Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47191 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática. Resultados: Obteve-se quatro categorias, Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS; as categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais: A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba. |
id |
UFRN_3e8202fca3e8340b373687b4e68cc86a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47191 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/7766520904988382http://lattes.cnpq.br/1383630886427171Kluczynik, Caroline Evelin Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9110613032951067Meneses, Lenilma Bento de AraújoTeodosio, Sheila Saint Clair da Silva2022-05-13T21:52:38Z2022-05-13T21:52:38Z2021-12-09NÓBREGA, Cylene Bezerra de Medeiros. Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba. 2021. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47191O presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática. Resultados: Obteve-se quatro categorias, Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS; as categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais: A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba.The present study aims to verify how the use and potentialities of Active Methodologies - APM - can contribute and configure strategies for the (re) signification of the Continuing Education Centers - NEPS - of the State of Paraíba, in health services. Method: Descriptive, exploratory, qualitative approach. Research setting: Paraíba State hospital network, where the NEPS are located. Research Subjects: Eight coordinators of the NEPS of the services of the State of Paraíba belonging to I and II Macro-regions, I Macro-region of health with headquarters in João Pessoa, II Macro-region of health with headquarters in Campina Grande. Data Collection Period: July 27, 2021 to August 17, 2021. The collected data were analyzed using the thematic content analysis method. Results: Four categories were obtained, Characterization of the Participants of the NEPS; Conception of permanent health education of the coordinators of the NEPS, Implementation and development of the NEPS and Potentialities of the use of Active Methodologies in the educational actions of the NEPS; the categories provided the debate about how the use and potentialities of Active Methodologies can contribute to the (re)signification of the Permanent Education Centers, of the State of Paraíba. Final considerations: Data analysis enabled the achievement of the study objectives, especially regarding the possibilities of active methodologies to contribute to changes in the training proposals of professionals of the Continuing Education in Health Centers - NEPS, of the Health Services of the State of Paraíba.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilEducação permanente em saúdeAprendizagem significativaMetodologias ativasPotencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPotencialidadesmetodologiasativas_Nobrega_2021.pdfapplication/pdf1497995https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47191/1/Potencialidadesmetodologiasativas_Nobrega_2021.pdfc4b6b5cdbf0913cea5cc1afd8ae95112MD51123456789/471912022-05-13 18:53:17.707oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47191Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-13T21:53:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba |
title |
Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba |
spellingShingle |
Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros Educação permanente em saúde Aprendizagem significativa Metodologias ativas |
title_short |
Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba |
title_full |
Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba |
title_fullStr |
Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba |
title_full_unstemmed |
Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba |
title_sort |
Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba |
author |
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros |
author_facet |
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7766520904988382 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1383630886427171 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9110613032951067 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Meneses, Lenilma Bento de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Cylene Bezerra de Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva |
contributor_str_mv |
Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação permanente em saúde Aprendizagem significativa Metodologias ativas |
topic |
Educação permanente em saúde Aprendizagem significativa Metodologias ativas |
description |
O presente estudo tem como objetivo verificar como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas – M.A. – pode contribuir e se configurar em estratégias para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente – NEPS – do Estado da Paraíba, nos serviços de saúde. Método: Descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Cenário da pesquisa: Rede hospitalar do Estado da Paraíba, onde estão localizadas os NEPS. Sujeitos da pesquisa: Oito Coordenadores dos NEPS dos Serviços do Estado da Paraíba pertencentes a I e II Macrorregiões, I Macrorregião de saúde com sede em João Pessoa, II Macrorregião de saúde com sede em Campina Grande. Período da Coleta de Dados: 27 de julho de 2021 a 17 de agosto de 2021. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo temática. Resultados: Obteve-se quatro categorias, Caracterização dos Participantes dos NEPS; Concepção de educação permanente em saúde dos coordenadores dos NEPS, Implantação e desenvolvimento dos NEPS e Potencialidades da utilização das Metodologias Ativas nas ações educativas dos NEPS; as categorias proporcionaram o debate acerca de como a utilização e potencialidades das Metodologias Ativas podem contribuir para a (re)significação dos Núcleos de Educação Permanente, do Estado da Paraíba. Considerações finais: A análise dos dados possibilitou o alcance dos objetivos do estudo, principalmente no que se refere às possibilidades das metodologias ativas contribuírem para as mudanças nas propostas de capacitação dos profissionais dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde – NEPS, dos Serviços de Saúde do Estado da Paraíba. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-13T21:52:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-13T21:52:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NÓBREGA, Cylene Bezerra de Medeiros. Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba. 2021. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47191 |
identifier_str_mv |
NÓBREGA, Cylene Bezerra de Medeiros. Potencialidades das metodologias ativas para a (re)significação dos núcleos de educação permanente, do Estado da Paraíba. 2021. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47191/1/Potencialidadesmetodologiasativas_Nobrega_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4b6b5cdbf0913cea5cc1afd8ae95112 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832992892223488 |