Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,David William
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moreira,Daniel Medeiros, Vieira,Jefferson Luís, Piccoli Jr.,Antonio Luiz, Pellanda,Lucia Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300016
Resumo: Os novos desafios na área da educação surgem com o próprio desenvolvimento do conhecimento. Novas técnicas de pesquisa possibilitaram grandes descobertas na ciência e, com isso, uma crescente complexificação dos temas estudados. Os alunos, inseridos no universo dinâmico da internet, também evoluíram e não se encaixam mais nas prescrições da pedagogia tradicional. Para essas novas realidades, a forma de educar no século XXI exige dos educadores um esforço de criatividade para transmitir um conhecimento cada vez mais complexo. Para ilustrar essa nova situação, relatamos uma experiência pedagógica que buscou, com a criatividade de uma intervenção fictícia, favorecer o ensino dos ensaios clínicos de não inferioridade. A experiência demonstra a utilidade de tais ensaios clínicos quando se necessita testar a eficácia de tratamentos. A utilização dos docinhos e a participação dos alunos como sujeitos do ensaio configuraram-se como uma metodologia ativa, de aproximação entre os educandos e seu objeto de estudo. O exercício realizado está de acordo com os modelos pedagógicos sugeridos pela teoria da aprendizagem significativa e pode servir de referência para iniciativas semelhantes.
id ABEM-1_3bb156cd190208f80e6a0c72e7d3b8f7
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000300016
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativaEnsaios ClínicosEducaçãoEducação MédicaMetodologia AtivaAprendizagem SignificativaOs novos desafios na área da educação surgem com o próprio desenvolvimento do conhecimento. Novas técnicas de pesquisa possibilitaram grandes descobertas na ciência e, com isso, uma crescente complexificação dos temas estudados. Os alunos, inseridos no universo dinâmico da internet, também evoluíram e não se encaixam mais nas prescrições da pedagogia tradicional. Para essas novas realidades, a forma de educar no século XXI exige dos educadores um esforço de criatividade para transmitir um conhecimento cada vez mais complexo. Para ilustrar essa nova situação, relatamos uma experiência pedagógica que buscou, com a criatividade de uma intervenção fictícia, favorecer o ensino dos ensaios clínicos de não inferioridade. A experiência demonstra a utilidade de tais ensaios clínicos quando se necessita testar a eficácia de tratamentos. A utilização dos docinhos e a participação dos alunos como sujeitos do ensaio configuraram-se como uma metodologia ativa, de aproximação entre os educandos e seu objeto de estudo. O exercício realizado está de acordo com os modelos pedagógicos sugeridos pela teoria da aprendizagem significativa e pode servir de referência para iniciativas semelhantes.Associação Brasileira de Educação Médica2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300016Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000300016info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,David WilliamMoreira,Daniel MedeirosVieira,Jefferson LuísPiccoli Jr.,Antonio LuizPellanda,Lucia Campospor2014-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000300016Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-09-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa
title Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa
spellingShingle Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa
Moraes,David William
Ensaios Clínicos
Educação
Educação Médica
Metodologia Ativa
Aprendizagem Significativa
title_short Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa
title_full Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa
title_fullStr Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa
title_full_unstemmed Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa
title_sort Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa
author Moraes,David William
author_facet Moraes,David William
Moreira,Daniel Medeiros
Vieira,Jefferson Luís
Piccoli Jr.,Antonio Luiz
Pellanda,Lucia Campos
author_role author
author2 Moreira,Daniel Medeiros
Vieira,Jefferson Luís
Piccoli Jr.,Antonio Luiz
Pellanda,Lucia Campos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes,David William
Moreira,Daniel Medeiros
Vieira,Jefferson Luís
Piccoli Jr.,Antonio Luiz
Pellanda,Lucia Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaios Clínicos
Educação
Educação Médica
Metodologia Ativa
Aprendizagem Significativa
topic Ensaios Clínicos
Educação
Educação Médica
Metodologia Ativa
Aprendizagem Significativa
description Os novos desafios na área da educação surgem com o próprio desenvolvimento do conhecimento. Novas técnicas de pesquisa possibilitaram grandes descobertas na ciência e, com isso, uma crescente complexificação dos temas estudados. Os alunos, inseridos no universo dinâmico da internet, também evoluíram e não se encaixam mais nas prescrições da pedagogia tradicional. Para essas novas realidades, a forma de educar no século XXI exige dos educadores um esforço de criatividade para transmitir um conhecimento cada vez mais complexo. Para ilustrar essa nova situação, relatamos uma experiência pedagógica que buscou, com a criatividade de uma intervenção fictícia, favorecer o ensino dos ensaios clínicos de não inferioridade. A experiência demonstra a utilidade de tais ensaios clínicos quando se necessita testar a eficácia de tratamentos. A utilização dos docinhos e a participação dos alunos como sujeitos do ensaio configuraram-se como uma metodologia ativa, de aproximação entre os educandos e seu objeto de estudo. O exercício realizado está de acordo com os modelos pedagógicos sugeridos pela teoria da aprendizagem significativa e pode servir de referência para iniciativas semelhantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005740498944