Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500405 |
Resumo: | Resumo: Introdução: Neste artigo, fazemos um relato de experiência da implantação e do funcionamento de um programa de mentoria aplicado a estudantes de graduação do curso de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro. É consenso que a pressão dos cursos de Medicina provoca sobrecarga emocional e afeta negativamente os estudantes, e é preciso que medidas de apoio sejam implementadas. Relato de experiência: O programa de mentoria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás teve um processo de construção lógico. Foi criado no início de 2015, pelo reconhecimento da necessidade da instituição em apoiar os acadêmicos durante sua graduação, fato evidenciado a partir do atendimento psicológico ao aluno e de uma pesquisa in loco. Os seguintes aspectos-chave caracterizam o programa: é oferecido como uma disciplina eletiva, pode ser feito até cinco vezes e,além de um encontro mensal com o mentor, o estudante escolhe as oficinas de que deseja participar, diversificando assim sua formação. Após 12 semestres de funcionamento, sintetizamos neste artigo uma parte de nossos resultados e algumas reflexões sobre o que queremos para o futuro do programa. Discussão: A implementação da mentoria e suas adequações foram resultados de pesquisa, capacitação, discussões dos docentes e avaliação periódica pelos mentorados. As mudanças procuraram atender às expectativas e sugestões dos estudantes, objetivando atrair a atenção e satisfazer aos anseios dos discentes. Ao longo dos 12 semestres de funcionamento do programa, o interesse dos alunos pela matrícula na disciplina cresceu, com forte avaliação positiva, especialmente pela livre escolha e diversidade de oficinas, e pelo envolvimento do tutor. Conclusão: As instituições de ensino devem estimular a criação de programas de mentoria. O programa relatado neste artigo tem tido boa aceitação por parte dos alunos e nos aponta bons resultados. |
id |
ABEM-1_3d9253a55a66f9ed9640db2a6aea7819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022021000500405 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiroTutoriaEstudantes de MedicinaEducação MédicaSaúde MentalResumo: Introdução: Neste artigo, fazemos um relato de experiência da implantação e do funcionamento de um programa de mentoria aplicado a estudantes de graduação do curso de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro. É consenso que a pressão dos cursos de Medicina provoca sobrecarga emocional e afeta negativamente os estudantes, e é preciso que medidas de apoio sejam implementadas. Relato de experiência: O programa de mentoria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás teve um processo de construção lógico. Foi criado no início de 2015, pelo reconhecimento da necessidade da instituição em apoiar os acadêmicos durante sua graduação, fato evidenciado a partir do atendimento psicológico ao aluno e de uma pesquisa in loco. Os seguintes aspectos-chave caracterizam o programa: é oferecido como uma disciplina eletiva, pode ser feito até cinco vezes e,além de um encontro mensal com o mentor, o estudante escolhe as oficinas de que deseja participar, diversificando assim sua formação. Após 12 semestres de funcionamento, sintetizamos neste artigo uma parte de nossos resultados e algumas reflexões sobre o que queremos para o futuro do programa. Discussão: A implementação da mentoria e suas adequações foram resultados de pesquisa, capacitação, discussões dos docentes e avaliação periódica pelos mentorados. As mudanças procuraram atender às expectativas e sugestões dos estudantes, objetivando atrair a atenção e satisfazer aos anseios dos discentes. Ao longo dos 12 semestres de funcionamento do programa, o interesse dos alunos pela matrícula na disciplina cresceu, com forte avaliação positiva, especialmente pela livre escolha e diversidade de oficinas, e pelo envolvimento do tutor. Conclusão: As instituições de ensino devem estimular a criação de programas de mentoria. O programa relatado neste artigo tem tido boa aceitação por parte dos alunos e nos aponta bons resultados.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500405Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210105info:eu-repo/semantics/openAccessBrondani,Patrícia Gonçalves de MoraesSantos,Adelair Helena dosOliveira,Ana Maria deAnunciação,Carlos EduardoGarcia-Zapata,Marco Túlio AntônioPereira,Maria Amélia Diaspor2021-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000500405Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro |
title |
Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro |
spellingShingle |
Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro Brondani,Patrícia Gonçalves de Moraes Tutoria Estudantes de Medicina Educação Médica Saúde Mental |
title_short |
Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro |
title_full |
Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro |
title_fullStr |
Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro |
title_full_unstemmed |
Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro |
title_sort |
Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro |
author |
Brondani,Patrícia Gonçalves de Moraes |
author_facet |
Brondani,Patrícia Gonçalves de Moraes Santos,Adelair Helena dos Oliveira,Ana Maria de Anunciação,Carlos Eduardo Garcia-Zapata,Marco Túlio Antônio Pereira,Maria Amélia Dias |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Adelair Helena dos Oliveira,Ana Maria de Anunciação,Carlos Eduardo Garcia-Zapata,Marco Túlio Antônio Pereira,Maria Amélia Dias |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brondani,Patrícia Gonçalves de Moraes Santos,Adelair Helena dos Oliveira,Ana Maria de Anunciação,Carlos Eduardo Garcia-Zapata,Marco Túlio Antônio Pereira,Maria Amélia Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Estudantes de Medicina Educação Médica Saúde Mental |
topic |
Tutoria Estudantes de Medicina Educação Médica Saúde Mental |
description |
Resumo: Introdução: Neste artigo, fazemos um relato de experiência da implantação e do funcionamento de um programa de mentoria aplicado a estudantes de graduação do curso de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro. É consenso que a pressão dos cursos de Medicina provoca sobrecarga emocional e afeta negativamente os estudantes, e é preciso que medidas de apoio sejam implementadas. Relato de experiência: O programa de mentoria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás teve um processo de construção lógico. Foi criado no início de 2015, pelo reconhecimento da necessidade da instituição em apoiar os acadêmicos durante sua graduação, fato evidenciado a partir do atendimento psicológico ao aluno e de uma pesquisa in loco. Os seguintes aspectos-chave caracterizam o programa: é oferecido como uma disciplina eletiva, pode ser feito até cinco vezes e,além de um encontro mensal com o mentor, o estudante escolhe as oficinas de que deseja participar, diversificando assim sua formação. Após 12 semestres de funcionamento, sintetizamos neste artigo uma parte de nossos resultados e algumas reflexões sobre o que queremos para o futuro do programa. Discussão: A implementação da mentoria e suas adequações foram resultados de pesquisa, capacitação, discussões dos docentes e avaliação periódica pelos mentorados. As mudanças procuraram atender às expectativas e sugestões dos estudantes, objetivando atrair a atenção e satisfazer aos anseios dos discentes. Ao longo dos 12 semestres de funcionamento do programa, o interesse dos alunos pela matrícula na disciplina cresceu, com forte avaliação positiva, especialmente pela livre escolha e diversidade de oficinas, e pelo envolvimento do tutor. Conclusão: As instituições de ensino devem estimular a criação de programas de mentoria. O programa relatado neste artigo tem tido boa aceitação por parte dos alunos e nos aponta bons resultados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500405 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303009114816512 |