo Marcos Piva Almeida,Rodrigo Cariri Chalegre de Marins,João José Neves Trindade,Thiago Gomes da Anderson,Maria Inez Padula Stein,Airton Tetelbom Guimarães,Fabiano Gonçalves Oliveira,Felipe Proenço de Carvalho,Fernanda Plesmann de Silva,Flavio Dias Oliveira,Francisco Arsego de Carlos,Gustavo Tenório Marques,Jaciara Bezerra Geniole,Leika Aparecida Ishigama Silveira,Lia Márcia Cruz da Pinto,Maria Eugênia Bresolin Silva,Nayra Almeida da Bagatelli,Rodrigo Cechelero Batista,Sandro Rogério Rodrigues Barboza,Tânia de Araújo Sarti,Thiago Dias Barreto,Vitor Gusso,Gustavo Diniz Ferreira Belaciano,Mourad Ibrahim |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Rodrigo Cariri Chalegre de Marins,João José Neves Trindade,Thiago Gomes da Anderson,Maria Inez Padula Stein,Airton Tetelbom Guimarães,Fabiano Gonçalves Oliveira,Felipe Proenço de Carvalho,Fernanda Plesmann de Silva,Flavio Dias Oliveira,Francisco Arsego de Carlos,Gustavo Tenório Marques,Jaciara Bezerra Geniole,Leika Aparecida Ishigama Silveira,Lia Márcia Cruz da Pinto,Maria Eugênia Bresolin Silva,Nayra Almeida da Bagatelli,Rodrigo Cechelero Batista,Sandro Rogério Rodrigues Barboza,Tânia de Araújo Sarti,Thiago Dias Barreto,Vitor Gusso,Gustavo Diniz Ferreira Belaciano,Mourad Ibrahim |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demarzo,Marcelo Marcos Piva Almeida,Rodrigo Cariri Chalegre de Marins,João José Neves Trindade,Thiago Gomes da Anderson,Maria Inez Padula Stein,Airton Tetelbom Guimarães,Fabiano Gonçalves Oliveira,Felipe Proenço de Carvalho,Fernanda Plesmann de Silva,Flavio Dias Oliveira,Francisco Arsego de Carlos,Gustavo Tenório Marques,Jaciara Bezerra Geniole,Leika Aparecida Ishigama Silveira,Lia Márcia Cruz da Pinto,Maria Eugênia Bresolin Silva,Nayra Almeida da Bagatelli,Rodrigo Cechelero Batista,Sandro Rogério Rodrigues Barboza,Tânia de Araújo Sarti,Thiago Dias Barreto,Vitor Gusso,Gustavo Diniz Ferreira Belaciano,Mourad Ibrahim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Atenção Primária à Saúde Currículo |
topic |
Educação Médica Atenção Primária à Saúde Currículo |
description |
O presente documento traz diretrizes construídas conjuntamente pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) com a intenção de apoiar as escolas médicas de forma objetiva e prática, na elaboração de projetos político-pedagógicos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Um marco reconhecido na política educacional brasileira é a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais flexibilizam as organizações curriculares, possibilitando a construção de projetos político-pedagógicos contemporâneos e consonantes com o Sistema Único de Saúde brasileiro. A Atenção Primária à Saúde é o ponto de convergência entre estas duas políticas, descentralizando o ensino da Medicina dos hospitais para toda a rede de saúde no Brasil. Destaca-se a imperiosidade de que o ensino na Atenção Primária à Saúde esteja presente longitudinalmente, ao longo de todo o curso, de preferência com inserções significativas (de aprendizado real e a partir do trabalho), mas que, sobretudo, deva fazer parte do núcleo de ensino da prática clínica do futuro médico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000100020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004929949696 |