Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz,Walter Gabriel Neves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Camelier-Mascarenhas,Mariana, Queirós,Vitória Oliveira de, Ferreira,Gustavo Henrique Mendes, Guedes,Jorge Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200209
Resumo: Resumo: Introdução: A interrupção das atividades de ensino imposta pela pandemia de Sars-CoV-2 ofereceu uma oportunidade ímpar de analisar os hábitos de estudo extracurriculares dos estudantes de Medicina, buscando compreender como a inexistência de um direcionamento institucional temático impactou a formação médica durante esse período de isolamento social. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência, as temáticas e as principais fontes dos estudos durante o período de suspensão de aulas na pandemia. Método: Trata-se de um estudo analítico e descritivo com dados colhidos a partir de um questionário virtual aplicado a estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior. Resultado: A partir da suspensão total das aulas, dos 310 participantes, 152 (49,0%) discentes alegaram ter estudado temas relacionados à área de ciências da saúde e 93 (30,0%) estudaram temas não relacionados à área de ciências da saúde. Estatisticamente, houve preferência exclusiva por uma área outra (p < 0,001), indicando dois perfis de estudo no período. Os interesses temáticos mais abundantes foram aqueles abordados em eventos médicos virtuais, como congressos ou simpósios, bem como os relacionados à Covid-19. Entre os temas mais citados, destacaram-se: fisiologia, clínica médica e geral ou especializada, anatomia, idiomas, finanças e filosofia. Conclusão: A despeito da suspensão das atividades acadêmicas curriculares, os estudantes buscaram novos aprendizados de acordo com suas demandas intelectivas, denotando o desenvolvimento de um currículo informal singularizado.
id ABEM-1_394c19df3305846cdfef364b97b4c332
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022022000200209
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemiaAutoaprendizagem como AssuntoAvaliação das Faculdades de MedicinaPandemia da Covid-19Educação à DistânciaResumo: Introdução: A interrupção das atividades de ensino imposta pela pandemia de Sars-CoV-2 ofereceu uma oportunidade ímpar de analisar os hábitos de estudo extracurriculares dos estudantes de Medicina, buscando compreender como a inexistência de um direcionamento institucional temático impactou a formação médica durante esse período de isolamento social. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência, as temáticas e as principais fontes dos estudos durante o período de suspensão de aulas na pandemia. Método: Trata-se de um estudo analítico e descritivo com dados colhidos a partir de um questionário virtual aplicado a estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior. Resultado: A partir da suspensão total das aulas, dos 310 participantes, 152 (49,0%) discentes alegaram ter estudado temas relacionados à área de ciências da saúde e 93 (30,0%) estudaram temas não relacionados à área de ciências da saúde. Estatisticamente, houve preferência exclusiva por uma área outra (p < 0,001), indicando dois perfis de estudo no período. Os interesses temáticos mais abundantes foram aqueles abordados em eventos médicos virtuais, como congressos ou simpósios, bem como os relacionados à Covid-19. Entre os temas mais citados, destacaram-se: fisiologia, clínica médica e geral ou especializada, anatomia, idiomas, finanças e filosofia. Conclusão: A despeito da suspensão das atividades acadêmicas curriculares, os estudantes buscaram novos aprendizados de acordo com suas demandas intelectivas, denotando o desenvolvimento de um currículo informal singularizado.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200209Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.2-20210366info:eu-repo/semantics/openAccessCruz,Walter Gabriel NevesCamelier-Mascarenhas,MarianaQueirós,Vitória Oliveira deFerreira,Gustavo Henrique MendesGuedes,Jorge Carvalhopor2022-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000200209Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-08-03T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia
title Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia
spellingShingle Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia
Cruz,Walter Gabriel Neves
Autoaprendizagem como Assunto
Avaliação das Faculdades de Medicina
Pandemia da Covid-19
Educação à Distância
title_short Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia
title_full Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia
title_fullStr Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia
title_full_unstemmed Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia
title_sort Currículo informal singular: eletividade na formação médica durante a pandemia
author Cruz,Walter Gabriel Neves
author_facet Cruz,Walter Gabriel Neves
Camelier-Mascarenhas,Mariana
Queirós,Vitória Oliveira de
Ferreira,Gustavo Henrique Mendes
Guedes,Jorge Carvalho
author_role author
author2 Camelier-Mascarenhas,Mariana
Queirós,Vitória Oliveira de
Ferreira,Gustavo Henrique Mendes
Guedes,Jorge Carvalho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz,Walter Gabriel Neves
Camelier-Mascarenhas,Mariana
Queirós,Vitória Oliveira de
Ferreira,Gustavo Henrique Mendes
Guedes,Jorge Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Autoaprendizagem como Assunto
Avaliação das Faculdades de Medicina
Pandemia da Covid-19
Educação à Distância
topic Autoaprendizagem como Assunto
Avaliação das Faculdades de Medicina
Pandemia da Covid-19
Educação à Distância
description Resumo: Introdução: A interrupção das atividades de ensino imposta pela pandemia de Sars-CoV-2 ofereceu uma oportunidade ímpar de analisar os hábitos de estudo extracurriculares dos estudantes de Medicina, buscando compreender como a inexistência de um direcionamento institucional temático impactou a formação médica durante esse período de isolamento social. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência, as temáticas e as principais fontes dos estudos durante o período de suspensão de aulas na pandemia. Método: Trata-se de um estudo analítico e descritivo com dados colhidos a partir de um questionário virtual aplicado a estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior. Resultado: A partir da suspensão total das aulas, dos 310 participantes, 152 (49,0%) discentes alegaram ter estudado temas relacionados à área de ciências da saúde e 93 (30,0%) estudaram temas não relacionados à área de ciências da saúde. Estatisticamente, houve preferência exclusiva por uma área outra (p < 0,001), indicando dois perfis de estudo no período. Os interesses temáticos mais abundantes foram aqueles abordados em eventos médicos virtuais, como congressos ou simpósios, bem como os relacionados à Covid-19. Entre os temas mais citados, destacaram-se: fisiologia, clínica médica e geral ou especializada, anatomia, idiomas, finanças e filosofia. Conclusão: A despeito da suspensão das atividades acadêmicas curriculares, os estudantes buscaram novos aprendizados de acordo com suas demandas intelectivas, denotando o desenvolvimento de um currículo informal singularizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v46.2-20210366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009231208448