Fatores de Influência na Escolha de Treinamento Seletivo no Internato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300184 |
Resumo: | Resumo: O propósito do estudo foi examinar a configuração de escolha do estágio seletivo no internato do curso de Medicina da Universidade de Brasília, considerando fatores antecedentes à experiência clínica ou dela decorrentes. A população-alvo constituiu-se dos 511 graduandos (55,6% masculinos) de turmas consecutivas num período de nove anos (1994-2002). Os dados foram obtidos ao término do primeiro e do sexto ano analisados por vários procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram diferenças marcantes na distribuição dos internos entre as cinco áreas de opção: clínica cirúrgica, clínica médica, pediatria, ginecologista-obstetrícia e medicina comunitária. Foram observados associações significativas entre opção seletiva e sexo, estilo de aprendizagem, preferência inicia, desempenho acadêmico e experiência de monitoria. Análises de regressão logística mostraram padrões explanatórios peculiares a cada opção. O estudo, em conclusão, revelou diferenças significativas na opção do estágio seletivo, que foram associadas a distintos fatores preditivos. Essas diferenças podem refletir aspectos da busca de compatibilidade pessoal, incluindo elementos vivenciais e expectativas sobre o trabalho profissional. |
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Fatores de Influência na Escolha de Treinamento Seletivo no InternatoEducação médicaAvaliaçãoEscolas médicasAprendizagemInternatoResumo: O propósito do estudo foi examinar a configuração de escolha do estágio seletivo no internato do curso de Medicina da Universidade de Brasília, considerando fatores antecedentes à experiência clínica ou dela decorrentes. A população-alvo constituiu-se dos 511 graduandos (55,6% masculinos) de turmas consecutivas num período de nove anos (1994-2002). Os dados foram obtidos ao término do primeiro e do sexto ano analisados por vários procedimentos estatísticos. Os resultados mostraram diferenças marcantes na distribuição dos internos entre as cinco áreas de opção: clínica cirúrgica, clínica médica, pediatria, ginecologista-obstetrícia e medicina comunitária. Foram observados associações significativas entre opção seletiva e sexo, estilo de aprendizagem, preferência inicia, desempenho acadêmico e experiência de monitoria. Análises de regressão logística mostraram padrões explanatórios peculiares a cada opção. O estudo, em conclusão, revelou diferenças significativas na opção do estágio seletivo, que foram associadas a distintos fatores preditivos. Essas diferenças podem refletir aspectos da busca de compatibilidade pessoal, incluindo elementos vivenciais e expectativas sobre o trabalho profissional.Associação Brasileira de Educação Médica2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300184Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.3 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.3-004info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Dejano T.por2021-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000300184Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-15T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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