Investigação das atitudes de estudantes de graduação em medicina considerando as diretrizes curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Silvana Maria de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89298
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas.
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spelling Investigação das atitudes de estudantes de graduação em medicina considerando as diretrizes curriculares nacionaisCiencias medicasEstudantes de medicinaAtitudesMedicina -Estudo e ensino (Indireta)CurriculosAvaliaçãoPsicometriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas.Estudos têm mostrado que as atitudes influenciam o comportamento e o desenvolvimento de atitudes próprias dos estudantes de medicina, podendo impactar a qualidade do cuidado médico dado aos pacientes, quando profissionais médicos. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a importância de atitudes de estudantes. Objetivo: Este estudo mensurou as atitudes de estudantes de um Curso de Graduação em Medicina e a mudança de escores atitudinais para avaliar o impacto curricular sobre estes. Método: Descrição da construção da escala para medir atitudes de estudantes frente a cinco aspectos: social, ambiência, crença, conhecimento e ética. Os sujeitos foram 202 estudantes, da primeira a oitava fase, sendo 52,85 % mulheres e 47,15% homens. Estudo de coorte, descritivo, e quantitativo, por meio de um questionário e uma escala de atitudes (escala de Likert) com 102 proposições agrupadas em cinco fatores. A escala foi aplicada em dois momentos. Resultados: confirmou-se a confiabilidade da escala pelo coeficiente a de Cronbach (0,87). Não houve diferenças consistentes entre as oito fases analisadas; observaram-se atitudes predominantemente positivas frente a aspectos sociais, ambiência e conhecimento e expressão de conflito frente a crença e ética. Não houve mudanças atitudinais consistentes entre o início e final do semestre letivo pesquisado. As mulheres apresentaram escores atitudinais mais elevados que os homens. Conclusão: Ocorreu um declínio dos escores atitudinais. As razões para esta diminuição não são claras. A ausência de atitudes claramente positivas frente alguns aspectos avaliados sugere a necessidade de intervenção educacional específica.Florianópolis, SCPires, Maria Marlene de SouzaSilva, Carlos Alberto Justo daUniversidade Federal de Santa CatarinaMiranda, Silvana Maria de2012-10-22T19:11:58Z2012-10-22T19:11:58Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| tabs., grafs.application/pdf225989http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89298porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T00:37:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89298Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T00:37:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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