Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares,Maria de Fátima Aveiro
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Troncon,Luiz Ernesto de Almeida, Figueiredo,José Fernando Castro, Cianflone,Ana Raquel Lucato, Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese, Piccinato,Carlos Eli, Peres,Luiz Cesar, Coleta,José Augusto Dela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300194
Resumo: Resumo: Descreve-se a construção de um instrumento para medida de atitudes de estudantes de Medicina frente a seis aspectos relevantes ao exercício da profissão: 1) aspectos psicológicos e emocionais presentes em doenças orgânicas e mentais; 2) situações relacionadas à morte; 3) atenção primária à saúde; 4) doença mental; 5) contribuição do médico ao avanço científico da Medicina; 6) outros aspectos da atuação médica. Desenvolveu-se uma escala do tipo Likert, com cinco opções de respostas, cuja versão final contém 52 itens. Os procedimentos para validação aparente e de conteúdo do instrumento, bem como a análise fatorial dos dados de sua aplicação preliminar a um total de 196 estudantes de Medicina, permitam eliminar itens inadequados e comprovar que a escala é dotada de alta consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach = 0,86). O trabalho desenvolvidos resultou, portanto, na definição de um instrumento com índices adequadas de validade e de fidedignidade para a medida das atitudes de estudantes de Medicina. Aplicação futuras desta escala poderão trazer subsídios para melhor compreensão do processo da formação médica, bem como fundamentar discussões que levem a seu aprimoramento.
id ABEM-1_784f8e0eea7e6df23656a18337ae9ffb
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022002000300194
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática MédicaEducação MédicaAtitudePsicometriaAvaliação educacionalEstudantes de MedicinaResumo: Descreve-se a construção de um instrumento para medida de atitudes de estudantes de Medicina frente a seis aspectos relevantes ao exercício da profissão: 1) aspectos psicológicos e emocionais presentes em doenças orgânicas e mentais; 2) situações relacionadas à morte; 3) atenção primária à saúde; 4) doença mental; 5) contribuição do médico ao avanço científico da Medicina; 6) outros aspectos da atuação médica. Desenvolveu-se uma escala do tipo Likert, com cinco opções de respostas, cuja versão final contém 52 itens. Os procedimentos para validação aparente e de conteúdo do instrumento, bem como a análise fatorial dos dados de sua aplicação preliminar a um total de 196 estudantes de Medicina, permitam eliminar itens inadequados e comprovar que a escala é dotada de alta consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach = 0,86). O trabalho desenvolvidos resultou, portanto, na definição de um instrumento com índices adequadas de validade e de fidedignidade para a medida das atitudes de estudantes de Medicina. Aplicação futuras desta escala poderão trazer subsídios para melhor compreensão do processo da formação médica, bem como fundamentar discussões que levem a seu aprimoramento.Associação Brasileira de Educação Médica2002-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300194Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.3 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.3-007info:eu-repo/semantics/openAccessColares,Maria de Fátima AveiroTroncon,Luiz Ernesto de AlmeidaFigueiredo,José Fernando CastroCianflone,Ana Raquel LucatoRodrigues,Maria de Lourdes VeronesePiccinato,Carlos EliPeres,Luiz CesarColeta,José Augusto Delapor2021-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000300194Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica
spellingShingle Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica
Colares,Maria de Fátima Aveiro
Educação Médica
Atitude
Psicometria
Avaliação educacional
Estudantes de Medicina
title_short Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title_full Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title_fullStr Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title_full_unstemmed Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title_sort Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica
author Colares,Maria de Fátima Aveiro
author_facet Colares,Maria de Fátima Aveiro
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida
Figueiredo,José Fernando Castro
Cianflone,Ana Raquel Lucato
Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese
Piccinato,Carlos Eli
Peres,Luiz Cesar
Coleta,José Augusto Dela
author_role author
author2 Troncon,Luiz Ernesto de Almeida
Figueiredo,José Fernando Castro
Cianflone,Ana Raquel Lucato
Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese
Piccinato,Carlos Eli
Peres,Luiz Cesar
Coleta,José Augusto Dela
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares,Maria de Fátima Aveiro
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida
Figueiredo,José Fernando Castro
Cianflone,Ana Raquel Lucato
Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese
Piccinato,Carlos Eli
Peres,Luiz Cesar
Coleta,José Augusto Dela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Atitude
Psicometria
Avaliação educacional
Estudantes de Medicina
topic Educação Médica
Atitude
Psicometria
Avaliação educacional
Estudantes de Medicina
description Resumo: Descreve-se a construção de um instrumento para medida de atitudes de estudantes de Medicina frente a seis aspectos relevantes ao exercício da profissão: 1) aspectos psicológicos e emocionais presentes em doenças orgânicas e mentais; 2) situações relacionadas à morte; 3) atenção primária à saúde; 4) doença mental; 5) contribuição do médico ao avanço científico da Medicina; 6) outros aspectos da atuação médica. Desenvolveu-se uma escala do tipo Likert, com cinco opções de respostas, cuja versão final contém 52 itens. Os procedimentos para validação aparente e de conteúdo do instrumento, bem como a análise fatorial dos dados de sua aplicação preliminar a um total de 196 estudantes de Medicina, permitam eliminar itens inadequados e comprovar que a escala é dotada de alta consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach = 0,86). O trabalho desenvolvidos resultou, portanto, na definição de um instrumento com índices adequadas de validade e de fidedignidade para a medida das atitudes de estudantes de Medicina. Aplicação futuras desta escala poderão trazer subsídios para melhor compreensão do processo da formação médica, bem como fundamentar discussões que levem a seu aprimoramento.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300194
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v26.3-007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.3 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003137933312