Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Andréia Patrícia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rego,Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300003
Resumo: Este ensaio discute possíveis contribuições advindas do pensamento de Paulo Freire para a transformação das escolas médicas no Brasil, tendo como referência o perfil profissional preconizado pelasDiretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Considerando que apenas mudanças de método são insuficientes para atingir as competências humanísticas preconizadas, apresenta-se a educação como prática de liberdade de Paulo Freire como um fundamento apropriado para definir estratégias e práticas voltadas à formação de um profissional crítico, reflexivo, com senso de responsabilidade social e cidadania. Com amparo no pensamento freireano, propõe-seque a inserção na comunidade, a democratização da relação docente-discente e a utilização do portfólio podem beneficiar o processo de formação médica.
id ABEM-1_3b782443e8805be47672c7dc04719c73
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000300003
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicinaEducação MédicaDesenvolvimento de PessoalEducaçãoSuperiorEste ensaio discute possíveis contribuições advindas do pensamento de Paulo Freire para a transformação das escolas médicas no Brasil, tendo como referência o perfil profissional preconizado pelasDiretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Considerando que apenas mudanças de método são insuficientes para atingir as competências humanísticas preconizadas, apresenta-se a educação como prática de liberdade de Paulo Freire como um fundamento apropriado para definir estratégias e práticas voltadas à formação de um profissional crítico, reflexivo, com senso de responsabilidade social e cidadania. Com amparo no pensamento freireano, propõe-seque a inserção na comunidade, a democratização da relação docente-discente e a utilização do portfólio podem beneficiar o processo de formação médica.Associação Brasileira de Educação Médica2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300003Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000300003info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Andréia PatríciaRego,Sergiopor2014-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000300003Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-09-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina
title Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina
spellingShingle Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina
Gomes,Andréia Patrícia
Educação Médica
Desenvolvimento de Pessoal
EducaçãoSuperior
title_short Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina
title_full Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina
title_fullStr Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina
title_full_unstemmed Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina
title_sort Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina
author Gomes,Andréia Patrícia
author_facet Gomes,Andréia Patrícia
Rego,Sergio
author_role author
author2 Rego,Sergio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Andréia Patrícia
Rego,Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Desenvolvimento de Pessoal
EducaçãoSuperior
topic Educação Médica
Desenvolvimento de Pessoal
EducaçãoSuperior
description Este ensaio discute possíveis contribuições advindas do pensamento de Paulo Freire para a transformação das escolas médicas no Brasil, tendo como referência o perfil profissional preconizado pelasDiretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Considerando que apenas mudanças de método são insuficientes para atingir as competências humanísticas preconizadas, apresenta-se a educação como prática de liberdade de Paulo Freire como um fundamento apropriado para definir estratégias e práticas voltadas à formação de um profissional crítico, reflexivo, com senso de responsabilidade social e cidadania. Com amparo no pensamento freireano, propõe-seque a inserção na comunidade, a democratização da relação docente-discente e a utilização do portfólio podem beneficiar o processo de formação médica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005720576000