Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47191
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática. Resultados: Obteve-se quatro categorias, Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS; as categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais: A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba.
id UFRN_3e8202fca3e8340b373687b4e68cc86a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47191
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/7766520904988382http://lattes.cnpq.br/1383630886427171Kluczynik, Caroline Evelin Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9110613032951067Meneses, Lenilma Bento de AraújoTeodosio, Sheila Saint Clair da Silva2022-05-13T21:52:38Z2022-05-13T21:52:38Z2021-12-09NÓBREGA, Cylene Bezerra de Medeiros. Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba. 2021. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47191O presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática. Resultados: Obteve-se quatro categorias, Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS; as categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais: A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba.The present study aims to verify how the use and potentialities of Active Methodologies - APM - can contribute and configure strategies for the (re) signification of the Continuing Education Centers - NEPS - of the State of Paraíba, in health services. Method: Descriptive, exploratory, qualitative approach. Research setting: Paraíba State hospital network, where the NEPS are located. Research Subjects: Eight coordinators of the NEPS of the services of the State of Paraíba belonging to I and II Macro-regions, I Macro-region of health with headquarters in João Pessoa, II Macro-region of health with headquarters in Campina Grande. Data Collection Period: July 27, 2021 to August 17, 2021. The collected data were analyzed using the thematic content analysis method. Results: Four categories were obtained, Characterization of the Participants of the NEPS; Conception of permanent health education of the coordinators of the NEPS, Implementation and development of the NEPS and Potentialities of the use of Active Methodologies in the educational actions of the NEPS; the categories provided the debate about how the use and potentialities of Active Methodologies can contribute to the (re)signification of the Permanent Education Centers, of the State of Paraíba. Final considerations: Data analysis enabled the achievement of the study objectives, especially regarding the possibilities of active methodologies to contribute to changes in the training proposals of professionals of the Continuing Education in Health Centers - NEPS, of the Health Services of the State of Paraíba.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilEducação permanente em saúdeAprendizagem significativaMetodologias ativasPotencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPotencialidadesmetodologiasativas_Nobrega_2021.pdfapplication/pdf1497995https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47191/1/Potencialidadesmetodologiasativas_Nobrega_2021.pdfc4b6b5cdbf0913cea5cc1afd8ae95112MD51123456789/471912022-05-13 18:53:17.707oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47191Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-13T21:53:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba
title Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba
spellingShingle Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
Educação permanente em saúde
Aprendizagem significativa
Metodologias ativas
title_short Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba
title_full Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba
title_fullStr Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba
title_full_unstemmed Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba
title_sort Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba
author Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
author_facet Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7766520904988382
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1383630886427171
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9110613032951067
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Meneses, Lenilma Bento de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva
contributor_str_mv Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente em saúde
Aprendizagem significativa
Metodologias ativas
topic Educação permanente em saúde
Aprendizagem significativa
Metodologias ativas
description O presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática. Resultados: Obteve-se quatro categorias, Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS; as categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais: A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-13T21:52:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-13T21:52:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NÓBREGA, Cylene Bezerra de Medeiros. Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba. 2021. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47191
identifier_str_mv NÓBREGA, Cylene Bezerra de Medeiros. Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba. 2021. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47191/1/Potencialidadesmetodologiasativas_Nobrega_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4b6b5cdbf0913cea5cc1afd8ae95112
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832992892223488