PET-Saúde interprofissionalidade: intencionalidade e contribuições dos projetos para a indução de mudanças na formação em saúde
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47233 |
Resumo: | Introdução: o debate sobre a reorientação da formação em saúde se faz cada vez mais necessário em função da transição epidemiológica e demográfica, além das complexas necessidades de saúde. Ademais, ainda é hegemônico o modelo de ensino uniprofissional pautado em silos e no tribalismo das profissões. Diante disso, a Educação Interprofissional em saúde constitui uma abordagem que visa fortalecer a colaboração e o trabalho em equipe na atenção à saúde do usuário, família e comunidade. Para isso, o PET-Saúde Interprofissionalidade tem sido uma estratégia na promoção de mudanças no ensino das profissões de saúde no Brasil. Contudo, a presença de distintas profissões num mesmo espaço, não configura a interprofissionalidade. Objetivo: analisar a intencionalidade e as contribuições dos projetos PET-Saúde Interprofissionalidade para a indução de mudanças na formação em saúde. Método: pesquisa qualitativa com abordagem compreensiva. Três unidades acadêmicas de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Norte configuraram o cenário investigativo. Em decorrência das restrições de contato presencial impostas pela pandemia da COVID-19, a produção de dados ocorreu na modalidade remota por meio da plataforma Google Meet, em salas virtuais restritas a realização de entrevistas individuais online com tutores, preceptores e estudantes do PET-Saúde Interprofissionalidade. Essa técnica foi complementada pela realização de uma sessão online de grupo focal com os preceptores. A amostra não probabilística foi constituída por 22 sujeitos com vivências e experiências no programa. O material produzido foi submetido a análise de conteúdo em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A primeira permitiu uma visão panorâmica do material empírico e a sistematização de uma pré-classificação dos elementos em dois eixos temáticos. Nas etapas seguintes, os agrupamentos de segmentos textuais foram consolidados e seus núcleos de sentido foram identificados, possibilitando a organização das categorias temáticas analisadas à luz do referencial teórico, conceitual e metodológico da educação interprofissional e da prática colaborativa. A investigação foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o número 4.630.008. Resultados: as percepções sobre a intencionalidade do PET-Saúde Interprofissionalidade abrangem aspectos como ambiente de conhecimento compartilhado; aprofundamento teórico, distanciamento em relação a educação tradicional uniprofissional e a ideia de algo similar ao conceito de Educação Interprofissional. Estes elementos expressam que as experiências de aprendizagem compartilhada são relevantes, mas não representam a essência de uma intervenção pautada na Educação Interprofissional, que é fomentar o desenvolvimento de competências colaborativas. Essa iniciativa proporcionou contribuições associadas a revisão dos Projetos Pedagógicos de Cursos; pautou a discussão da Educação Interprofissional nos Núcleos Docentes Estruturantes de alguns cursos de graduação; estimulou a implantação de disciplinas com caráter interprofissional; fortaleceu a integração ensino-serviço e contribuiu com a implantação de Comissão Permanente em Educação Interprofissional. Apesar dessas características positivas, o programa enfrentou obstáculos vindos da hegemonia da formação uniprofissional; das cobranças por produtividade da gestão dos serviços de saúde; rotatividade de integrantes; dificuldades para conciliar horários e, principalmente, do impacto da pandemia da COVID-19 no redesenho das propostas planejadas e das intervenções implementadas. Os projetos executados revelaram a demanda de ações estruturantes e longitudinais, as quais exigem políticas de educação na saúde que viabilizem a sustentabilidade da Educação Interprofissional. Considerações finais: o desenvolvimento de competências colaborativas deve ser claramente compreendido e salvaguardado como intencionalidade da Educação Interprofissional nas iniciativas com essa perspectiva. Isso demanda estratégias e políticas sustentáveis nos níveis macro, meso e micro, que considerem a interprofissionalidade como abordagem permanente na reorientação da formação e qualificação da força de trabalho em saúde para o efetivo trabalho em equipe. |
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Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47233Introdução: o debate sobre a reorientação da formação em saúde se faz cada vez mais necessário em função da transição epidemiológica e demográfica, além das complexas necessidades de saúde. Ademais, ainda é hegemônico o modelo de ensino uniprofissional pautado em silos e no tribalismo das profissões. Diante disso, a Educação Interprofissional em saúde constitui uma abordagem que visa fortalecer a colaboração e o trabalho em equipe na atenção à saúde do usuário, família e comunidade. Para isso, o PET-Saúde Interprofissionalidade tem sido uma estratégia na promoção de mudanças no ensino das profissões de saúde no Brasil. Contudo, a presença de distintas profissões num mesmo espaço, não configura a interprofissionalidade. Objetivo: analisar a intencionalidade e as contribuições dos projetos PET-Saúde Interprofissionalidade para a indução de mudanças na formação em saúde. Método: pesquisa qualitativa com abordagem compreensiva. Três unidades acadêmicas de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Norte configuraram o cenário investigativo. Em decorrência das restrições de contato presencial impostas pela pandemia da COVID-19, a produção de dados ocorreu na modalidade remota por meio da plataforma Google Meet, em salas virtuais restritas a realização de entrevistas individuais online com tutores, preceptores e estudantes do PET-Saúde Interprofissionalidade. Essa técnica foi complementada pela realização de uma sessão online de grupo focal com os preceptores. A amostra não probabilística foi constituída por 22 sujeitos com vivências e experiências no programa. O material produzido foi submetido a análise de conteúdo em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A primeira permitiu uma visão panorâmica do material empírico e a sistematização de uma pré-classificação dos elementos em dois eixos temáticos. Nas etapas seguintes, os agrupamentos de segmentos textuais foram consolidados e seus núcleos de sentido foram identificados, possibilitando a organização das categorias temáticas analisadas à luz do referencial teórico, conceitual e metodológico da educação interprofissional e da prática colaborativa. A investigação foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o número 4.630.008. Resultados: as percepções sobre a intencionalidade do PET-Saúde Interprofissionalidade abrangem aspectos como ambiente de conhecimento compartilhado; aprofundamento teórico, distanciamento em relação a educação tradicional uniprofissional e a ideia de algo similar ao conceito de Educação Interprofissional. Estes elementos expressam que as experiências de aprendizagem compartilhada são relevantes, mas não representam a essência de uma intervenção pautada na Educação Interprofissional, que é fomentar o desenvolvimento de competências colaborativas. Essa iniciativa proporcionou contribuições associadas a revisão dos Projetos Pedagógicos de Cursos; pautou a discussão da Educação Interprofissional nos Núcleos Docentes Estruturantes de alguns cursos de graduação; estimulou a implantação de disciplinas com caráter interprofissional; fortaleceu a integração ensino-serviço e contribuiu com a implantação de Comissão Permanente em Educação Interprofissional. Apesar dessas características positivas, o programa enfrentou obstáculos vindos da hegemonia da formação uniprofissional; das cobranças por produtividade da gestão dos serviços de saúde; rotatividade de integrantes; dificuldades para conciliar horários e, principalmente, do impacto da pandemia da COVID-19 no redesenho das propostas planejadas e das intervenções implementadas. Os projetos executados revelaram a demanda de ações estruturantes e longitudinais, as quais exigem políticas de educação na saúde que viabilizem a sustentabilidade da Educação Interprofissional. Considerações finais: o desenvolvimento de competências colaborativas deve ser claramente compreendido e salvaguardado como intencionalidade da Educação Interprofissional nas iniciativas com essa perspectiva. Isso demanda estratégias e políticas sustentáveis nos níveis macro, meso e micro, que considerem a interprofissionalidade como abordagem permanente na reorientação da formação e qualificação da força de trabalho em saúde para o efetivo trabalho em equipe.Introduction: the debate on the reorientation of health education is increasingly necessary due to the epidemiological and demographic transition, in addition to complex health needs. Furthermore, the uniprofessional teaching model based on silos and the tribalism of professions is still hegemonic. Therefore, Interprofessional Health Education is an approach that aims to strengthen collaboration and teamwork in the health care of users, families, and community. For this, the PET-Saúde Interprofessionalidade has been a strategy to promote changes in the teaching of health professions in Brazil. However, the presence of different professions sharing the same space does not configure interprofessionality. Objective: analyzing the intentionality and contributions of the PET-Saúde Interprofessionalidade projects to promote changes in health education. Method: this is qualitative research with a comprehensive approach. Three academic units of a public university in the state of Rio Grande do Norte configured the investigative scenario. As a result of the restrictions on in-person contact imposed by the COVID-19 pandemic, data production took place remotely through the Google Meet platform, in virtual rooms restricted to individual online interviews with tutors, preceptors, and students of the PET-Saúde Interprofissionalidade. This technique was complemented by conducting an online focus group session with the preceptors. The non-probabilistic sample consisted of 22 subjects with experiences in the program. The material produced was submitted to content analysis in three stages: pre-analysis, exploration of the material, and treatment of the results. The first allowed a panoramic view of the empirical material and the systematization of a pre-classification of the elements in two thematic axes. In the following steps, the groupings of textual segments were consolidated, and their nuclei of meaning were identified, enabling the organization of thematic categories analyzed in the light of the theoretical, conceptual, and methodological framework of interprofessional education and collaborative practice. The investigation was approved by the Ethics Committee in Research with Human Beings from the Federal University of Rio Grande do Norte, under number 4,630,008. Results: perceptions about the intentionality of the PET-Saúde Interprofessionalidade encompass aspects such as an environment of shared knowledge; theoretical deepening, distancing from traditional uniprofessional education, and the idea of something similar to the concept of Interprofessional Education. These elements express that shared learning experiences are relevant but do not represent the essence of an intervention based on Interprofessional Education, which is to foster the development of collaborative skills. This initiative provided contributions associated with the review of Pedagogical Course Projects; guided the discussion of Interprofessional Education in the Structuring Teaching Centers of some undergraduate courses; it stimulated the implementation of disciplines with an interprofessional character; strengthened teaching-service integration and contributed to the implementation of a Permanent Commission on Interprofessional Education. Despite these positive characteristics, the program faced obstacles arising from the hegemony of uniprofessional training; charges for productivity in the management of health services; turnover of members, difficulties in reconciling schedules, and, above all, the impact of the COVID-19 pandemic on the redesign of planned proposals and implemented interventions. The projects conducted revealed the demand for structuring and longitudinal actions, which require health education policies that enable the sustainability of Interprofessional Education. Final c onsiderations: the development of collaborative competences must be clearly understood and safeguarded as an intention of Interprofessional Education in initiatives with this perspective. This demands sustainable strategies and policies at the macro, middl e, and micro levels, which consider interprofessionality as a permanent approach in the reorientation of the training and qualification of the health workforce towards effective teamwork.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilEducação interprofissionalComportamento cooperativoDesenvolvimento de equipePessoal de saúdeEducação superiorPET-Saúde interprofissionalidade: intencionalidade e contribuições dos projetos para a indução de mudanças na formação em saúdePET-Saúde interprofissionalidade: intentionality and contributions of projects to promote changes in health educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPETSaudeinterprofissionalidade_Morais_2022.pdfapplication/pdf1740811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47233/1/PETSaudeinterprofissionalidade_Morais_2022.pdfa89c923e5d56510a677f2f719d8d9237MD51123456789/472332022-05-20 16:53:25.107oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47233Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-20T19:53:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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