Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Komatsu,Ricardo Shoiti
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200032
Resumo: Resumo: Considerando as tendências educacionais pós-modernas, a aprendizagem baseada em problemas apresenta-se como um possível caminho para a transformação curricular por meio de uma aprendizagem autodirigida pelo estudante, do desenvolvimento da habilidade de aprender a aprender, numa filosofia educacional que se aproxima da pedagogia da autonomia. Destacam-se esforços necessários para tal transformação curricular: inovações na capacitação docente, na organização de recursos educacionais e na avaliação.
id ABEM-1_024f257e71abdd08a891bce321d293b1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021999000200032
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação CurricularEducação médica - tendênciasAprendizado baseado em problemasResumo: Considerando as tendências educacionais pós-modernas, a aprendizagem baseada em problemas apresenta-se como um possível caminho para a transformação curricular por meio de uma aprendizagem autodirigida pelo estudante, do desenvolvimento da habilidade de aprender a aprender, numa filosofia educacional que se aproxima da pedagogia da autonomia. Destacam-se esforços necessários para tal transformação curricular: inovações na capacitação docente, na organização de recursos educacionais e na avaliação.Associação Brasileira de Educação Médica1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200032Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.2-3-005info:eu-repo/semantics/openAccessKomatsu,Ricardo Shoitipor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000200032Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular
title Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular
Komatsu,Ricardo Shoiti
Educação médica - tendências
Aprendizado baseado em problemas
title_short Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular
title_full Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular
title_sort Aprendizagem Baseada em Problemas: um Caminho para a Transformação Curricular
author Komatsu,Ricardo Shoiti
author_facet Komatsu,Ricardo Shoiti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Komatsu,Ricardo Shoiti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica - tendências
Aprendizado baseado em problemas
topic Educação médica - tendências
Aprendizado baseado em problemas
description Resumo: Considerando as tendências educacionais pós-modernas, a aprendizagem baseada em problemas apresenta-se como um possível caminho para a transformação curricular por meio de uma aprendizagem autodirigida pelo estudante, do desenvolvimento da habilidade de aprender a aprender, numa filosofia educacional que se aproxima da pedagogia da autonomia. Destacam-se esforços necessários para tal transformação curricular: inovações na capacitação docente, na organização de recursos educacionais e na avaliação.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200032
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v23.2-3-005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002823360512